Pular para o conteúdo principal

Relatos e decisões do CO de 21/11 e 28/11/2017

Caros colegas,

esta postagem tem a intenção de deixar registrado aqui em nosso blog as deliberações da última reunião ordinária do CO de 21/11, bem como da reunião extraordinária de 28/11. Lembro a todos que a necessidade de ocorrer uma reunião em seguida da outra, num intervalo de uma semana, deu-se por conta da aprovação das Diretrizes Orçamentárias de 2018, pois como já explicado aqui neste espaço, na reunião do dia 21 foram propostos vários destaques ao texto básico apresentado pela reitoria. Com isso, o Prof. Marco Antonio Zago entendeu ser melhor a convocação de uma reunião extraordinária exclusiva para deliberar tais destaques, do que a votação destes ocorrer na mesma sessão na qual foram apresentados.

No final desta postagem deixamos dois links para os documentos com o resumo das decisões das duas reuniões, que estão disponíveis na página da Secretaria Geral da USP.

Em suma, as principais deliberações ocorridas nas duas reuniões referem-se à aprovação das Diretrizes Orçamentárias 2018, que são fundamentais para o encerramento das atividades deste ano. Afinal, amanhã, dia 12 de dezembro, ocorrerá a última reunião do CO do ano, quando será deliberado o orçamento para 2018. Com isso, a aprovação destas Diretrizes eram fundamentais para que a COP pudesse elaborar o Orçamento para 2108, o qual será objeto de deliberação na reunião de amanhã, a última do ano.

Outro ponto de destaque na reunião de 21 de novembro foi o recurso impetrado pelo colega Prof. Dr. Bruno Gualano, o qual gerou um intenso debate entre aqueles que defendiam a posição do docente, que solicitava a aprovação de sua transferência de unidade, contra a vontade de seu departamento de origem, bem como da Congregação de sua unidade, que já haviam se posicionado contrariamente a tal solicitação, e do outro lado, aqueles que defendiam o parecer da CLR que recomendava o não provimento de tal recurso, dado não haver, segundo a CLR, nenhum ato contrário à norma e aos regimentos da USP no decorrer do processo que analisou a solicitação do docente junto à Escola Educação Física e Esporte da USP. A votação final terminou empatada em 40 votos, sem necessário que nosso reitor usasse o dispositivo regimental que garante a ele o "voto de minerva", o que de fato ocorreu, com o parecer da CLR sendo acolhido pelo CO, o que significou a não transferência do referido docente.

Como já descrito em postagem anterior a reunião do dia 28 girou em torno da votação de 6 destaques levantados por conselheiros durante a deliberação das Diretrizes Orçamentárias 2018 no dia 21. Como todos poderão ver no link abaixo em todas as votações dos destaques a posição vitoriosa contou com anuência ou veto da reitoria, e consequentemente da COP.

Acessem os links abaixo e os divulguem amplamente:


Fico à disposição como sempre.
Abraços a todos; Zé Renato

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reunião do CO, próxima terça, dia 4 de julho, pauta

Caros colegas,
como era de se esperar, uma vez a reitoria não ter realizado a reunião do CO prevista para esta última semana de junho, na noite de ontem chegou aos seus conselheiros a pauta da reunião do CO que acontecerá na próxima terça-feira, às 14hs, na sala do Conselho Universitário localizada no prédio da reitoria na Cidade Universitária.
Faço este post para publicar a íntegra da pauta desta reunião, bem como é praxe neste blog toda a documentação referentes aos processos que integram cada item da referida pauta. Documentos estes utilizados pelos conselheiros como base para cada deliberação.
Por favor, divulguem amplamente. Ainda mais porque nesta reunião há pontos importantes para toda a comunidade USP, pois com a discussão de abertura de novos cursos de graduação e a aprovação da Tabela de Vagas para a FUVEST 2018 a discussão sobre as cotas na USP será retomada. Sendo, ao meu ver, o principal ponto da pauta, que copio abaixo com referidos links para a documentação.
Estou à di…

Voto da Representação dos Doutores na Eleição Reitoral

Caros colegas, boa noite!
Depois de passar quase o final de semana inteiro recebendo mensagens perguntando-me como será meu voto enquanto representante dos professores doutores no CO na eleição reitoral de amanhã, faço esta postagem para explicar como decidi meu voto. Lembro a todos que desde segunda-feira última, dia da realização da consulta à comunidade USP sobre a eleição reitoral, está registrado aqui em nosso blog que meu voto seguiria o resultado da consulta, em especial o resultado referente aos docentes.
Antes de mais nada, lamento que a estratificação na contagem dos votos da consulta não desagregue os docentes entre as três categorias: Professor Titular, Professor Associado e Professor Doutor. Na semana passada consultei um dos membros da Comissão Eleitoral, Prof. Oswaldo Baffa, sobre tal possibilidade de estratificação e o mesmo respondeu que o sistema eletrônico do votação não previa tal desagregação, o que tornava impossível fazê-la a posteriori, pois quando o voto de cada…

Pauta para a Sessão do CO da próxima terça, dia 30/5

Colegas, boa noite!

Transcrevo abaixo a pauta da reunião do CO da próxima terça, que acaba de chegar em mensagem enviada a todos conselheiros pela Secretaria Geral.

Atentem-se para o primeiro ponto de pauta - REAJUSTE SALARIAL (OU NÃO AJUSTE).

Estou a disposição de todos. Segue abaixo a pauta.

Abraços; Zé Renato

----------------------------------
Universidade de São Paulo Reitoria da Universidade de São Paulo Reunião Conselho Universitário 982ª Sessão Local: Sala do Conselho Universitário Data: 30/05/2017 às 14:00
PARTE I - EXPEDIENTE
1 - Discussão e votação da Ata da 981ª Sessão do Conselho Universitário, realizada em 11.04.2017.Ata_Co.11.04.2017.pdf 2 - Apresentação dos novos membros do Conselho. 3 - Comunicações do M. Reitor. 4 - Homologação de três membros para compor a Câmara de Avaliação Institucional (CAI) e três membros para compor a Câmara de Atividades Docentes (CAD), indicados pelo M. Reitor, nos termos do inciso I do artigo 5º da Resolução nº 7272, de 23.11.2016. 5 - Palavra ao…