Pular para o conteúdo principal

Relato da reunião extraordinária do CO 29/05/18


No dia 29 de maio, terça-feira, o Conselho Universitário se reuniu extraordinariamente para decidir a respeito da proposta de reajuste salarial feita pelo Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (CRUESP) no dia 17 de maio. O Fórum das Seis, que participou da reunião com o CRUESP, considerou a proposta de 1,5% insuficiente frente ao arrocho de 12,62% acumulado desde 2015 (no caso da UNESP o arrocho no período foi de 15,99%). Na mesma direção do Fórum das Seis, os docentes da USP reunidos em assembleia no dia 22 declarou greve a partir do dia 29. Por outro, lado a Comissão de Orçamento e Patrimônio (COP) da USP apresentou à reitoria parecer contrário a qualquer reajuste neste ano. A votação das propostas foi conduzida da seguinte forma: primeiro os membros votaram a proposta da COP que foi rejeitada por 72 contra 12 votos favoráveis. Em seguida o presidente da seção e reitor da universidade, professor Vahan Agopyan, colocou em votação a proposta oferecida pelo CRUESP estabelecendo que, caso não houvesse acordo, não haveria reposição salarial. Não tendo possibilidade de votar em um reajuste que chegasse mais perto de repor as perdas dos últimos anos, parte do pleito se absteve e a proposta foi aprovada com 56 votos favoráveis, 6 contrários e 26 abstenções. Por fim, seguindo uma proposta de destaque do professor André Singer da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) o conselho aprovou por ampla maioria que seja considerada a possibilidade de novo ajuste durante a revisão orçamentária caso haja variação positiva do ICMS.

O Decreto de Autonomia das Estaduais Paulistas estabelece em seu artigo 3o que a responsabilidade sobre os critérios de execução orçamentária, incluindo a política salarial cabe ao CRUESP. Assim, esta representação se manifestou contrária à votação de um índice específico de reajuste, que diz respeito também à Unesp e Unicamp, sem prejuízo de que o CO realizasse uma série e densa discussão de política orçamentária da USP. Como o pedido de retirada de pauta apresentado pela representação dos doutores (além da congregação do Instituto de Psicologia, representação dos alunos e funcionários) não foi acolhido, essa usou sua fala para destacar que os docentes da USP, especialmente os doutores, têm tido seus salários arrochados pela pela ausência de uma política orçamentária que vise recompor as perdas históricas dos nossos salários, o que passaria necessariamente pela exigência de que o governo do Estado de São Paulo realizasse, ao menos, o repasse adequado dos recursos previstos para as estaduais paulistas, referente ao ICMS-QPE, visto que somente neste ano as subtrações indevidas realizadas pelo governo do estado reduziram em R$ 82 milhões o orçamento das universidades, na USP isso significou R$ 43 milhões a menos. Na sequência do debate, a representação dos doutores se absteve das votações referentes ao reajuste salarial, e votou favoravelmente à proposta apresentada pelo Prof. André Singer de retomada das da discussão dos reajustes salariais nas revisão orçamentária do segundo semestre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pauta da reunião do CO do dia 29/05/18

Foi marcado para o próximo dia 29 uma reunião extraordinária do Conselho Universitário para deliberar sobre a proposta de reajuste salarial oferecida pelo CRUESP. Segue a pauta da reunião:


Reitoria da Universidade de São Paulo  989ª Sessão
Reunião do Conselho Universitário Data: 29/05/2018  Local: Sala de Reunião do Conselho Universitário  Horário: 14:00 até 18:00 
Itens da Pauta: EXPEDIENTE Apresentação dos novos membros do Conselho. ORDEM DO DIA PROCESSO 2018.1.6995.1.1 - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Discussão da proposta do CRUESP de reajuste salarial para 2018.Ofício do Magnífico Reitor, Prof. Dr. Vahan Agopyan, ao Presidente da COP, Prof. Dr. Dante Pinheiro Martinelli, encaminhando a proposta de reajuste salarial para 2018 para docentes e servidores técnicos e administrativos. Encaminha o conjunto de informações técnicas preparadas pela CODAGE (18.05.18)Parecer da COP: por unanimidade, não recomenda, em termos técnicos, a concessão do reajuste de 1,5% sugerido pelo CRUESP (22.05.18). 

Pauta do CO 26/06/18

I - EXPEDIENTE
1 - Discussão e votação da Ata da 988ª Sessão do Conselho Universitário, realizada em 13.03.2018.
2 - Discussão e votação da Ata da 989ª Sessão do Conselho Universitário, realizada em 29.05.2018.
3 - Apresentação dos novos membros do Conselho.
4 - Comunicações do M. Reitor.
5 - Homologação de 2 (dois) membros, indicados pelo M. Reitor, para compor a Câmara de Atividades Docentes (CAD), sendo: um membro para a área de Ciências Exatas e Tecnológicas, decorrente do término do mandato do Prof. Dr. Oswaldo Baffa Filho (mandato de 1 ano); e um membro para a área de Ciências Biológicas e da Saúde, decorrente do término do mandato da Prof.ª Dr.ª Maria das Graças Bonfim de Carvalho (mandato de 1 ano), nos termos do inciso I do artigo 5º e do artigo 2º das Disposições Transitórias da Resolução nº 7272, de 23.11.2016.
6 -

nova representação, último post

Caros colegas,
Na tarde desta terça-feira, como já anunciado aqui em nosso blog, aconteceu a primeira reunião ordinária do Conselho Universitário de 2018, e como é de conhecimento geral iniciou-se hoje novos mandatos para a representação docente no CO. No caso dos doutores, em 2º turno realizado na semana passada, a chapa que assume sua representação neste próximo biênio (2018/2019) é formada pela(o)s colegas Kimi Tomizaki (FE) e Márcio Moretto (EACH).
Faço este post como despedida deste espaço, o qual será assumido por nossos novos representantes. Portanto, já anuncio a todos, o Blog "Representação Professores Doutores CO-USP" será mantido. Obviamente que o formato dos posts e sua periodicidade serão, a partir de agora, definidos pelos colegas Kimi e Márcio. Como os conheço de longa data, portanto, garanto a todos que os princípios gerais do nosso blog serão mantidos com certeza.
Não farei um post de despedida, mas acho relevante tecer algumas considerações sobre este espa…