Pular para o conteúdo principal

Imagens e Áudio do I Encontro de Docentes da USP

Caros colegas,

faço este post somente para dar um retorno sobre a disponibilização das imagens, via IPTV, do I Encontro de Docentes da USP. Infelizmente desde o dia seguinte a realização do evento venho tentando contato sem sucesso com a reitoria, com o sentido da disponibilização das imagens do debate ocorrido no último dia 6 de junho, conforme compromisso que assumi no final daquele encontro.

Como já se passou mais de duas semanas da realização do encontro, e até o momento não obtive nenhum sucesso em meus contatos tanto com a chefia de gabinete do reitor como com o cerimonial da USP, órgãos que auxiliaram as representações dos docentes no CO na organização do I Encontro de Docentes da USP, considero que estas não respostas configuram-se como uma recusa da reitoria em disponibilizar tal material.

Sinceramente, lamento profundamente por dois motivos: 

1) Isto impede o acesso ao importante debate ocorrido naquela manhã a um número grande de colegas impossibilitados de estarem presentes no debate do último dia 6 de junho, principalmente aqueles que atuam nos campi do interior do Estado de São Paulo.

2) Demonstra falta de vontade da reitoria em realizar um amplo debate em torno das propostas de modificação de nossa carreira docente e da criação de um sistema de avaliação inédito dentro da USP. 

No meu entender, isto demonstra uma visão política de muito curto prazo, pois assim a reitoria tenta evitar o inevitável, críticas ao projeto e ao processo de discussão em torno das propostas. Pois se tivesse um visão mais ampla, principalmente de longo prazo, saberia que no momento inicial estas críticas seriam muito normais e bem vindas no sentido do aperfeiçoamento das propostas, e que se desejasse fazer um processo de convencimento da maioria da comunidade USP deveria saber que isto somente seria possível num prazo mais longo, e somente aconteceria de fato se a própria reitoria não se furtasse ao necessário debate em torno de projeto de tal monta, algo muito natural no ambiente universitário e acadêmico de excelência que é o da USP.

Bem, só tenho a lamentar, e já demarcar que isto será cobrado pessoalmente na próxima sessão do CO, afinal como um dos organizadores de tal evento entendo ser muito infeliz esta posição da atual gestão reitoral, comandada pelo Prof. Marco Antonio Zago.

Continuo como sempre à disposição.

Abraços a todos;

Zé Renato

Comentários

  1. Zé Renato, de minha parte posso lhe assegurar que eu tinha uma expectativa muito grande em poder assistir à gravação do encontro. Creio que seria desejável conversar com a representação dos Associados (e quem mais tiver participado da organização do evento) e encaminhar uma solicitação formal da gravação. Depois, a depender da resposta, poderemos pensar em como disponibilizar aos demais ou, se for o caso, novas ações no sentido de obtermos a gravação.

    ResponderExcluir
  2. obrigado pelo comentário, caro Marcelo. Seguirei sua sugestão e conversarei com as demais representações.
    abs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Reunião do CO, próxima terça, dia 4 de julho, pauta

Caros colegas,
como era de se esperar, uma vez a reitoria não ter realizado a reunião do CO prevista para esta última semana de junho, na noite de ontem chegou aos seus conselheiros a pauta da reunião do CO que acontecerá na próxima terça-feira, às 14hs, na sala do Conselho Universitário localizada no prédio da reitoria na Cidade Universitária.
Faço este post para publicar a íntegra da pauta desta reunião, bem como é praxe neste blog toda a documentação referentes aos processos que integram cada item da referida pauta. Documentos estes utilizados pelos conselheiros como base para cada deliberação.
Por favor, divulguem amplamente. Ainda mais porque nesta reunião há pontos importantes para toda a comunidade USP, pois com a discussão de abertura de novos cursos de graduação e a aprovação da Tabela de Vagas para a FUVEST 2018 a discussão sobre as cotas na USP será retomada. Sendo, ao meu ver, o principal ponto da pauta, que copio abaixo com referidos links para a documentação.
Estou à di…

Pauta da reunião do CO do dia 29/05/18

Foi marcado para o próximo dia 29 uma reunião extraordinária do Conselho Universitário para deliberar sobre a proposta de reajuste salarial oferecida pelo CRUESP. Segue a pauta da reunião:


Reitoria da Universidade de São Paulo  989ª Sessão
Reunião do Conselho Universitário Data: 29/05/2018  Local: Sala de Reunião do Conselho Universitário  Horário: 14:00 até 18:00 
Itens da Pauta: EXPEDIENTE Apresentação dos novos membros do Conselho. ORDEM DO DIA PROCESSO 2018.1.6995.1.1 - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Discussão da proposta do CRUESP de reajuste salarial para 2018.Ofício do Magnífico Reitor, Prof. Dr. Vahan Agopyan, ao Presidente da COP, Prof. Dr. Dante Pinheiro Martinelli, encaminhando a proposta de reajuste salarial para 2018 para docentes e servidores técnicos e administrativos. Encaminha o conjunto de informações técnicas preparadas pela CODAGE (18.05.18)Parecer da COP: por unanimidade, não recomenda, em termos técnicos, a concessão do reajuste de 1,5% sugerido pelo CRUESP (22.05.18). 

Voto da Representação dos Doutores na Eleição Reitoral

Caros colegas, boa noite!
Depois de passar quase o final de semana inteiro recebendo mensagens perguntando-me como será meu voto enquanto representante dos professores doutores no CO na eleição reitoral de amanhã, faço esta postagem para explicar como decidi meu voto. Lembro a todos que desde segunda-feira última, dia da realização da consulta à comunidade USP sobre a eleição reitoral, está registrado aqui em nosso blog que meu voto seguiria o resultado da consulta, em especial o resultado referente aos docentes.
Antes de mais nada, lamento que a estratificação na contagem dos votos da consulta não desagregue os docentes entre as três categorias: Professor Titular, Professor Associado e Professor Doutor. Na semana passada consultei um dos membros da Comissão Eleitoral, Prof. Oswaldo Baffa, sobre tal possibilidade de estratificação e o mesmo respondeu que o sistema eletrônico do votação não previa tal desagregação, o que tornava impossível fazê-la a posteriori, pois quando o voto de cada…