Pular para o conteúdo principal

Relatos e decisões do CO de 21/11 e 28/11/2017

Caros colegas,

esta postagem tem a intenção de deixar registrado aqui em nosso blog as deliberações da última reunião ordinária do CO de 21/11, bem como da reunião extraordinária de 28/11. Lembro a todos que a necessidade de ocorrer uma reunião em seguida da outra, num intervalo de uma semana, deu-se por conta da aprovação das Diretrizes Orçamentárias de 2018, pois como já explicado aqui neste espaço, na reunião do dia 21 foram propostos vários destaques ao texto básico apresentado pela reitoria. Com isso, o Prof. Marco Antonio Zago entendeu ser melhor a convocação de uma reunião extraordinária exclusiva para deliberar tais destaques, do que a votação destes ocorrer na mesma sessão na qual foram apresentados.

No final desta postagem deixamos dois links para os documentos com o resumo das decisões das duas reuniões, que estão disponíveis na página da Secretaria Geral da USP.

Em suma, as principais deliberações ocorridas nas duas reuniões referem-se à aprovação das Diretrizes Orçamentárias 2018, que são fundamentais para o encerramento das atividades deste ano. Afinal, amanhã, dia 12 de dezembro, ocorrerá a última reunião do CO do ano, quando será deliberado o orçamento para 2018. Com isso, a aprovação destas Diretrizes eram fundamentais para que a COP pudesse elaborar o Orçamento para 2108, o qual será objeto de deliberação na reunião de amanhã, a última do ano.

Outro ponto de destaque na reunião de 21 de novembro foi o recurso impetrado pelo colega Prof. Dr. Bruno Gualano, o qual gerou um intenso debate entre aqueles que defendiam a posição do docente, que solicitava a aprovação de sua transferência de unidade, contra a vontade de seu departamento de origem, bem como da Congregação de sua unidade, que já haviam se posicionado contrariamente a tal solicitação, e do outro lado, aqueles que defendiam o parecer da CLR que recomendava o não provimento de tal recurso, dado não haver, segundo a CLR, nenhum ato contrário à norma e aos regimentos da USP no decorrer do processo que analisou a solicitação do docente junto à Escola Educação Física e Esporte da USP. A votação final terminou empatada em 40 votos, sem necessário que nosso reitor usasse o dispositivo regimental que garante a ele o "voto de minerva", o que de fato ocorreu, com o parecer da CLR sendo acolhido pelo CO, o que significou a não transferência do referido docente.

Como já descrito em postagem anterior a reunião do dia 28 girou em torno da votação de 6 destaques levantados por conselheiros durante a deliberação das Diretrizes Orçamentárias 2018 no dia 21. Como todos poderão ver no link abaixo em todas as votações dos destaques a posição vitoriosa contou com anuência ou veto da reitoria, e consequentemente da COP.

Acessem os links abaixo e os divulguem amplamente:


Fico à disposição como sempre.
Abraços a todos; Zé Renato

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pauta da reunião do CO do dia 29/05/18

Foi marcado para o próximo dia 29 uma reunião extraordinária do Conselho Universitário para deliberar sobre a proposta de reajuste salarial oferecida pelo CRUESP. Segue a pauta da reunião:


Reitoria da Universidade de São Paulo  989ª Sessão
Reunião do Conselho Universitário Data: 29/05/2018  Local: Sala de Reunião do Conselho Universitário  Horário: 14:00 até 18:00 
Itens da Pauta: EXPEDIENTE Apresentação dos novos membros do Conselho. ORDEM DO DIA PROCESSO 2018.1.6995.1.1 - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Discussão da proposta do CRUESP de reajuste salarial para 2018.Ofício do Magnífico Reitor, Prof. Dr. Vahan Agopyan, ao Presidente da COP, Prof. Dr. Dante Pinheiro Martinelli, encaminhando a proposta de reajuste salarial para 2018 para docentes e servidores técnicos e administrativos. Encaminha o conjunto de informações técnicas preparadas pela CODAGE (18.05.18)Parecer da COP: por unanimidade, não recomenda, em termos técnicos, a concessão do reajuste de 1,5% sugerido pelo CRUESP (22.05.18). 

Pauta do CO 26/06/18

I - EXPEDIENTE
1 - Discussão e votação da Ata da 988ª Sessão do Conselho Universitário, realizada em 13.03.2018.
2 - Discussão e votação da Ata da 989ª Sessão do Conselho Universitário, realizada em 29.05.2018.
3 - Apresentação dos novos membros do Conselho.
4 - Comunicações do M. Reitor.
5 - Homologação de 2 (dois) membros, indicados pelo M. Reitor, para compor a Câmara de Atividades Docentes (CAD), sendo: um membro para a área de Ciências Exatas e Tecnológicas, decorrente do término do mandato do Prof. Dr. Oswaldo Baffa Filho (mandato de 1 ano); e um membro para a área de Ciências Biológicas e da Saúde, decorrente do término do mandato da Prof.ª Dr.ª Maria das Graças Bonfim de Carvalho (mandato de 1 ano), nos termos do inciso I do artigo 5º e do artigo 2º das Disposições Transitórias da Resolução nº 7272, de 23.11.2016.
6 -

nova representação, último post

Caros colegas,
Na tarde desta terça-feira, como já anunciado aqui em nosso blog, aconteceu a primeira reunião ordinária do Conselho Universitário de 2018, e como é de conhecimento geral iniciou-se hoje novos mandatos para a representação docente no CO. No caso dos doutores, em 2º turno realizado na semana passada, a chapa que assume sua representação neste próximo biênio (2018/2019) é formada pela(o)s colegas Kimi Tomizaki (FE) e Márcio Moretto (EACH).
Faço este post como despedida deste espaço, o qual será assumido por nossos novos representantes. Portanto, já anuncio a todos, o Blog "Representação Professores Doutores CO-USP" será mantido. Obviamente que o formato dos posts e sua periodicidade serão, a partir de agora, definidos pelos colegas Kimi e Márcio. Como os conheço de longa data, portanto, garanto a todos que os princípios gerais do nosso blog serão mantidos com certeza.
Não farei um post de despedida, mas acho relevante tecer algumas considerações sobre este espa…