Pular para o conteúdo principal

I Encontro de Docentes da USP - Breve Relato

Caros colegas,

Como era de se esperar faço este breve post para dar conta da realização do I Encontro de Docentes da USP, ocorrido ontem, dia 6 de junho, no Centro de Difusão Internacional (CDI) da USP.

Não tecerei grandes comentários, pois estou trabalhando para disponibilizar a íntegra da reunião em audiovisual, via página do IPTV. Por sinal, este foi um compromisso público que assumi ontem ao final do evento, uma vez o auditório do CDI ainda ser muito novo, o que nos impossibilitou a transmissão ao vivo, mas, por outro lado, garantimos a gravação da reunião.

Assim que conseguir a confirmação de quando estará disponível tal material audiovisual na página do IPTV avisarei por aqui, e aí faço mais algum comentário sobre a reunião realizada ontem.

No geral, posso dizer que o evento foi um sucesso, pois tivemos a oportunidade de ver a exposição tanto daqueles que propõe as mudanças em nossa carreira docente, nas falas da Profa. Maria Paula Dallari Bucci, Superintendente Jurídica da USP e do Prof. Ricardo Terra, membro da comissão que elaborou a proposta da Reitoria, como daqueles que se opõem frontalmente ao teor da proposta da reitoria, Prof. Ciro Correia, representando a ADUSP.

Posições que em alguns momentos tornaram-se claramente incompatíveis, gerando ainda algum clima de enfrentamento mais ríspido entre as partes. Mas como era de se esperar, o debate de ideias veio a superar qualquer clima de animosidade que possa ter existido durante a reunião. Com isso, sem dúvida alguma, a reunião transcorreu normalmente até por volta das 14hs, com a intensa participação do bom público presente, por volta de 350 pessoas (numa estimativa pessoal e impressionística). Falas que começaram a nos demonstrar qual é o espírito da comunidade USP em relação à proposta da reitoria, sendo possível afirmar que é inegável que há muito a se modificar ainda, uma vez ter surgido inúmeras sugestões neste sentido, além de ser bom demarcar que também surgiram posições que rechaçam a integralidade da proposta.

Em breve farei um post mais substancioso, assim que tiver notícias sobre o acesso à íntegra da reunião via IPTV. Por ora, fico a disposição de todos para qualquer outro esclarecimento.

Abraços a todos;
Zé Renato

Comentários

  1. Caro Zé Renato, parabéns pela iniciativa do evento. Estenda meus cumprimentos aos demais representantes no Co. Estive presente e gostaria de receber o link da reitoria onde estão listadas as contribuições das unidades aos documentos enviados (foi citado lá que há pelo menos uma lista delas, mesmo que a íntegra ainda não esteja). Obrigado e parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
  2. O link a seguir congrega as contribuições das unidades. Foi disponibilizado no email da Reitoria de 8/6/2016. Aá vai : http://www.reitoria.usp.br/?page_id=1336

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Início da reunião, transmissão do IPTV

Colegas,
de maneira incrível, afinal antes de iniciar a sessão ocorreram cenas de violência inimagináveis na frente do prédio da reitoria,
A IPTV já está transmitindo no link abaixo a sessão de hoje do CO, que se inciou há pouco menos de 10 minutos,
http://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=36066
Estou a disposição. Abraços, Zé Renato

Show de Horrores no CO

Caros colegas,
A tarde do dia 7 de março tornou-se, sem dúvida alguma, um dos dias mais lamentáveis da história de nossa universidade, pois, como todos já devem saber, a votação dos Parâmetros de Sustentabilidade da Universidade de São Paulo aconteceu no início da noite de terça-feira antecedida por uma verdadeira batalha campal transcorrida nas cercanias do prédio da reitoria na Cidade Universitária.
Pessoalmente presenciei cenas lamentáveis naquela triste tarde, afinal fui um dos conselheiros que encontrou dificuldades para entrar no prédio da reitoria, uma vez como era anunciado e era completamente esperado por toda comunidade USP, entidades de representação das três categorias (professores, servidores técnicos administrativos e alunos) legitimamente organizavam manifestações pacíficas nas cercanias do prédio desde a hora do almoço, como fora amplamente anunciado pelas entidades. Importante ressaltar que presenciei, apesar do impasse em torno da entrada dos conselheiros no prédio da …

Reunião do CO, próxima terça, dia 4 de julho, pauta

Caros colegas,
como era de se esperar, uma vez a reitoria não ter realizado a reunião do CO prevista para esta última semana de junho, na noite de ontem chegou aos seus conselheiros a pauta da reunião do CO que acontecerá na próxima terça-feira, às 14hs, na sala do Conselho Universitário localizada no prédio da reitoria na Cidade Universitária.
Faço este post para publicar a íntegra da pauta desta reunião, bem como é praxe neste blog toda a documentação referentes aos processos que integram cada item da referida pauta. Documentos estes utilizados pelos conselheiros como base para cada deliberação.
Por favor, divulguem amplamente. Ainda mais porque nesta reunião há pontos importantes para toda a comunidade USP, pois com a discussão de abertura de novos cursos de graduação e a aprovação da Tabela de Vagas para a FUVEST 2018 a discussão sobre as cotas na USP será retomada. Sendo, ao meu ver, o principal ponto da pauta, que copio abaixo com referidos links para a documentação.
Estou à di…