Pular para o conteúdo principal

nova representação, último post




Caros colegas,

Na tarde desta terça-feira, como já anunciado aqui em nosso blog, aconteceu a primeira reunião ordinária do Conselho Universitário de 2018, e como é de conhecimento geral iniciou-se hoje novos mandatos para a representação docente no CO. No caso dos doutores, em 2º turno realizado na semana passada, a chapa que assume sua representação neste próximo biênio (2018/2019) é formada pela(o)s colegas Kimi Tomizaki (FE) e Márcio Moretto (EACH).

Faço este post como despedida deste espaço, o qual será assumido por nossos novos representantes. Portanto, já anuncio a todos, o Blog "Representação Professores Doutores CO-USP" será mantido. Obviamente que o formato dos posts e sua periodicidade serão, a partir de agora, definidos pelos colegas Kimi e Márcio. Como os conheço de longa data, portanto, garanto a todos que os princípios gerais do nosso blog serão mantidos com certeza.

Não farei um post de despedida, mas acho relevante tecer algumas considerações sobre este espaço virtual nos últimos 4 anos, além de um sucinto balanço de nossos dois mandatos (afinal, no final de 2015 fomos reconduzidos depois de um biênio (2014/2015) a frente da representação dos doutores no CO).

Assumimos no início de 2014 nosso mandato junto ao CO numa conjuntura bastante difícil, pois nunca é demais lembrar que nosso início aconteceu ao mesmo tempo que se iniciava o mandato do Prof. Marco Antonio Zago frente à reitoria da USP. 

Momento no qual, logo na primeira reunião em março de 2014, a reitoria anunciava a todos a profunda crise financeira que a USP estava imersa, com qual conviveríamos pelos próximos anos (sendo ainda uma realidade bastante presente para todos nós). Fato incrivelmente "novo" para a nova gestão reitoral que se iniciava, mas que ao mesmo tempo fora umbilicalmente ligada à gestão anterior (afinal tanto nosso reitor como seu vice foram pró-reitores na gestão Rodas).

O mais importante deste anúncio de crise é que a mesma se tornaria o mote principal da gestão Zago, uma vez todas suas ações sempre colocavam como pano de fundo o desequilíbrio financeiro da USP (exclusivamente imputado durante os 4 anos ao alto custo da nossa folha de pagamento, e a um suposto desequilíbrio entre o número de funcionários técnicos administrativos e os corpos discente e docente da USP).

Não irei aqui repetir todas as importantes pautas dos últimos 4 anos, que se iniciou com a proposta de desvinculação dos HRAC e do HU, já em 2014, e terminou com a aprovação das cotas na USP em 2017, mas gostaria de somente lembrar alguns pontos que julgo ter sido importante na nossa atuação durante estes 4 anos de mandato.

Nosso mandato assumiu o compromisso de tentar construir um canal de comunicação com a Comunidade USP, para assim tentar dar transparência às ações do CO, para além de seus membros, fazendo com que suas decisões, e seus debates, não fossem seara exclusiva dos órgãos centrais da USP, como sempre vaticinava uma longeva tradição deste colegiado. Sem nenhum traço de vaidade, entendemos que este blog conseguiu atingir tal objetivo, afinal acho que pela primeira vez a Comunidade USP pode encontrar num local de fácil acesso todas pautas de reuniões (sempre publicadas antes das reuniões, pouco tempo após serem disponibilizadas para seus conselheiros), as principais decisões do CO, bem como relatos sobre o transcorrer das longas horas de reuniões que sempre acontecem quando o colegiado se reúne.


Pautamos também nossas ações, e principalmente discursos proferidos no púlpito oferecido a todos conselheiros durante as reuniões do CO (momento no qual - Palavra aos Membros - os conselheiros inscritos tem direito a falar por 5 minutos), por cobrar maior transparência tanto da reitoria para com suas ações, bem como para a própria atuação do Conselho Universitário. Sem dúvida, ficamos muito orgulhosos de sermos os primeiros a cobrar que as reuniões do CO passassem a ter transmissões ao vivo na internet. Ficamos satisfeitos ao ver que em 2017 foi inaugurado um canal no YouTube intitulado Sala do Conselho Universitário - https://goo.gl/CB3gLu - no qual qualquer internauta pode se inscrever. 


Não posso deixar de lembrar, lamentando profundamente mais uma vez, os episódios lastimáveis ocorridos em 7 de março de 2017 (relembre o texto postado naquela oportunidade - https://goo.gl/i7Xhh2), quando ocorreu uma verdadeira batalha campal entre polícia e manifestantes nos arredores do prédio da reitoria, antes do início da sessão do CO daquela tarde. Reunião que tinha por um de seus itens de pauta a deliberação dos Parâmetros de Sustentabilidade da Universidade de São Paulo. Sem dúvida, um dos dias mais tristes que vivi dentro da Universidade de São Paulo.


