Pular para o conteúdo principal

Cancelamento da Reunião do CO, dia 28 de junho

Caros colegas, bom dia!

Faço este breve post para noticiar que a reunião do CO de 28 de junho, próxima terça-feira, aparentemente foi cancelada. Digo aparentemente pelos seguintes motivos:

a) era público e notório que na próxima terça-feira, dia 28, estava previsto no calendário do CO a realização de um reunião ordinária (conforme podemos conferir neste mesmo blog no post no qual relatamos o desenvolvimento da primeira reunião do ano, 1º de março de 2016, oportunidade na qual o Prof. Marco Antonio Zago anunciou o calendário de reuniões do CO de 2016. Vejam no próprio relato realizado em 5 de março - http://migre.me/uconI - como o mesmo é longo acabo de editá-lo destacando em fonte vermelha onde encontramos a referência ao calendário do CO).

b) até o momento, sábado dia 25 de junho, a pauta desta reunião não foi disponibilizada pela Secretaria Geral da USP (em todas reuniões do CO, que sempre ocorrem às terças-feiras, a pauta é disponibilizada aos conselheiros na quinta-feira que antecede a reunião, importante lembrar que esta sistemática é mantida até mesmo para reuniões extraordinárias).

c) até a última quinta-feira, dia 23, encontrávamos no site da Secretaria Geral a previsão para a reunião da próxima terça-feira, uma vez pessoalmente ter consultado tal página eletrônica. Foi com muita surpresa que ontem no início da noite observamos que tal previsão não consta mais do calendário do CO. Como é possível vermos no seguinte link: http://www.usp.br/secretaria/?p=3509.

d) até o momento a Secretaria Geral não enviou nenhuma mensagem aos conselheiros cancelando a reunião ou mesmo remarcando-a (como já fizera em outras oportunidades).

Deixo aqui este registro, portanto. E também quero marcar que causa muita estranheza tal situação, uma vez (como pode se constatar no relato realizado em 5 de março) nosso reitor ter previsto que necessariamente nesta reunião de junho o CO deveria deliberar sobre as vagas para a FUVEST. Isso sem me alongar sobre a expectativa gerada na comunidade USP em torno desta reunião, pois em março nosso reitor também previu que em 28 de junho haveria a sessão que deliberaria sobre a carreira docente (pauta adiada muito recentemente pessoalmente pelo Prof. Marco Antonio Zago, em vídeo veiculado à toda comunidade USP por mensagem eletrônica - http://www.usp.br/imprensa/?p=57832).

Com isso, ficamos na expectativa que exista algum pronunciamento da Secretaria Geral sobre o adiamento desta reunião, bem como a definição de uma nova data, pois o calendário atual que consta do site da mesma secretaria somente prevê realização de uma próxima reunião do CO para outubro. E como acabamos de demonstra há assuntos urgentes a serem deliberados, além da promessa que as propostas em torno de nossa carreira docente sejam deliberadas em agosto próximo.

Desde já aponto que se não houver qualquer reunião do CO que preceda uma possível reunião deliberativa sobre a carreira docente o processo de debate em torno desta importante questão fica seriamente prejudicado, pois sem dúvida a proposta apresentada por ora, como vimos no I Encontro de Docentes da USP, ainda não está pronta para ser votada.

Fico a disposição de todos;
Zé Renato

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reunião do CO, próxima terça, dia 4 de julho, pauta

Caros colegas,
como era de se esperar, uma vez a reitoria não ter realizado a reunião do CO prevista para esta última semana de junho, na noite de ontem chegou aos seus conselheiros a pauta da reunião do CO que acontecerá na próxima terça-feira, às 14hs, na sala do Conselho Universitário localizada no prédio da reitoria na Cidade Universitária.
Faço este post para publicar a íntegra da pauta desta reunião, bem como é praxe neste blog toda a documentação referentes aos processos que integram cada item da referida pauta. Documentos estes utilizados pelos conselheiros como base para cada deliberação.
Por favor, divulguem amplamente. Ainda mais porque nesta reunião há pontos importantes para toda a comunidade USP, pois com a discussão de abertura de novos cursos de graduação e a aprovação da Tabela de Vagas para a FUVEST 2018 a discussão sobre as cotas na USP será retomada. Sendo, ao meu ver, o principal ponto da pauta, que copio abaixo com referidos links para a documentação.
Estou à di…

Pauta da reunião do CO do dia 29/05/18

Foi marcado para o próximo dia 29 uma reunião extraordinária do Conselho Universitário para deliberar sobre a proposta de reajuste salarial oferecida pelo CRUESP. Segue a pauta da reunião:


Reitoria da Universidade de São Paulo  989ª Sessão
Reunião do Conselho Universitário Data: 29/05/2018  Local: Sala de Reunião do Conselho Universitário  Horário: 14:00 até 18:00 
Itens da Pauta: EXPEDIENTE Apresentação dos novos membros do Conselho. ORDEM DO DIA PROCESSO 2018.1.6995.1.1 - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Discussão da proposta do CRUESP de reajuste salarial para 2018.Ofício do Magnífico Reitor, Prof. Dr. Vahan Agopyan, ao Presidente da COP, Prof. Dr. Dante Pinheiro Martinelli, encaminhando a proposta de reajuste salarial para 2018 para docentes e servidores técnicos e administrativos. Encaminha o conjunto de informações técnicas preparadas pela CODAGE (18.05.18)Parecer da COP: por unanimidade, não recomenda, em termos técnicos, a concessão do reajuste de 1,5% sugerido pelo CRUESP (22.05.18). 

Voto da Representação dos Doutores na Eleição Reitoral

Caros colegas, boa noite!
Depois de passar quase o final de semana inteiro recebendo mensagens perguntando-me como será meu voto enquanto representante dos professores doutores no CO na eleição reitoral de amanhã, faço esta postagem para explicar como decidi meu voto. Lembro a todos que desde segunda-feira última, dia da realização da consulta à comunidade USP sobre a eleição reitoral, está registrado aqui em nosso blog que meu voto seguiria o resultado da consulta, em especial o resultado referente aos docentes.
Antes de mais nada, lamento que a estratificação na contagem dos votos da consulta não desagregue os docentes entre as três categorias: Professor Titular, Professor Associado e Professor Doutor. Na semana passada consultei um dos membros da Comissão Eleitoral, Prof. Oswaldo Baffa, sobre tal possibilidade de estratificação e o mesmo respondeu que o sistema eletrônico do votação não previa tal desagregação, o que tornava impossível fazê-la a posteriori, pois quando o voto de cada…