Pular para o conteúdo principal

CPA e Estatuto Docente - posição da Representação dos Professores Doutores

Caros colegas, boa noite!

Conforme havia prometido em meu último post, registro aqui em nosso blog a nossa posição em relação aos pontos de pauta da reunião do CO de amanhã, relativos ao Estatuto Docente e a nova CPA.

Nossa primeira ação será solicitar a retirada de pauta destes dois pontos da pauta da reunião, alegando falta de tempo para analisar os textos, uma vez terem sido somente remetidos na última quinta-feira à noite, dia 3 de novembro.

Ao mesmo tempo pediremos VISTAS do processo, como é previsto nos parágrafos 11 (em especial no inciso IV), 12, 13 e 14 do Regimento do Conselho Universitário (CO), RESOLUÇÃO 3914, DE 12 DE MARÇO DE 1992 (http://migre.me/vrLil).

Caso estas duas solicitações sejam denegadas por nosso reitor, o que provavelmente ocorrerá devido ao histórico destes tipos de solicitações no CO nesta gestão reitoral, nosso voto será CONTRA em todas votações relativas a estes dois pontos que porventura ocorram na reunião de amanhã.

De forma bem sumária, apresento abaixo os principais motivos para nossa posição:

1- Não haver tempo para discutir esta "nova proposta", afinal a mesma somente chegou à comunidade USP na última quinta-feira por volta das 21 horas através da documentação para deliberação do CO. Entendemos que o ideal seria ter havido uma divulgação anterior da íntegra destas "novas propostas", expondo claramente quais foram as principais incorporações de possíveis sugestões da comunidade USP, além de indicar claramente que este seria o texto final que iria para votação.

2- Apesar de agora na proposta da nova CPA haver a previsão de um número maior de indicações do CO para a CPA, vejo como muito problemática a pouca participação direta das unidades na composição desta comissão.

3- Vejo com apreensão a estratégia da reitoria em fazer mudanças nas propostas com o sentido de "evitar" mudanças estatutárias, que preveriam maioria qualificada (as duas propostas iniciais previam tais mudanças); com isso, acho uma excrecência a não extinção da CERT, e o possível convívio entre CPA e CERT.

Fico a disposição de todos como sempre.
Abraços;
Zé Renato

Comentários

  1. Zé Renato, perfeito. Totalmente de acordo.
    Marcelo Montaño (EESC)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pauta CO, 6.12.2016, terça-feira

Caros colegas,
Como é praxe, em quintas que antecedem às reuniões do CO, ontem recebemos a pauta da reunião da próxima terça-feira, 6.12.2016, acompanhada da documentação relativa aos pontos de deliberação da reunião. Com isso, como é nosso costume fazemos este post para dar amplo acesso tanto à pauta como sua referida documentação, para assim a Comunidade USP ter acesso amplo aos assuntos que serão tratados pelo colegiado máximo da USP.
Pedimos desculpas a todos, pois infelizmente ainda não tivemos condições de fazer o relato da última reunião do CO, na qual se aprovou os pontos relativos à carreira docente. Neste último mês tive muitos compromissos profissionais, além da carga de trabalho ter aumentado bastante por estar finalizando minhas atividades docentes um pouco antes neste ano. Na próxima terça-feira serei submetido à uma pequena cirurgia para a qual estarei afastado de todas as atividades presenciais na EACH/USP, uma vez esta cirurgia prever um relativo período longo de recupe…

Nova redação das propostas da reitoria

Caros colegas, 
Produzimos este breve post somente para alertar a todos sobre a mensagem eletrônica remetida pela reitoria para todos os docentes da USP, intitulada "Nova Comissão Permanente de Avaliação - segunda versão das normas".
Com isso, registramos em nosso blog o link para a página da reitoria na qual encontramos a segunda versão das propostas relativas à carreira docente.
Acessem, divulguem e debatam. Sem dúvida, entendemos que ainda é necessário continuarmos um amplo debate em torno de tais propostas. Segue o link: http://www.reitoria.usp.br/?page_id=1430
Estamos a disposição de todos. Abraços; Zé Renato

Relato Reunião do CO de novembro, 8/11/16

Colegas,
pagando a dívida que tínhamos com este blog, uma vez não termos tido condições neste último mês, devido a compromissos profissionais e pessoais, de sistematizarmos o relato da última reunião do CO, na qual tivemos importantes decisões em torno de nossa carreira docente.
Nosso alento diante a esta situação é que durante todo este mês constatamos que o serviço de transmissão ao vivo do IPTV vem alcançando uma ótima repercussão. Afinal até bem pouco tempo atrás, após as reuniões do CO, éramos procurados por colegas, servidores técnicos e alunos inquerindo-nos pelas decisões do CO e pelo desenrolar dos debates ocorridos no colegiado, e em particular após a reunião de novembro destacou-se para nós uma grande quantidade de pessoas que nos procuraram já comentando o desenrolar da reunião, ficando-nos muito claro que todos haviam acompanhado a transmissão ao vivo da reunião.

LINKS PARA GRAVAÇÃO DA ÍNTEGRA DA SESSÃO DO CO 8/11/2016
sessão manhã
http://iptv.usp.br/portal/video.action?idItem…