Por último destaco a minha maior alegria, a aprovação pelo CO de uma Política de Ação Afirmativa, com a adoção de cotas raciais e para escola pública para todas as unidades da USP. Decisão que surpreendeu muita gente, afinal a resistência a este tipo de política sempre foi muito grande dentro de nossa universidade.

Poderia aqui elencar uma série de outras coisas, até mesmo algumas promessas ou atos não cumpridos pela reitoria, ou quem sabe fazer uma autocrítica sobre algumas posições tomadas pela Representação dos Doutores, pois sem dúvida alguma tenho certeza que acertamos algumas vezes, mas erramos também outras tantas. Mas para não me estender ainda mais neste texto, termino agradecendo a todos que nos acompanharam durante nossos mandatos, agradecemos todas as mensagens enviadas (mesmo aquelas em tons mais duros e críticos). Sem dúvida alguma foi uma experiência e tanto, e diferente da opinião de muitos, entendo que nossas carreiras foram bastante enriquecidas com a intensa participação no maior colegiado de nossa querida universidade.

Desejo muito sucesso para os colegas Kimi e Márcio, com certeza nos próximos anos o CO discutirá e deliberará sobre muitas questões fundamentais para o futuro da USP;

Um grande abraço a todos.

Zé Renato

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pauta da reunião do CO do dia 29/05/18

Foi marcado para o próximo dia 29 uma reunião extraordinária do Conselho Universitário para deliberar sobre a proposta de reajuste salarial oferecida pelo CRUESP. Segue a pauta da reunião:


Reitoria da Universidade de São Paulo  989ª Sessão
Reunião do Conselho Universitário Data: 29/05/2018  Local: Sala de Reunião do Conselho Universitário  Horário: 14:00 até 18:00 
Itens da Pauta: EXPEDIENTE Apresentação dos novos membros do Conselho. ORDEM DO DIA PROCESSO 2018.1.6995.1.1 - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Discussão da proposta do CRUESP de reajuste salarial para 2018.Ofício do Magnífico Reitor, Prof. Dr. Vahan Agopyan, ao Presidente da COP, Prof. Dr. Dante Pinheiro Martinelli, encaminhando a proposta de reajuste salarial para 2018 para docentes e servidores técnicos e administrativos. Encaminha o conjunto de informações técnicas preparadas pela CODAGE (18.05.18)Parecer da COP: por unanimidade, não recomenda, em termos técnicos, a concessão do reajuste de 1,5% sugerido pelo CRUESP (22.05.18). 

Pauta Reunião CO 21/11/2017, terça-feira

Caros colegas, boa tarde!
Acaba de chegar da Secretaria Geral mensagem para todos conselheiros anunciando que a pauta da próxima reunião do CO já está disponível no sistema Nereu. Como é praxe em nosso blog, deixo cópia registrada da íntegra desta pauta, bem como os respectivos links para o acesso à documentação que a acompanha.
O destaque da reunião, sem dúvida, é a deliberação em torno das Diretrizes Orçamentárias para 2018, tema que normalmente é cercado de alguma discussão e embate no CO. Destaco que tal ponto de pauta de certa forma é o início da próxima gestão reitoral, afinal quem executará tais diretrizes serão os nossos novos dirigentes que assumirão suas funções em janeiro próximo.
Como sempre, peço que circulem amplamente a notícia da disponibilização da pauta da próxima reunião do CO, que segue abaixo:
Universidade de São Paulo Reitoria da Universidade de São Paulo Reunião Conselho Universitário 985ª Sessão Local: Sala do Conselho Universitário Data: 21/11/2017 às 14:00
I - EXP…

Sessão Extraordinária do CO, 28.11.2017

Caros colegas, 
no fim da tarde de hoje a Secretaria Geral remeteu a todos conselheiros do CO a pauta da reunião extraordinária que acontecerá na próxima terça, 28/11, às 10:30 horas; conforme decidido por nosso reitor na reunião da última terça-feira.
A convocação desta reunião extraordinária ocorre dado a necessidade do CO complementar a deliberação em torno das Diretrizes Orçamentárias para 2018, votando os diversos destaques apresentados pelos conselheiros durante a votação do texto básico, que foi aprovado por larga margem de votos.
Neste ano o Prof. Marco Antonio Zago decidiu monocraticamente que a deliberação dos naturais destaques apresentados por diversos conselheiros ocorrerá em sessão extra, convocada exclusivamente para tal fim na tarde da próxima terça-feira, 28 de novembro.
Destacamos que diferentemente de anos anteriores, e de práticas adotadas em sessões passadas em torno dos destaques apresentados à uma proposta a ser votada, nosso reitor determinou que a votação de tais …