Pular para o conteúdo principal

Imagens e Áudio do I Encontro de Docentes da USP

Caros colegas,

faço este post somente para dar um retorno sobre a disponibilização das imagens, via IPTV, do I Encontro de Docentes da USP. Infelizmente desde o dia seguinte a realização do evento venho tentando contato sem sucesso com a reitoria, com o sentido da disponibilização das imagens do debate ocorrido no último dia 6 de junho, conforme compromisso que assumi no final daquele encontro.

Como já se passou mais de duas semanas da realização do encontro, e até o momento não obtive nenhum sucesso em meus contatos tanto com a chefia de gabinete do reitor como com o cerimonial da USP, órgãos que auxiliaram as representações dos docentes no CO na organização do I Encontro de Docentes da USP, considero que estas não respostas configuram-se como uma recusa da reitoria em disponibilizar tal material.

Sinceramente, lamento profundamente por dois motivos: 

1) Isto impede o acesso ao importante debate ocorrido naquela manhã a um número grande de colegas impossibilitados de estarem presentes no debate do último dia 6 de junho, principalmente aqueles que atuam nos campi do interior do Estado de São Paulo.

2) Demonstra falta de vontade da reitoria em realizar um amplo debate em torno das propostas de modificação de nossa carreira docente e da criação de um sistema de avaliação inédito dentro da USP. 

No meu entender, isto demonstra uma visão política de muito curto prazo, pois assim a reitoria tenta evitar o inevitável, críticas ao projeto e ao processo de discussão em torno das propostas. Pois se tivesse um visão mais ampla, principalmente de longo prazo, saberia que no momento inicial estas críticas seriam muito normais e bem vindas no sentido do aperfeiçoamento das propostas, e que se desejasse fazer um processo de convencimento da maioria da comunidade USP deveria saber que isto somente seria possível num prazo mais longo, e somente aconteceria de fato se a própria reitoria não se furtasse ao necessário debate em torno de projeto de tal monta, algo muito natural no ambiente universitário e acadêmico de excelência que é o da USP.

Bem, só tenho a lamentar, e já demarcar que isto será cobrado pessoalmente na próxima sessão do CO, afinal como um dos organizadores de tal evento entendo ser muito infeliz esta posição da atual gestão reitoral, comandada pelo Prof. Marco Antonio Zago.

Continuo como sempre à disposição.

Abraços a todos;

Zé Renato

Comentários

  1. Zé Renato, de minha parte posso lhe assegurar que eu tinha uma expectativa muito grande em poder assistir à gravação do encontro. Creio que seria desejável conversar com a representação dos Associados (e quem mais tiver participado da organização do evento) e encaminhar uma solicitação formal da gravação. Depois, a depender da resposta, poderemos pensar em como disponibilizar aos demais ou, se for o caso, novas ações no sentido de obtermos a gravação.

    ResponderExcluir
  2. obrigado pelo comentário, caro Marcelo. Seguirei sua sugestão e conversarei com as demais representações.
    abs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Nova redação das propostas da reitoria

Caros colegas, 
Produzimos este breve post somente para alertar a todos sobre a mensagem eletrônica remetida pela reitoria para todos os docentes da USP, intitulada "Nova Comissão Permanente de Avaliação - segunda versão das normas".
Com isso, registramos em nosso blog o link para a página da reitoria na qual encontramos a segunda versão das propostas relativas à carreira docente.
Acessem, divulguem e debatam. Sem dúvida, entendemos que ainda é necessário continuarmos um amplo debate em torno de tais propostas. Segue o link: http://www.reitoria.usp.br/?page_id=1430
Estamos a disposição de todos. Abraços; Zé Renato

Reunião do CO, 12 de julho, 14hs

Caros colegas, boa noite!
Finalmente no fim da tarde de hoje a Secretaria Geral da USP convocou os conselheiros para a próxima reunião do CO, que acontecerá na próxima terça-feira, dia 12 de julho, às 14hs. Lembramos a todos que esta reunião deveria ter sido realizada em 28 de junho, conforme calendário definido pela reitoria na primeira reunião do ano deste colegiado, data na qual a reitoria optou por realizar uma reunião de dirigentes, conforme registramos em postagem nesta manhã.
Como é praxe neste blog, disponibilizamos a pauta desta reunião nos links abaixo relacionados, além de toda a documentação que os conselheiros do CO recebem para subsidiarem as deliberações do colegiado.
Faço três destaques nesta pauta para que todos tenham atenção, afinal são assuntos de amplo interesse da comunidade USP:
1) Item 3 da Ordem do Dia - MINUTA DE RESOLUÇÃO - PROGRAMA DE INCENTIVO À REDUÇÃO DE JORNADA.
2) Item 4 da Ordem do Dia -  MINUTA DE RESOLUÇÃO - NOVO PROGRAMA DE INCENTIVO À DEMISSÃO VOLUNTÁR…

Pauta CO, 6.12.2016, terça-feira

Caros colegas,
Como é praxe, em quintas que antecedem às reuniões do CO, ontem recebemos a pauta da reunião da próxima terça-feira, 6.12.2016, acompanhada da documentação relativa aos pontos de deliberação da reunião. Com isso, como é nosso costume fazemos este post para dar amplo acesso tanto à pauta como sua referida documentação, para assim a Comunidade USP ter acesso amplo aos assuntos que serão tratados pelo colegiado máximo da USP.
Pedimos desculpas a todos, pois infelizmente ainda não tivemos condições de fazer o relato da última reunião do CO, na qual se aprovou os pontos relativos à carreira docente. Neste último mês tive muitos compromissos profissionais, além da carga de trabalho ter aumentado bastante por estar finalizando minhas atividades docentes um pouco antes neste ano. Na próxima terça-feira serei submetido à uma pequena cirurgia para a qual estarei afastado de todas as atividades presenciais na EACH/USP, uma vez esta cirurgia prever um relativo período longo de recupe…