Pular para o conteúdo principal

Manifesto em favor da legalidade e da democracia

Manifesto em favor da legalidade e da democracia

Nós, professoras e professores do Curso de Gestão de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo abaixo-assinados, diante da grave situação política que se coloca para o país, manifestamos nossa apreensão com a ameaça à ordem institucional e nossa posição em defesa do Estado Democrático de Direito.

Ao mesmo tempo em que nos solidarizamos com a população indignada com as denúncias de corrupção que se sucedem há anos em nosso país, surgidas a cada nova investigação conduzida pelos poderes Judiciário e Legislativo - e que envolvem praticamente todos os principais partidos políticos - ressaltamos a importância de que o trabalho de investigação observe o devido processo legal, respeite garantias individuais e preserve as instituições e valores democráticos, tão duramente conquistados pela sociedade brasileira.

Repudiamos o enviesamento da cobertura midiática, pautada pela espetacularização dos fatos e pela tentativa de imputar culpabilidade antes das apurações e do amplo direito de defesa. Condenamos, portanto, a prática de vazamentos seletivos à imprensa  de informações relativas às investigações, os quais ao fim e ao cabo resultam no progressivo esfacelamento da imagem de nossas instituições perante a opinião pública.
  
Preocupa-nos o clima de convulsão social, agravado a cada minuto. A legalidade e a democracia devem ser preservadas a todo custo, e não é admissível que a mídia, organizações da sociedade civil ou os diferentes movimentos que ocupam as ruas tomem para si o exercício da aplicação da justiça.

Chamamos a atenção para o imperativo da manutenção das garantias constitucionais, para a necessidade de construção do diálogo e para a importância de que todos os agentes públicos trabalhem pela efetivação dos preceitos previstos na Carta Magna promulgada em 1988.

São Paulo, 18 de março de 2016

Prof. Dr. Agnaldo Valentin
Prof. Dr. Alessandro Soares da Silva
Prof. Dr. Alexandre Ribeiro Leichsenring
Profª. Drª. Cecília Olivieri
Profª. Drª. Cristiane Kerches da Silva Leite
Prof. Dr. Danilo Tavares da Silva
Prof. Dr. Eduardo de Lima Caldas
Prof. Dr. Fernando de Souza Coelho
Profª. Drª. Gislene Aparecida dos Santos
Prof. Dr. Jaime Crozatti
Prof. Dr. Jorge Alberto Machado
Prof. Dr. José Carlos Vaz
Prof. Dr. José Renato de Campos Araújo
Prof. Dr. Luiz Gustavo Bambini de Assis
Profª. Drª. Marta Maria Assumpção Rodrigues
Prof. Dr. Martín Jayo
Prof. Dr. Pablo Ortellado
Profª. Drª. Patrícia Maria Emerenciano de Mendonça
Profª. Drª. Renata Mirandola Bichir
Profª. Drª. Ursula Dias Peres
Profª. Drª. Vivian Grace Fernández-Dávila Urquidi
Prof. Dr. Wagner Palon Mancuso
Prof. Dr. Wagner Tadeu Iglecias

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O abaixo-assinado tem meu apoio. Profa. Valéria B. Magalhães - EACH/USP.

    ResponderExcluir
  3. Fico orgulhoso da ação dos colegas docentes e me solidarizo com a iniciativa e conteúdo do manifesto. As dores do amadurecimento das instituições republicanas no país não devem patrocinar este voluntarioso movimento de retrocesso conduzido pela indústria midiática e pelos interesses das oligarquias feudais brasileiras, saudosas das suas marcas.

    ResponderExcluir
  4. Zé Renato, o conteudo desse manifesto defende o Estado Democrático de Direito. Entendo, portanto, que cabe perfeitamente nesse blog de representação. obrigada por enviar

    ResponderExcluir
  5. Obrigada por divulgar José Renato. Sinto-me amplamente representada pelo manifesto dos colegas de GPP. Abç
    Marilia Velardi

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Nova redação das propostas da reitoria

Caros colegas, 
Produzimos este breve post somente para alertar a todos sobre a mensagem eletrônica remetida pela reitoria para todos os docentes da USP, intitulada "Nova Comissão Permanente de Avaliação - segunda versão das normas".
Com isso, registramos em nosso blog o link para a página da reitoria na qual encontramos a segunda versão das propostas relativas à carreira docente.
Acessem, divulguem e debatam. Sem dúvida, entendemos que ainda é necessário continuarmos um amplo debate em torno de tais propostas. Segue o link: http://www.reitoria.usp.br/?page_id=1430
Estamos a disposição de todos. Abraços; Zé Renato

Reunião do CO, 12 de julho, 14hs

Caros colegas, boa noite!
Finalmente no fim da tarde de hoje a Secretaria Geral da USP convocou os conselheiros para a próxima reunião do CO, que acontecerá na próxima terça-feira, dia 12 de julho, às 14hs. Lembramos a todos que esta reunião deveria ter sido realizada em 28 de junho, conforme calendário definido pela reitoria na primeira reunião do ano deste colegiado, data na qual a reitoria optou por realizar uma reunião de dirigentes, conforme registramos em postagem nesta manhã.
Como é praxe neste blog, disponibilizamos a pauta desta reunião nos links abaixo relacionados, além de toda a documentação que os conselheiros do CO recebem para subsidiarem as deliberações do colegiado.
Faço três destaques nesta pauta para que todos tenham atenção, afinal são assuntos de amplo interesse da comunidade USP:
1) Item 3 da Ordem do Dia - MINUTA DE RESOLUÇÃO - PROGRAMA DE INCENTIVO À REDUÇÃO DE JORNADA.
2) Item 4 da Ordem do Dia -  MINUTA DE RESOLUÇÃO - NOVO PROGRAMA DE INCENTIVO À DEMISSÃO VOLUNTÁR…

Pauta CO, 6.12.2016, terça-feira

Caros colegas,
Como é praxe, em quintas que antecedem às reuniões do CO, ontem recebemos a pauta da reunião da próxima terça-feira, 6.12.2016, acompanhada da documentação relativa aos pontos de deliberação da reunião. Com isso, como é nosso costume fazemos este post para dar amplo acesso tanto à pauta como sua referida documentação, para assim a Comunidade USP ter acesso amplo aos assuntos que serão tratados pelo colegiado máximo da USP.
Pedimos desculpas a todos, pois infelizmente ainda não tivemos condições de fazer o relato da última reunião do CO, na qual se aprovou os pontos relativos à carreira docente. Neste último mês tive muitos compromissos profissionais, além da carga de trabalho ter aumentado bastante por estar finalizando minhas atividades docentes um pouco antes neste ano. Na próxima terça-feira serei submetido à uma pequena cirurgia para a qual estarei afastado de todas as atividades presenciais na EACH/USP, uma vez esta cirurgia prever um relativo período longo de recupe…