Pular para o conteúdo principal

Relatos e decisões do CO de 21/11 e 28/11/2017

Caros colegas,

esta postagem tem a intenção de deixar registrado aqui em nosso blog as deliberações da última reunião ordinária do CO de 21/11, bem como da reunião extraordinária de 28/11. Lembro a todos que a necessidade de ocorrer uma reunião em seguida da outra, num intervalo de uma semana, deu-se por conta da aprovação das Diretrizes Orçamentárias de 2018, pois como já explicado aqui neste espaço, na reunião do dia 21 foram propostos vários destaques ao texto básico apresentado pela reitoria. Com isso, o Prof. Marco Antonio Zago entendeu ser melhor a convocação de uma reunião extraordinária exclusiva para deliberar tais destaques, do que a votação destes ocorrer na mesma sessão na qual foram apresentados.

No final desta postagem deixamos dois links para os documentos com o resumo das decisões das duas reuniões, que estão disponíveis na página da Secretaria Geral da USP.

Em suma, as principais deliberações ocorridas nas duas reuniões referem-se à aprovação das Diretrizes Orçamentárias 2018, que são fundamentais para o encerramento das atividades deste ano. Afinal, amanhã, dia 12 de dezembro, ocorrerá a última reunião do CO do ano, quando será deliberado o orçamento para 2018. Com isso, a aprovação destas Diretrizes eram fundamentais para que a COP pudesse elaborar o Orçamento para 2108, o qual será objeto de deliberação na reunião de amanhã, a última do ano.

Outro ponto de destaque na reunião de 21 de novembro foi o recurso impetrado pelo colega Prof. Dr. Bruno Gualano, o qual gerou um intenso debate entre aqueles que defendiam a posição do docente, que solicitava a aprovação de sua transferência de unidade, contra a vontade de seu departamento de origem, bem como da Congregação de sua unidade, que já haviam se posicionado contrariamente a tal solicitação, e do outro lado, aqueles que defendiam o parecer da CLR que recomendava o não provimento de tal recurso, dado não haver, segundo a CLR, nenhum ato contrário à norma e aos regimentos da USP no decorrer do processo que analisou a solicitação do docente junto à Escola Educação Física e Esporte da USP. A votação final terminou empatada em 40 votos, sem necessário que nosso reitor usasse o dispositivo regimental que garante a ele o "voto de minerva", o que de fato ocorreu, com o parecer da CLR sendo acolhido pelo CO, o que significou a não transferência do referido docente.

Como já descrito em postagem anterior a reunião do dia 28 girou em torno da votação de 6 destaques levantados por conselheiros durante a deliberação das Diretrizes Orçamentárias 2018 no dia 21. Como todos poderão ver no link abaixo em todas as votações dos destaques a posição vitoriosa contou com anuência ou veto da reitoria, e consequentemente da COP.

Acessem os links abaixo e os divulguem amplamente:


Fico à disposição como sempre.
Abraços a todos; Zé Renato

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Início da reunião, transmissão do IPTV

Colegas,
de maneira incrível, afinal antes de iniciar a sessão ocorreram cenas de violência inimagináveis na frente do prédio da reitoria,
A IPTV já está transmitindo no link abaixo a sessão de hoje do CO, que se inciou há pouco menos de 10 minutos,
http://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=36066
Estou a disposição. Abraços, Zé Renato

Nova redação das propostas da reitoria

Caros colegas, 
Produzimos este breve post somente para alertar a todos sobre a mensagem eletrônica remetida pela reitoria para todos os docentes da USP, intitulada "Nova Comissão Permanente de Avaliação - segunda versão das normas".
Com isso, registramos em nosso blog o link para a página da reitoria na qual encontramos a segunda versão das propostas relativas à carreira docente.
Acessem, divulguem e debatam. Sem dúvida, entendemos que ainda é necessário continuarmos um amplo debate em torno de tais propostas. Segue o link: http://www.reitoria.usp.br/?page_id=1430
Estamos a disposição de todos. Abraços; Zé Renato

Pauta CO, 6.12.2016, terça-feira

Caros colegas,
Como é praxe, em quintas que antecedem às reuniões do CO, ontem recebemos a pauta da reunião da próxima terça-feira, 6.12.2016, acompanhada da documentação relativa aos pontos de deliberação da reunião. Com isso, como é nosso costume fazemos este post para dar amplo acesso tanto à pauta como sua referida documentação, para assim a Comunidade USP ter acesso amplo aos assuntos que serão tratados pelo colegiado máximo da USP.
Pedimos desculpas a todos, pois infelizmente ainda não tivemos condições de fazer o relato da última reunião do CO, na qual se aprovou os pontos relativos à carreira docente. Neste último mês tive muitos compromissos profissionais, além da carga de trabalho ter aumentado bastante por estar finalizando minhas atividades docentes um pouco antes neste ano. Na próxima terça-feira serei submetido à uma pequena cirurgia para a qual estarei afastado de todas as atividades presenciais na EACH/USP, uma vez esta cirurgia prever um relativo período longo de recupe…