quarta-feira, 25 de maio de 2016

I Encontro de Docentes da USP

Colegas,

Todos devem ter recebido hoje uma mensagem da reitoria sobre o I Encontro de Docentes da USP. Evento idealizado pelas três representações de categorias docentes no CO. Abaixo reproduzo a mensagem remetida hoje.

Convido a todos a participarem e se inscreverem, o encontro acontecerá no próximo dia 6 de junho na no Centro de Difusão Internacional na Cidade Universitária. Os detalhes estão no texto da mensagem. Será uma ótima oportunidade para debatermos o projeto de reformulação da carreira docente na USP e a criação da CPA.

Conto com a presença de muitos dos leitores deste blog. Segue o texto da mensagem:

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

De: grcg@usp.br
Para: zrenato@usp.br
Enviadas: Terça-feira, 24 de Maio de 2016 17:54:40
Assunto: Convite - Encontro de Docentes da USP 2016
Prezado(a) docente,
Convidamos V. Sa. para participar do Encontro de Docentes da USP 2016, a ser realizado no dia 6 de junho p. f., segunda-feira, das 9h30 às 13h30, no auditório do Centro de Difusão Internacional, localizado na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, travessa 4, s/n (em frente à Escola de Comunicações e Artes), Cidade Universitária "Armando de Salles Oliveira" - Butantã - São Paulo. 
O espírito do Encontro é entender melhor a opinião dos docentes sobre vários temas da Carreira e Avaliação Docente.
A programação é a seguinte:
09h30 - 10h - Abertura do encontro
10h - 10h30 - Avaliação da Carreira Docente - Profa. Dra. Maria Paula Dallari Bucci, Prof. Dr. Ricardo Ribeiro Terra e Prof. Dr. Luiz Nunes de Oliveira;
10h30 - 11h - Carreira Docente - Prof. Dr. Ciro Teixeira Correia, representando a ADUSP;
11h - 11h30 - Coffee-break;
11h30 - 13h - Discussão coordenada pelos Professores Representantes das Categorias Docentes no CO;
13h - 13h30 - Ponderações finais.
Para participar é necessário se inscrever no evento por meio do seguinte link: https://gr.uspdigital.usp.br/Eventos/PaginasPublicas/ConfirmarParticipacao.aspx?IDEvento=1
Para nosso controle, por favor, envie e-mail ao Prof. Marcilio Alves, maralves@usp.br, confirmando a participação.
Subscrevem o presente e organizam o encontro os representantes dos Professores Associados, Doutores e Titulares junto ao Conselho Universitário, que contaram com o apoio logístico da Reitoria.
Atenciosamente,

Profa. Dra. Simone Rocha de Vasconcellos Hage [Associada]                  
Prof. Dr. Marcílio Alves [Associado]
Prof. Dr. José Renato de Campos Araújo [Doutor]                  
Prof. Dr. Marcello Modesto dos Santos [Doutor]  
Prof. Dr. Oswaldo Baffa Filho [Titular]                    
Prof. Dr. Amâncio Jorge Silva Nunes de Oliveira [Titular]


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mensagem enviada por: Gabinete do Reitor. Segue em conformidade 
com a resolução 03 da CTI, que dispõe sobre a difusão de e-mails 
para a comunidade USP.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Abraços a todos;
Zé Renato

terça-feira, 24 de maio de 2016

CO, 24.05.2016, Negociação Salarial

Caros colegas, 

Na tarde de hoje ocorreu, como anunciado, a reunião extraordinária do CO na qual deliberou-se sobre o parecer da COP, relativo à proposta do CRUESP de majoração em 3% nos salários dos servidores da USP.

Como divulgado ontem em nosso blog, a COP emitiu parecer naquela tarde recomendando ao CO a não aprovação do proposta do CRUESP, indicando a impossibilidade de qualquer aumento neste momento. Tal parecer baseia-se, segundo sua íntegra, no histórico da execução orçamentária da USP e nos níveis dos repasses do Governo do Estado, que são, como sabemos, baseados na arrecadação do ICMS.

Depois de uma longa discussão a votação ocorreu da seguinte forma: os conselheiros que desejavam aprovar o parecer da COP deveriam votar SIM, o que significaria 0% de aumento neste ano. Por outro lado, aqueles que desejavam aprovar a proposta do CRUESP de 3% deveriam votar NÃO. Portanto, aqueles que se abstivessem apontariam que não concordavam nem com o parecer da COP e nem com o índice de 3%, deixando entender ser possível um porcentual maior de majoração.

O resultado da votação foi o seguinte:

SIM - 17 votos
NÃO - 66 votos
Abstenção - 16 votos

Aproveito para declarar que meu voto, enquanto representante dos professores doutores, foi pela Abstenção. Uma vez entender que, apesar do grave momento de crise financeira que a USP vive, é possível que o CRUESP proponha índice que ao menos se aproxime da reposição da inflação do último ano (o que ainda significará perda, afinal os últimos dois aumentos aconteceram sempre com índices que não cobriram o total da perda inflacionária do período).

