sábado, 25 de junho de 2016

Cancelamento da Reunião do CO, dia 28 de junho

Caros colegas, bom dia!

Faço este breve post para noticiar que a reunião do CO de 28 de junho, próxima terça-feira, aparentemente foi cancelada. Digo aparentemente pelos seguintes motivos:

a) era público e notório que na próxima terça-feira, dia 28, estava previsto no calendário do CO a realização de um reunião ordinária (conforme podemos conferir neste mesmo blog no post no qual relatamos o desenvolvimento da primeira reunião do ano, 1º de março de 2016, oportunidade na qual o Prof. Marco Antonio Zago anunciou o calendário de reuniões do CO de 2016. Vejam no próprio relato realizado em 5 de março - http://migre.me/uconI - como o mesmo é longo acabo de editá-lo destacando em fonte vermelha onde encontramos a referência ao calendário do CO).

b) até o momento, sábado dia 25 de junho, a pauta desta reunião não foi disponibilizada pela Secretaria Geral da USP (em todas reuniões do CO, que sempre ocorrem às terças-feiras, a pauta é disponibilizada aos conselheiros na quinta-feira que antecede a reunião, importante lembrar que esta sistemática é mantida até mesmo para reuniões extraordinárias).

c) até a última quinta-feira, dia 23, encontrávamos no site da Secretaria Geral a previsão para a reunião da próxima terça-feira, uma vez pessoalmente ter consultado tal página eletrônica. Foi com muita surpresa que ontem no início da noite observamos que tal previsão não consta mais do calendário do CO. Como é possível vermos no seguinte link: http://www.usp.br/secretaria/?p=3509.

d) até o momento a Secretaria Geral não enviou nenhuma mensagem aos conselheiros cancelando a reunião ou mesmo remarcando-a (como já fizera em outras oportunidades).

Deixo aqui este registro, portanto. E também quero marcar que causa muita estranheza tal situação, uma vez (como pode se constatar no relato realizado em 5 de março) nosso reitor ter previsto que necessariamente nesta reunião de junho o CO deveria deliberar sobre as vagas para a FUVEST. Isso sem me alongar sobre a expectativa gerada na comunidade USP em torno desta reunião, pois em março nosso reitor também previu que em 28 de junho haveria a sessão que deliberaria sobre a carreira docente (pauta adiada muito recentemente pessoalmente pelo Prof. Marco Antonio Zago, em vídeo veiculado à toda comunidade USP por mensagem eletrônica - http://www.usp.br/imprensa/?p=57832).

Com isso, ficamos na expectativa que exista algum pronunciamento da Secretaria Geral sobre o adiamento desta reunião, bem como a definição de uma nova data, pois o calendário atual que consta do site da mesma secretaria somente prevê realização de uma próxima reunião do CO para outubro. E como acabamos de demonstra há assuntos urgentes a serem deliberados, além da promessa que as propostas em torno de nossa carreira docente sejam deliberadas em agosto próximo.

Desde já aponto que se não houver qualquer reunião do CO que preceda uma possível reunião deliberativa sobre a carreira docente o processo de debate em torno desta importante questão fica seriamente prejudicado, pois sem dúvida a proposta apresentada por ora, como vimos no I Encontro de Docentes da USP, ainda não está pronta para ser votada.

Fico a disposição de todos;
Zé Renato

terça-feira, 21 de junho de 2016

Imagens e Áudio do I Encontro de Docentes da USP

Caros colegas,

faço este post somente para dar um retorno sobre a disponibilização das imagens, via IPTV, do I Encontro de Docentes da USP. Infelizmente desde o dia seguinte a realização do evento venho tentando contato sem sucesso com a reitoria, com o sentido da disponibilização das imagens do debate ocorrido no último dia 6 de junho, conforme compromisso que assumi no final daquele encontro.

Como já se passou mais de duas semanas da realização do encontro, e até o momento não obtive nenhum sucesso em meus contatos tanto com a chefia de gabinete do reitor como com o cerimonial da USP, órgãos que auxiliaram as representações dos docentes no CO na organização do I Encontro de Docentes da USP, considero que estas não respostas configuram-se como uma recusa da reitoria em disponibilizar tal material.

Sinceramente, lamento profundamente por dois motivos: 

1) Isto impede o acesso ao importante debate ocorrido naquela manhã a um número grande de colegas impossibilitados de estarem presentes no debate do último dia 6 de junho, principalmente aqueles que atuam nos campi do interior do Estado de São Paulo.

