Pular para o conteúdo principal

Aprovação das Cotas Raciais na USP - Relato do CO de 4/7/2015

Caros colegas, bom dia!

Como todos já devem saber, pois isto já é notícia na grande imprensa desde ontem à noite, o CO da USP aprovou na sua sessão de ontem a adoção de cotas para Escola Pública e cotas raciais para os processos vestibulares da USP, a partir do próximo vestibular - 2018. Fato que sem dúvida tornou a reunião de ontem histórica, afinal este é assunto que vem sendo discutido há muito tempo no ambiente universitário brasileiro.

Além da aprovação das cotas, foi aprovado também a abertura do curso de Medicina em Bauru e todas as outras solicitações de abertura de novos cursos, bem como de ampliação de vagas que constavam da pauta da reunião.

Sem dúvida, considero a reunião histórica, particularmente fico muito feliz com a aprovação das Cotas Sociais e Raciais na USP, afinando assim nossa universidade à realidade das universidades brasileiras que já enfrentam esta questão há mais de uma década.

Assim que as decisões do CO de ontem forem publicadas pela Secretaria Geral farei um post pormenorizado mais o desenrolar da reunião de ontem, e assim coloco em dia os relatos do CO em nosso blog. Fico mais tranquilo, pois já é uma realidade as transmissões do IPTV, com isso a importância de meus relatos aqui no blog ficam relativizados, afinal há um número bem maior de pessoas que podem acompanhar e disseminar os acontecimentos do Conselho Universitário da USP.

Um grande abraço a todos;
Zé Renato

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Início da reunião, transmissão do IPTV

Colegas,
de maneira incrível, afinal antes de iniciar a sessão ocorreram cenas de violência inimagináveis na frente do prédio da reitoria,
A IPTV já está transmitindo no link abaixo a sessão de hoje do CO, que se inciou há pouco menos de 10 minutos,
http://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=36066
Estou a disposição. Abraços, Zé Renato

Nova redação das propostas da reitoria

Caros colegas, 
Produzimos este breve post somente para alertar a todos sobre a mensagem eletrônica remetida pela reitoria para todos os docentes da USP, intitulada "Nova Comissão Permanente de Avaliação - segunda versão das normas".
Com isso, registramos em nosso blog o link para a página da reitoria na qual encontramos a segunda versão das propostas relativas à carreira docente.
Acessem, divulguem e debatam. Sem dúvida, entendemos que ainda é necessário continuarmos um amplo debate em torno de tais propostas. Segue o link: http://www.reitoria.usp.br/?page_id=1430
Estamos a disposição de todos. Abraços; Zé Renato

Pauta CO, 6.12.2016, terça-feira

Caros colegas,
Como é praxe, em quintas que antecedem às reuniões do CO, ontem recebemos a pauta da reunião da próxima terça-feira, 6.12.2016, acompanhada da documentação relativa aos pontos de deliberação da reunião. Com isso, como é nosso costume fazemos este post para dar amplo acesso tanto à pauta como sua referida documentação, para assim a Comunidade USP ter acesso amplo aos assuntos que serão tratados pelo colegiado máximo da USP.
Pedimos desculpas a todos, pois infelizmente ainda não tivemos condições de fazer o relato da última reunião do CO, na qual se aprovou os pontos relativos à carreira docente. Neste último mês tive muitos compromissos profissionais, além da carga de trabalho ter aumentado bastante por estar finalizando minhas atividades docentes um pouco antes neste ano. Na próxima terça-feira serei submetido à uma pequena cirurgia para a qual estarei afastado de todas as atividades presenciais na EACH/USP, uma vez esta cirurgia prever um relativo período longo de recupe…