sábado, 27 de fevereiro de 2016

Errata na Pauta, Reunião CO 1º de março de 2016

Colegas,

ontem à tarde os conselheiros do CO receberam uma errata na pauta para a reunião da próxima terça-feira, dia 1º de março.

Com isso, atualizei o arquivo disponível no link: Pauta e Sumário, reunião de 1º de março

Confiram no post anterior.

Abraços a todos e ótimo final de semana.

Zé Renato

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Importante - Reunião do CO, dia 1º de março de 2016, 14hs - Pauta e Documentação.

Caros colegas,

No início da noite desta quinta-feira, 25 de fevereiro, como é praxe, a Secretaria Geral encaminhou aos membros do CO a pauta, bem como a referida documentação, necessária para a realização da reunião do CO que acontecerá na próxima terça-feira, dia 1º de março.

Como é costume em nosso blog, este post é realizado com o intuito de disponibilizar amplamente toda a documentação referente à próxima reunião do CO. Desde já destaco o caráter diferenciado desta reunião, pois como poderemos ver pela pauta e sua documentação, acessíveis nos links abaixo relacionados, a reunião da próxima terça-feira será uma sessão com poucos pontos de deliberação restringindo-se quase que exclusivamente a mudanças que estão ocorrendo na Administração Central da USP.

Como se pode ver nesta documentação a reunião girará em torno da mudança de nomes de dois Pró-Reitores - Pós-Graduação e Cultura e Extensão, além da indicação do Controlador Geral, cargo recém criado na USP. Uma vez a pauta contar com a homologação por parte do CO dos novos nomes que assumirão tais pró-reitorias, a recondução dos demais pró-reitores, e, por último, quem assumirá a Controladoria Geral.

Na pró-reitoria de Cultura e Extensão vemos a saída da Profa. Maria Arminda do Nascimento Arruda e a indicação do Prof. Marcelo de Andrade Roméro como o novo pró-reitor. Na Pós-Graduação vemos o nome do Prof. Carlos Gilberto Carlotti Júnior ser indicado em substituição da Profa. Bernadette Dora Gombossy de Melo Franco.

Ainda no bojo de mudanças na Administração Central da USP vemos a indicação, para homologação do CO, do Controlador Geral da USP, cargo criado pelo próprio CO no segundo semestre de 2015. Para tanto, nosso reitor indica o Prof. Fernando Dias Menezes de Almeida para ser a primeira pessoa a assumir a direção da Controladoria Geral da USP.

Para além destas mudanças de nomes na Administração Central, a reunião do CO de 1º de março contará ainda com a deliberação sobre mudanças estatutárias e regimentais, referentes aos processos de indicação pela reitoria dos pró-reitores e dos pró-reitores adjuntos. Com os adjuntos, se aprovadas as alterações propostas, passando a serem indicados livremente pelo reitor, diferente de hoje no qual tal cargo é necessariamente preenchido por membros dos respectivos conselhos.

Na documentação que se segue, acessíveis pelos links abaixo relacionados, encontramos todos os detalhes destas mudanças, bem como os respectivos currículos dos indicados para ocuparem o cargos acima citados.

Ata para aprovação da última reunião do CO (8/12/2015)

Pauta e Sumário, reunião de 1º de março
Documentação referente à pauta

Nomes e CV Pró-Reitores

Nome e CV Controlador Geral

Fico a disposição de todos. Por favor, acessem e divulguem a documentação desta reunião do CO.

Grande abraço a todos;
Zé Renato
  

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Resultados das Eleições para Categoria Docentes

Caros colegas, bom dia!

Deixo aqui registrado os resultados integrais das eleições para as categorias docentes no CO-USP. Todos os resultados, de 1º e 2º turno, estão acessíveis nos links abaixo.

Entendo ser importante termos este registro em nosso blog, afinal é a primeira vez que o universo dos docentes da USP é chamado a participar de uma eleição direta para o Conselho Universitário. Mesmo que ainda seja muito restrito a representação de cada categoria no CO (somente um representante por categoria) julgo ser um avanço considerável, ainda mais se pensarmos como eram obscuros os procedimentos anteriores (e digo isto com propriedade, afinal fui eleito para o primeiro mandato dentro daquela regra).