2) Demonstra falta de vontade da reitoria em realizar um amplo debate em torno das propostas de modificação de nossa carreira docente e da criação de um sistema de avaliação inédito dentro da USP. 

No meu entender, isto demonstra uma visão política de muito curto prazo, pois assim a reitoria tenta evitar o inevitável, críticas ao projeto e ao processo de discussão em torno das propostas. Pois se tivesse um visão mais ampla, principalmente de longo prazo, saberia que no momento inicial estas críticas seriam muito normais e bem vindas no sentido do aperfeiçoamento das propostas, e que se desejasse fazer um processo de convencimento da maioria da comunidade USP deveria saber que isto somente seria possível num prazo mais longo, e somente aconteceria de fato se a própria reitoria não se furtasse ao necessário debate em torno de projeto de tal monta, algo muito natural no ambiente universitário e acadêmico de excelência que é o da USP.

Bem, só tenho a lamentar, e já demarcar que isto será cobrado pessoalmente na próxima sessão do CO, afinal como um dos organizadores de tal evento entendo ser muito infeliz esta posição da atual gestão reitoral, comandada pelo Prof. Marco Antonio Zago.

Continuo como sempre à disposição.

Abraços a todos;

Zé Renato

terça-feira, 7 de junho de 2016

I Encontro de Docentes da USP - Breve Relato

Caros colegas,

Como era de se esperar faço este breve post para dar conta da realização do I Encontro de Docentes da USP, ocorrido ontem, dia 6 de junho, no Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP.

Não tecerei grandes comentários, pois estou trabalhando para disponibilizar a íntegra da reunião em audiovisual, via página do IPTV. Por sinal, este foi um compromisso público que assumi ontem ao final do evento, uma vez o auditório do CDI ainda ser muito novo, o que nos impossibilitou a transmissão ao vivo, mas, por outro lado, garantimos a gravação da reunião.

Assim que conseguir a confirmação de quando estará disponível tal material audiovisual na página do IPTV avisarei por aqui, e aí faço mais algum comentário sobre a reunião realizada ontem.

No geral, posso dizer que o evento foi um sucesso, pois tivemos a oportunidade de ver a exposição tanto daqueles que propõe as mudanças em nossa carreira docente, nas falas da Profa. Maria Paula Dallari Bucci, Superintendente Jurídica da USP e do Prof. Ricardo Terra, membro da comissão que elaborou a proposta da Reitoria, como daqueles que se opõem frontalmente ao teor da proposta da reitoria, Prof. Ciro Correia, representando a ADUSP.

Posições que em alguns momentos tornaram-se claramente incompatíveis, gerando ainda algum clima de enfrentamento mais ríspido entre as partes. Mas como era de se esperar, o debate de ideias veio a superar qualquer clima de animosidade que possa ter existido durante a reunião. Com isso, sem dúvida alguma, a reunião transcorreu normalmente até por volta das 14hs, com a intensa participação do bom público presente, por volta de 350 pessoas (numa estimativa pessoal e impressionística). Falas que começaram a nos demonstrar qual é o espírito da comunidade USP em relação à proposta da reitoria, sendo possível afirmar que é inegável que há muito a se modificar ainda, uma vez ter surgido inúmeras sugestões neste sentido, além de ser bom demarcar que também surgiram posições que rechaçam a integralidade da proposta.

Em breve farei um post mais substancioso, assim que tiver notícias sobre o acesso à íntegra da reunião via IPTV. Por ora, fico a disposição de todos para qualquer outro esclarecimento.

Abraços a todos;
Zé Renato

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Lembrete - I Encontro de Docentes da USP

Colegas, boa tarde!

Faço este post somente para lembrar da realização na próxima segunda-feira, dia 6/6, do I Encontro dos Docentes da USP.

A maciça participação dos docentes da USP de todas categorias é fundamental para o evento, afinal será mais um momento para discutirmos questões ligadas à nossa Carreira Docente, e em especial uma oportunidade única de debatermos o Projeto da Reitoria de mudanças em nossa carreira, bem como a criação da CPA.

Como já alertado aqui em nosso blog é necessário fazer a inscrição através do seguinte link: http://migre.me/u0HEw, e também para o controle dos organizadores, por favor, enviem e-mail ao Prof. Marcilio Alves, maralves@usp.br, confirmando a participação. Informações mais detalhadas sobre o evento todos encontram no post anterior de nosso blog.

Conto com a presença de muitos de nós!

Abraços e ótimo final de semana para nós todos!
Zé Renato