Pular para o conteúdo principal

A eleição ainda não acabou.....vamos ao segundo turno

Caros colegas, boa tarde!

Em primeiro lugar tenho que agradecer a todos 795 colegas que nos honraram com seu voto na eleição dos dias 3 e 4 de fevereiro. Sem dúvida, é um resultado muito expressivo, o que sem dúvida nos envaidece demais. Afinal tivemos 63,6% dos votos válidos (excluindo brancos e nulos) ou 53,83% do total de votos, uma votação muito significativa, afinal foi a primeira vez que a USP organizou eleições diretas para a representação das categorias docentes no CO. Sinceramente quero agradecer a todos, principalmente aqueles que fizeram campanha para nossa chapa, já que sabemos que não foram poucos. MUITO OBRIGADO......

Mas, por favor, chamo a atenção de todos - A ELEIÇÃO NÃO ACABOU, HAVERÁ SEGUNDO TURNO NOS DIAS 22 E 23 DE FEVEREIRO.

A portaria da reitoria, com texto aprovado pelo CO, no que se refere aos resultados dos pleitos para as representações das categorias, prevê o seguinte:

"Artigo 15 - A totalização dos votos das eleições eletrônica e convencional será divulgada no dia 5 de fevereiro de 2016, às 17h, sendo consideradas eleitas as chapas que obtiverem maioria absoluta.

Artigo 16 - Caso o resultado não atenda ao disposto no caput deste artigo, proceder-se-á um segundo turno, a ser realizado nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2016, entre as duas chapas mais votadas, considerando-se eleita a que obtiver maioria simples."

Com isso, ao prever maioria absoluta pretendeu-se que uma chapa para ser eleita em primeira turno deveria ter 50% mais um voto da totalidade do eleitorado (todos os doutores da USP). Portanto, e por mais incrível que possa parecer, uma chapa somente seria eleita se obtivesse 1.478 votos no primeiro turno, uma vez nosso eleitorado totalizar 2.954 professores doutores! O que significa que se alguma das duas chapas concorrentes conseguisse o impossível e obtivesse 100% no primeiro escrutínio mesmo assim haveria necessidade de um segundo turno, afinal o total de votantes foi de 1.477!!!!

Óbvio que esta situação é surreal, mas é a regra aprovada pelo CO, com a anuência de todos os representantes de categorias, inclusive eu, que não se atentaram para o quanto tal regra poderia criar uma situação completamente inacreditável.

Com isso, não adianta chorarmos pelo leite derramado, o que devemos fazer é seguir em frente e partirmos para o segundo turno que acontecerá, como já dito, nos dias 22 e 23 de fevereiro próximos.

Termino solicitando a atenção de todos, pois é necessário que nossa votação expressiva se mantenha neste segundo turno, com a certeza que temos todas as condições de ampliarmos ainda mais nossa votação. Portanto, peço a todos que continuemos divulgando tanto a eleição, como a notícia do segundo turno, bem como devemos continuar a difundir nossa chapa em conjunto de nossa plataforma de atuação (a qual pode ser encontrada através deste link:  http://migre.me/sHQXu)

Sem dúvida, estaremos trabalhando nestas próximas semanas na divulgação de nossa chapa e estamos a disposição de todos, como sempre estivemos.

Abraços a todos;

Zé Renato e Marcello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Início da reunião, transmissão do IPTV

Colegas,
de maneira incrível, afinal antes de iniciar a sessão ocorreram cenas de violência inimagináveis na frente do prédio da reitoria,
A IPTV já está transmitindo no link abaixo a sessão de hoje do CO, que se inciou há pouco menos de 10 minutos,
http://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=36066
Estou a disposição. Abraços, Zé Renato

Show de Horrores no CO

Caros colegas,
A tarde do dia 7 de março tornou-se, sem dúvida alguma, um dos dias mais lamentáveis da história de nossa universidade, pois, como todos já devem saber, a votação dos Parâmetros de Sustentabilidade da Universidade de São Paulo aconteceu no início da noite de terça-feira antecedida por uma verdadeira batalha campal transcorrida nas cercanias do prédio da reitoria na Cidade Universitária.
Pessoalmente presenciei cenas lamentáveis naquela triste tarde, afinal fui um dos conselheiros que encontrou dificuldades para entrar no prédio da reitoria, uma vez como era anunciado e era completamente esperado por toda comunidade USP, entidades de representação das três categorias (professores, servidores técnicos administrativos e alunos) legitimamente organizavam manifestações pacíficas nas cercanias do prédio desde a hora do almoço, como fora amplamente anunciado pelas entidades. Importante ressaltar que presenciei, apesar do impasse em torno da entrada dos conselheiros no prédio da …

Reunião do CO, próxima terça, dia 4 de julho, pauta

Caros colegas,
como era de se esperar, uma vez a reitoria não ter realizado a reunião do CO prevista para esta última semana de junho, na noite de ontem chegou aos seus conselheiros a pauta da reunião do CO que acontecerá na próxima terça-feira, às 14hs, na sala do Conselho Universitário localizada no prédio da reitoria na Cidade Universitária.
Faço este post para publicar a íntegra da pauta desta reunião, bem como é praxe neste blog toda a documentação referentes aos processos que integram cada item da referida pauta. Documentos estes utilizados pelos conselheiros como base para cada deliberação.
Por favor, divulguem amplamente. Ainda mais porque nesta reunião há pontos importantes para toda a comunidade USP, pois com a discussão de abertura de novos cursos de graduação e a aprovação da Tabela de Vagas para a FUVEST 2018 a discussão sobre as cotas na USP será retomada. Sendo, ao meu ver, o principal ponto da pauta, que copio abaixo com referidos links para a documentação.
Estou à di…