Fico a disposição de todos, como sempre.
Abraços; Zé Renato

Transmissão ao vivo do CO, negociação salarial

Colegas,

acaba de se inciar a reunião do CO, segue o link do IPTV para a transmissão ao vivo:


Estou a disposição.
Abraços; Zé Renato 

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Parecer da COP, contra os 3%, a favor de nenhum aumento para 2016

Caros colegas,

A Secretaria Geral do CO distribuiu, agora às 18 horas, para todos seus conselheiros a complementação da pauta da reunião de amanhã.

Com isso, agora os conselheiros tem em mãos o parecer da COP sobre a proposta de 3% do CRUESP, bem como o Sistema de Informações Financeiras para o Conselho Universitário (janeiro a abril de 2016).

Abaixo disponibilizo os links para os dois documentos, para assim todos terem acesso às suas cópias. Ressalto que o parecer é relativamente longo e aponta para a INVIABILIDADE TÉCNICA para qualquer aumento neste ano, pois os níveis de arrecadação estão abaixo do projetado no final do ano passado.

Mas neste caso o texto é autoexplicativo.

PARECER DA COP RELATIVO À PROPOSTA DO CRUESP

Sistema de Informações Financeiras para o Conselho Universitário (jan a abril de 2016)

Acessem e divulguem amplamente.

Abraços a todos;
Zé Renato

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Negociação Salarial - Reunião Extraordinária do CO, dia 24.5, 14hs

Caros colegas,

como era de se esperar depois do comunicado do CRUESP, sobre sua proposta de 3% de reajuste salarial, no qual expressou claramente que no caso da USP tal reajuste estaria condicionado à aprovação do CO, hoje por volta das 17 horas seus conselheiros foram convocados para uma reunião extraordinária no próximo dia 24.5 (terça-feira) às 14 horas.

Como todos verão na pauta distribuída hoje, disponível nos links abaixo, está agendado para segunda-feira, 23, a reunião da COP (Comissão de Orçamento e Patrimônio) durante a qual será elaborado parecer a ser votado na terça pelo CO.

Com isso, não está claro qual serão os termos a serem deliberados no dia 24, mas não é difícil imaginar que a COP irá recomendar este índice como o possível para a execução orçamentária em 2016. Lembro a todos que no orçamento deste ano não havia nenhuma previsão de majoração nos salários da USP, com isso, diferente de 2014 não há um parâmetro a ser utilizado pelo CO. Portanto, provavelmente o índice acordado no CRUESP será o recomendado pela COP, isto pelo menos é a minha opinião pessoal. 

Importante demarcar que com as perdas salariais dos últimos anos, dado termos recebidos ao menos nos últimos dois anos reajustes abaixo da inflação, posicionar-me-ei contra a aprovação dos 3%, propondo que a USP atenda a reivindicação de 12% proposta pelo Fórum das Seis (ente que historicamente conduz a negociação salarial, representativo de professores e funcionários das 3 universidades paulistas).

Portanto, como é praxe em nosso blog, disponibilizo a documentação nos links abaixo relacionados:

PAUTA DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA

OFÍCIO COP

Fico a disposição de todos.
Abraços; Zé Renato

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Propostas da Reitoria - Carreira Docente e Avaliação Docente

Caros colegas, boa noite!

Faço este post para disponibilizar a todos o material remetido pela reitoria às unidades da USP com a íntegra do projeto de reformulação da carreira docente, bem como a avaliação docente.

Enquanto representante dos professores doutores no CO pretendo organizar debates em torno destes textos. Afinal a reitoria anunciou durante a primeira reunião do CO no ano que tal matéria irá a voto na reunião de 28 de junho de 2016 (a próxima agendada).

Conforme anunciei em nosso penúltimo post, no qual relatamos a reunião do CO de 19 de abril, em conjunto com os demais representantes de categoria (associados e titulares) estamos organizando o I Encontro de Docentes da USP que acontecerá em 6 de junho no Auditório do Centro de Difusão Internacional - CDI das 9:30 às 17:30 na Cidade Universitária.

Com certeza também organizarei em conjunto dos representantes docentes na Congregação da EACH um debate em nossa unidade. Além de ficar a disposição das demais unidades para participar de outros debates. Afinal, infelizmente, como representante serei um dos poucos que poderá participar exclusivamente como docente da votação da matéria, afinal a grande maioria do CO é formado por dirigentes das unidades ou representantes das congregações.

Em tempo, aproveito para registrar minha indignação com a reitoria por não ter remetido tais documentos diretamente para a representação dos professores doutores (ainda não me comuniquei com os demais representantes de categoria para saber se isto também aconteceu com os colegas). Os documentos que ora disponibilizo foram remetidos pela Profa. Maria Cristina Motta de Toledo, a quem registro meus cumprimentos pessoais, depois que tive notícias pelo informativo da ADUSP que a reitoria havia enviado tais documentos para os dirigentes das unidades. Além de me sentir com um membro de segunda classe dentro do CO, considero tal ato uma grande descortesia dos órgãos centrais da USP, afinal na última sessão do CO solicitei diretamente ao nosso Magnífico Reitor a íntegra destes documentos. 

Segue abaixo os links para os documentos:


Estatuto do Docente


Regimento Interno da Comissão Permanente de Avaliação (CPA)

Alterações de Estatuto e Regimento Geral  - Avaliação docente e institucional

Fico a disposição de todos.
Grande abraço;
Zé Renato