Pular para o conteúdo principal

Relato da Reunião do Conselho Universitário de 11/09/18

O reitor passou parte de sua fala de abertura para o professor Ernandes falar sobre a avaliação acadêmica (CAI/CAD). Fomos informado de uma reunião plenária que ocorrerá dia 21 deste mês para fechar um cronograma. Em particular a reunião deve definir um prazo para o encerramento desta fase. A expectativa da reitoria é de que isso ocorra em outubro. Por fim, o reitor mencionou que provavelmente haverá uma reunião extraordinária em novembro especificamente para uma nova apresentação da COP com dados atualizados sobre a situação financeira da universidade.
Destaco três intervenções dos membros do conselho quando a esses foi reservado o direito à palavra. 1) O professor Wagner Costa Ribeiro solicitou que não apenas os membros titulares, mas também os suplentes recebam as pautas das reuniões do Conselho. O pedido não foi encaminhado. 2) A professora Maria Arminda falou sobre o Museu Nacional e sugeriu que o Conselho aprovasse uma manifestação a respeito. A pró-reitoria de cultura e extensão já havia trabalhado nisso, assim a pró-reitora leu a manifestação. Neste ponto outros conselheiros se pronunciaram. O professor Brandão criticou a MP anunciada no dia anterior que cria agências para administração dos museus públicos. O então reitor sugeriu aprovar a moção da pró-reitora de cultura e extensão e encaminhar para o governo federal. Por fim, o representante discente Igor sugeriu que a moção incluísse o repúdio a EC 95 – que estabelece um teto dos gastos públicos – por entender que essa emenda é responsável pelo incêndio do Museu Nacional. 3) Uma representante da pós-graduação, Margarita, fez um discurso bastante eloquente relatando a situação de descaso completo com as creches. Em uma reunião este ano a comunidade foi informada que, caso não houvesse novas contratações, eles fechariam um período o que já está ocorrendo em algumas turmas. Sua fala terminou com um pedido de reunião com a reitoria.
Passamos então à ordem do dia. Começamos votando três alterações no regimento. A primeira veio da FEA autoriza que os editais de livre-docência permitam apresentações de memoriais e tese em língua estrangeira caso a unidade aceite. Foram feitas defesas dos dois lados. Um lado destacou a importância dessa medida para a internacionalização e o outro apelou para o enfraquecimento da cultura lusofônica. Foi aprovada a alteração com 10 votos contrários. As outras alterações foram aprovadas sem defesas e de maneira quase unânime. Uma delas alterou o regimento da pró-reitoria de cultura e extensão mudando as regras sobre a elegibilidade e vigência dos cargos de diretores subordinados a ela e a outra alterou o regimento do IEB extinguindo seu CTA e realocando suas funções deliberativas para o Conselho Deliberativo do instituto.

Deliberamos então a respeito de 11 recursos contra decisões de concursos públicos. Com exceção do caso do professor José Maurício Conti da Faculdade de Direito – que foi tirado de pauta para ser tratado junto com outros recursos sobre o mesmo concurso – e do caso de um polêmico concurso na Faculdade de Educação, em todos os demais casos a posição da CLR foi respaldada de maneira unânime ou quase unânime. O caso polêmico foi o único, entre esses, em que a CLR foi favorável a anulação do concurso. A CLR entendeu que houve duas falhas no concurso, um arredondamento de notas indevido e o anúncio extemporâneo da banca. O diretor da FE e o representante da congregação fizeram falas explicando os dois pontos. No primeiro caso parece que a banca seguiu estritamente o regimento da universidade, já no segundo houve de fato atraso no anúncio da banca, o que foi mitigado solicitando a anuência dos participantes. Depois das falas dos representantes da unidade, o representante da CLR voltou a defender sua posição. Esta representação solicitou a leitura de uma carta escrita por uma das docentes interessada e foi autorizada. A posição da CLR acabou sendo aprovada com 19 votos contrários.

Comentários

  1. Obrigado pelo informe da reunião do Co. O reitor deu alguma resposta ao pedido de reunião para tratar da situação das Creches?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pauta da reunião do CO do dia 29/05/18

Foi marcado para o próximo dia 29 uma reunião extraordinária do Conselho Universitário para deliberar sobre a proposta de reajuste salarial oferecida pelo CRUESP. Segue a pauta da reunião:


Reitoria da Universidade de São Paulo  989ª Sessão
Reunião do Conselho Universitário Data: 29/05/2018  Local: Sala de Reunião do Conselho Universitário  Horário: 14:00 até 18:00 
Itens da Pauta: EXPEDIENTE Apresentação dos novos membros do Conselho. ORDEM DO DIA PROCESSO 2018.1.6995.1.1 - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Discussão da proposta do CRUESP de reajuste salarial para 2018.Ofício do Magnífico Reitor, Prof. Dr. Vahan Agopyan, ao Presidente da COP, Prof. Dr. Dante Pinheiro Martinelli, encaminhando a proposta de reajuste salarial para 2018 para docentes e servidores técnicos e administrativos. Encaminha o conjunto de informações técnicas preparadas pela CODAGE (18.05.18)Parecer da COP: por unanimidade, não recomenda, em termos técnicos, a concessão do reajuste de 1,5% sugerido pelo CRUESP (22.05.18). 

Pauta do CO 26/06/18

I - EXPEDIENTE
1 - Discussão e votação da Ata da 988ª Sessão do Conselho Universitário, realizada em 13.03.2018.
2 - Discussão e votação da Ata da 989ª Sessão do Conselho Universitário, realizada em 29.05.2018.
3 - Apresentação dos novos membros do Conselho.
4 - Comunicações do M. Reitor.
5 - Homologação de 2 (dois) membros, indicados pelo M. Reitor, para compor a Câmara de Atividades Docentes (CAD), sendo: um membro para a área de Ciências Exatas e Tecnológicas, decorrente do término do mandato do Prof. Dr. Oswaldo Baffa Filho (mandato de 1 ano); e um membro para a área de Ciências Biológicas e da Saúde, decorrente do término do mandato da Prof.ª Dr.ª Maria das Graças Bonfim de Carvalho (mandato de 1 ano), nos termos do inciso I do artigo 5º e do artigo 2º das Disposições Transitórias da Resolução nº 7272, de 23.11.2016.
6 -

nova representação, último post

Caros colegas,
Na tarde desta terça-feira, como já anunciado aqui em nosso blog, aconteceu a primeira reunião ordinária do Conselho Universitário de 2018, e como é de conhecimento geral iniciou-se hoje novos mandatos para a representação docente no CO. No caso dos doutores, em 2º turno realizado na semana passada, a chapa que assume sua representação neste próximo biênio (2018/2019) é formada pela(o)s colegas Kimi Tomizaki (FE) e Márcio Moretto (EACH).
Faço este post como despedida deste espaço, o qual será assumido por nossos novos representantes. Portanto, já anuncio a todos, o Blog "Representação Professores Doutores CO-USP" será mantido. Obviamente que o formato dos posts e sua periodicidade serão, a partir de agora, definidos pelos colegas Kimi e Márcio. Como os conheço de longa data, portanto, garanto a todos que os princípios gerais do nosso blog serão mantidos com certeza.
Não farei um post de despedida, mas acho relevante tecer algumas considerações sobre este espa…