Pular para o conteúdo principal

Sugestões para as diretrizes orçamentárias 2019

Os membros do conselho universitário tiveram a possibilidade de enviar sugestões bastante pontuais de alterações nas diretrizes orçamentárias da USP para 2019 por meio de um formulário digital. A representação dos doutores fez as seguintes sugestões com as seguintes justificativas:


Sugestão:Página 11, item 1 das Diretrizes gerais "Dependendo do comportamento da arrrecadação do ICMS, manter suspensas OU NÃO as reposições de servidores técnicos administrativos, exceto a reposição regular das aposentadorias."

Justificativa:A diminuição do número de funcionários tem impactado a qualidade do trabalho na universidade como um todo, ainda que não haja como repor os que saíram no PIDV, as aposentadorias precisam ser resposta para garantir o bom funcionamento dos setores da USP.


Sugestão:
Pg 11, item 2, ao final da frase acrescentar: e garantindo reajuste salarial, ao menos da inflação do período.

Justificativa:
Os salários dos docentes da USP vêm se defasando todos os anos em função da não reposição da inflação, vale lembrar que seria muito importante que o CO junto com a COP elaborassem um plano de reposição salarial das ditas perdas históricas para ser implementado nos próximos anos.


Sugestão:pg 12, item 8, acrescentar ao final da frase: com previsão de orçamento e políticas específicas para o atendimento dos alunos cotistas. 

Justificativa:
Entendemos que os alunos cotistas podem apresentar necessidades específicas que deveriam ser identificas e atendidas com programas próprios a essa categoria de alunos. 


Sugestão:
pg 19, item 2.3, acrescentar ao final: criação de políticas de permanência específicas para os alunos cotistas.

Justificativa:
Para a implementação adequada da política de cotas, é necessário que a universidade conheça as necessidades desses alunos e as atenda por meio de políticas específicas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pauta da reunião do CO do dia 29/05/18

Foi marcado para o próximo dia 29 uma reunião extraordinária do Conselho Universitário para deliberar sobre a proposta de reajuste salarial oferecida pelo CRUESP. Segue a pauta da reunião:


Reitoria da Universidade de São Paulo  989ª Sessão
Reunião do Conselho Universitário Data: 29/05/2018  Local: Sala de Reunião do Conselho Universitário  Horário: 14:00 até 18:00 
Itens da Pauta: EXPEDIENTE Apresentação dos novos membros do Conselho. ORDEM DO DIA PROCESSO 2018.1.6995.1.1 - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Discussão da proposta do CRUESP de reajuste salarial para 2018.Ofício do Magnífico Reitor, Prof. Dr. Vahan Agopyan, ao Presidente da COP, Prof. Dr. Dante Pinheiro Martinelli, encaminhando a proposta de reajuste salarial para 2018 para docentes e servidores técnicos e administrativos. Encaminha o conjunto de informações técnicas preparadas pela CODAGE (18.05.18)Parecer da COP: por unanimidade, não recomenda, em termos técnicos, a concessão do reajuste de 1,5% sugerido pelo CRUESP (22.05.18). 

Pauta do CO 26/06/18

I - EXPEDIENTE
1 - Discussão e votação da Ata da 988ª Sessão do Conselho Universitário, realizada em 13.03.2018.
2 - Discussão e votação da Ata da 989ª Sessão do Conselho Universitário, realizada em 29.05.2018.
3 - Apresentação dos novos membros do Conselho.
4 - Comunicações do M. Reitor.
5 - Homologação de 2 (dois) membros, indicados pelo M. Reitor, para compor a Câmara de Atividades Docentes (CAD), sendo: um membro para a área de Ciências Exatas e Tecnológicas, decorrente do término do mandato do Prof. Dr. Oswaldo Baffa Filho (mandato de 1 ano); e um membro para a área de Ciências Biológicas e da Saúde, decorrente do término do mandato da Prof.ª Dr.ª Maria das Graças Bonfim de Carvalho (mandato de 1 ano), nos termos do inciso I do artigo 5º e do artigo 2º das Disposições Transitórias da Resolução nº 7272, de 23.11.2016.
6 -

nova representação, último post

Caros colegas,
Na tarde desta terça-feira, como já anunciado aqui em nosso blog, aconteceu a primeira reunião ordinária do Conselho Universitário de 2018, e como é de conhecimento geral iniciou-se hoje novos mandatos para a representação docente no CO. No caso dos doutores, em 2º turno realizado na semana passada, a chapa que assume sua representação neste próximo biênio (2018/2019) é formada pela(o)s colegas Kimi Tomizaki (FE) e Márcio Moretto (EACH).
Faço este post como despedida deste espaço, o qual será assumido por nossos novos representantes. Portanto, já anuncio a todos, o Blog "Representação Professores Doutores CO-USP" será mantido. Obviamente que o formato dos posts e sua periodicidade serão, a partir de agora, definidos pelos colegas Kimi e Márcio. Como os conheço de longa data, portanto, garanto a todos que os princípios gerais do nosso blog serão mantidos com certeza.
Não farei um post de despedida, mas acho relevante tecer algumas considerações sobre este espa…