Pular para o conteúdo principal

Sugestões para as diretrizes orçamentárias 2019

Os membros do conselho universitário tiveram a possibilidade de enviar sugestões bastante pontuais de alterações nas diretrizes orçamentárias da USP para 2019 por meio de um formulário digital. A representação dos doutores fez as seguintes sugestões com as seguintes justificativas:


Sugestão:Página 11, item 1 das Diretrizes gerais "Dependendo do comportamento da arrrecadação do ICMS, manter suspensas OU NÃO as reposições de servidores técnicos administrativos, exceto a reposição regular das aposentadorias."

Justificativa:A diminuição do número de funcionários tem impactado a qualidade do trabalho na universidade como um todo, ainda que não haja como repor os que saíram no PIDV, as aposentadorias precisam ser resposta para garantir o bom funcionamento dos setores da USP.


Sugestão:
Pg 11, item 2, ao final da frase acrescentar: e garantindo reajuste salarial, ao menos da inflação do período.

Justificativa:
Os salários dos docentes da USP vêm se defasando todos os anos em função da não reposição da inflação, vale lembrar que seria muito importante que o CO junto com a COP elaborassem um plano de reposição salarial das ditas perdas históricas para ser implementado nos próximos anos.


Sugestão:pg 12, item 8, acrescentar ao final da frase: com previsão de orçamento e políticas específicas para o atendimento dos alunos cotistas. 

Justificativa:
Entendemos que os alunos cotistas podem apresentar necessidades específicas que deveriam ser identificas e atendidas com programas próprios a essa categoria de alunos. 


Sugestão:
pg 19, item 2.3, acrescentar ao final: criação de políticas de permanência específicas para os alunos cotistas.

Justificativa:
Para a implementação adequada da política de cotas, é necessário que a universidade conheça as necessidades desses alunos e as atenda por meio de políticas específicas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pauta da Reunião do CO de 11/12/18

I - EXPEDIENTE 1 - Discussão e votação da Ata da 992ª Sessão do Conselho Universitário, realizada em 13.11.2018. 2 - Apresentação dos novos membros do Conselho. 3 - Comunicações do M. Reitor. 4 - Eleição de um membro do Co para compor o Conselho Curador da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo - FUSP, na vaga decorrente do término do mandato da Prof.ª Dr.ª Maria Aparecida de Andrade Moreira Machado, nos termos do inciso III do artigo 13 do Estatuto da FUSP. 5 - Palavra aos Senhores Conselheiros.

II - ORDEM DO DIA

Comunicação 13/03/19

Prezad@s colegas professor@s doutor@s,

Em primeiro lugar, lamentamos pela demora no envio do relato da última reunião do CO, que se realizou em dezembro, portanto, já sob o clima de obscurantismo e perseguição às instituições de ensino e professor@s de todo país, inclusive nas Universidades, que se intensificou após a eleição presidencial.
De modo sumário, poderíamos dizer que 2018 foi marcado pelo crescimento de ataques a toda e qualquer política ou iniciativa que visasse diminuir os escandalosos índices de desigualdades existentes em nosso país ou a defesa e proteção de grupos em situação de vulnerabilidade social, econômica ou política. Esse movimento se materializou em práticas e discursos de incitação à violência contra os defensores dos direitos humanos, direitos das mulheres, direitos da população LGBTQ, em uma clara tendência à criminalização dos mais pobres e dos movimentos sociais, sindicais, estudantis e populares.
Neste contexto, de abatimento generalizado dos setores que …

Relato da Reunião do Conselho Universitário de 26/06/2018

Depois da aprovação da ata da reunião anterior e da apresentação dos novos membros do conselho, o reitor usou da palavra para comunicar o acordo firmado com os funcionários técnico-administrativos referente ao reajuste no Vale Refeição como condição para a suspensão da greve. O valor recebido que era de R$690,00 mensais passou para R$830,00 beneficiando também os docentes da universidade.
Foram homologados dois membros da CAD, ambas reconduções de cargo e foi votado um novo membro para o conselho da EDUSP. Para este segundo cargo foi eleito o professor Clodoaldo Grotta Ragazzo do IME.
O tema central da reunião do conselho foi a apresentação pela COP de uma revisão do orçamento. A COP demonstrou grave preocupação de ter superestimado o crescimento econômico para este ano. O motivo da reavaliação é que a previsão de arrecadação para este ano teria sido superestimada. Segundo o professor Dante (a apresentação dele pode ser consultada aqui), relator da COP, havia sinais de reaqueciment…