Seguem os resultados:

1º TURNOhttp://migre.me/t5IfZ
2º TURNOhttp://migre.me/t5Iix

Abraços a todos;

Zé Renato

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

VITÓRIA TAMBÉM NO SEGUNDO TURNO, MUITO OBRIGADO

Caros colegas, boa tarde!

É com muita satisfação que faço este post para agradecer os 856 votos que nossa chapa recebeu no segundo turno da eleição para a representação dos professores doutores no CO. Tal marca representa 64,12% dos votos válidos (excluindo brancos e nulos) e 56,91% dos votos totais. Mas o mais significativo para nós é que para além do primeiro turno, onde também obtivemos índices acima dos 50% dos votantes, agora obtivemos tal quantidade de votos num 2º turno que atraiu mais de 50% de nossa categoria. Pois enquanto no primeiro turno logou-se o índice de exatos 50% de 'comparecimento às urnas', agora esta expressiva marca foi superada pelo índice de 51,05% de todos os professores doutores da USP.

Somente isso já nos envaidece muito, pois sem dúvida é uma marca histórica dentro de nossa universidade, afinal é a primeira vez que acontece uma eleição nestes moldes, dando oportunidade para todo o universo de docentes da USP participar de eleições para o CO (não se esqueçam, junto à eleição para a categoria dos doutores ocorreram também eleições para a representação dos associados e os titulares). No nosso entender o principal significado destas eleições é o simbólico, pois sem dúvida nosso mandato ganha uma legitimidade que até então nem ousava sonhar em ter, dado a baixa ressonância na comunidade USP do modelo de eleição anterior (através de delegados).

Não podemos deixar de cumprimentar a outra chapa concorrente, Profs. Luiz Jurandir Simões de Araújo e Wanderlei Lima de Paulo pela participação neste pleito, pois a disputa entre duas chapas com visões distintas de universidade parece-nos muito salutar. Deixo aqui nossos cumprimentos pessoais.

Com certeza, o trabalho junto ao CO ganha agora novo significado, com muito mais responsabilidade para nossa chapa. Como sempre estamos a disposição de todos, e terminamos dizendo que estamos muito contentes com a eleição e com a consolidação de nosso blog como canal de comunicação com os docentes da USP (afinal como sabemos o acesso é livre a todos) e com a comunidade uspiana no geral.

Agradecemos a confiança depositada em nós.

Um grande abraço;
Zé Renato e Marcello

PS. Dia 1 de março está marcada a primeira sessão do CO de 2016, provavelmente, como é praxe, a pauta será remetida amanhã aos membros, como sempre assim que chegar faremos nosso tradicional post para que a comunidade USP tenha acesso à íntegra da pauta.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

2º TURNO ELEIÇÃO REPRESENTAÇÃO DOS DOUTORES NO CO

Colegas, boa noite!

Neste domingo todos devem ter recebido uma mensagem de e-mail intitulada "Votação: Eleição do representante dos Professores Doutores - 2o. Turno", com todas as instruções para a votação no segundo turno de nossa eleição.

Faço este post somente para LEMBRAR a todos que a votação ocorre nesta segunda e terça-feira, 22 e 23 de fevereiro. É muito importante que todos professores doutores participem, todos podem votar, mesmo aqueles que por ventura não o fizeram no 1º turno no início deste mês.

Aproveito para mais uma vez dar acesso à plataforma de campanha de nossa chapa - http://migre.me/sHQXu

Um abraço a todos, estamos sempre a disposição.

Zé Renato e Marcello

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Lembrete - Eleições, dia 22 e 23 de fevereiro, segundo turno

Caros Colegas, boa tarde!

Com o início do calendário letivo da USP entendemos que não é demais lembrar a todos que na semana que vem, nos dia 22 e 23 de fevereiro (segunda e terça), acontecerá o segundo turno da eleição para a Representação dos Professores Doutores no CO.

No primeiro turno, realizado no início de fevereiro, nossa chapa recebeu 795 votos, o que significou mais de 50% dos votos, mas como o edital previa maioria absoluta no primeiro escrutínio criou-se a necessidade do 2º turno, uma vez não termos atingido a maioria absoluta dos votos entre o número total de professores doutores da USP.

Peço a todos que não se esqueçam deste compromisso, as eleições, como no primeiro turno, serão remotas (on line), e todos as instruções de como procedermos, bem como os links para votação, serão enviados pela reitoria na véspera do pleito.

Termino solicitando que todos divulguem amplamente esta eleição em suas unidades, pois temos a certeza que podemos ampliar ainda mais nossa votação, alcançando assim uma legitimidade sem precedentes entre os representantes docentes no CO.

Como sempre, ficamos a disposição. 
Deixamos aqui o link para nossa plataforma de campanha: http://migre.me/sHQXu.

Abraços a todos;
Zé Renato

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

A eleição ainda não acabou.....vamos ao segundo turno

Caros colegas, boa tarde!

Em primeiro lugar tenho que agradecer a todos 795 colegas que nos honraram com seu voto na eleição dos dias 3 e 4 de fevereiro. Sem dúvida, é um resultado muito expressivo, o que sem dúvida nos envaidece demais. Afinal tivemos 63,6% dos votos válidos (excluindo brancos e nulos) ou 53,83% do total de votos, uma votação muito significativa, afinal foi a primeira vez que a USP organizou eleições diretas para a representação das categorias docentes no CO. Sinceramente quero agradecer a todos, principalmente aqueles que fizeram campanha para nossa chapa, já que sabemos que não foram poucos. MUITO OBRIGADO......

Mas, por favor, chamo a atenção de todos - A ELEIÇÃO NÃO ACABOU, HAVERÁ SEGUNDO TURNO NOS DIAS 22 E 23 DE FEVEREIRO.

A portaria da reitoria, com texto aprovado pelo CO, no que se refere aos resultados dos pleitos para as representações das categorias, prevê o seguinte:

"Artigo 15 - A totalização dos votos das eleições eletrônica e convencional será divulgada no dia 5 de fevereiro de 2016, às 17h, sendo consideradas eleitas as chapas que obtiverem maioria absoluta.

Artigo 16 - Caso o resultado não atenda ao disposto no caput deste artigo, proceder-se-á um segundo turno, a ser realizado nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2016, entre as duas chapas mais votadas, considerando-se eleita a que obtiver maioria simples."

Com isso, ao prever maioria absoluta pretendeu-se que uma chapa para ser eleita em primeira turno deveria ter 50% mais um voto da totalidade do eleitorado (todos os doutores da USP). Portanto, e por mais incrível que possa parecer, uma chapa somente seria eleita se obtivesse 1.478 votos no primeiro turno, uma vez nosso eleitorado totalizar 2.954 professores doutores! O que significa que se alguma das duas chapas concorrentes conseguisse o impossível e obtivesse 100% no primeiro escrutínio mesmo assim haveria necessidade de um segundo turno, afinal o total de votantes foi de 1.477!!!!

Óbvio que esta situação é surreal, mas é a regra aprovada pelo CO, com a anuência de todos os representantes de categorias, inclusive eu, que não se atentaram para o quanto tal regra poderia criar uma situação completamente inacreditável.

Com isso, não adianta chorarmos pelo leite derramado, o que devemos fazer é seguir em frente e partirmos para o segundo turno que acontecerá, como já dito, nos dias 22 e 23 de fevereiro próximos.

Termino solicitando a atenção de todos, pois é necessário que nossa votação expressiva se mantenha neste segundo turno, com a certeza que temos todas as condições de ampliarmos ainda mais nossa votação. Portanto, peço a todos que continuemos divulgando tanto a eleição, como a notícia do segundo turno, bem como devemos continuar a difundir nossa chapa em conjunto de nossa plataforma de atuação (a qual pode ser encontrada através deste link:  http://migre.me/sHQXu)

Sem dúvida, estaremos trabalhando nestas próximas semanas na divulgação de nossa chapa e estamos a disposição de todos, como sempre estivemos.

Abraços a todos;

Zé Renato e Marcello

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Eleição Representação dos Professores Doutores no CO

Caros colegas,

entre hoje e amanhã ocorrerá a eleição para a representação dos professores doutores no CO, Ontem, dia 2, todos devem ter recebido uma mensagem com o link a ser usado nesta eleição, uma vez o pleito ocorrer através de sistema eletrônico.

Eu e o Prof. Marcello agradecemos o apoio que estamos recebendo de colegas das mais variadas unidades, e enviamos esta mensagem para que todos não se esqueçam de votar.

Estamos a disposição, agradecemos a atenção.

Grande abraço a todos;

Zé Renato e Marcello