Pular para o conteúdo principal

A eleição ainda não acabou.....vamos ao segundo turno

Caros colegas, boa tarde!

Em primeiro lugar tenho que agradecer a todos 795 colegas que nos honraram com seu voto na eleição dos dias 3 e 4 de fevereiro. Sem dúvida, é um resultado muito expressivo, o que sem dúvida nos envaidece demais. Afinal tivemos 63,6% dos votos válidos (excluindo brancos e nulos) ou 53,83% do total de votos, uma votação muito significativa, afinal foi a primeira vez que a USP organizou eleições diretas para a representação das categorias docentes no CO. Sinceramente quero agradecer a todos, principalmente aqueles que fizeram campanha para nossa chapa, já que sabemos que não foram poucos. MUITO OBRIGADO......

Mas, por favor, chamo a atenção de todos - A ELEIÇÃO NÃO ACABOU, HAVERÁ SEGUNDO TURNO NOS DIAS 22 E 23 DE FEVEREIRO.

A portaria da reitoria, com texto aprovado pelo CO, no que se refere aos resultados dos pleitos para as representações das categorias, prevê o seguinte:

"Artigo 15 - A totalização dos votos das eleições eletrônica e convencional será divulgada no dia 5 de fevereiro de 2016, às 17h, sendo consideradas eleitas as chapas que obtiverem maioria absoluta.

Artigo 16 - Caso o resultado não atenda ao disposto no caput deste artigo, proceder-se-á um segundo turno, a ser realizado nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2016, entre as duas chapas mais votadas, considerando-se eleita a que obtiver maioria simples."

Com isso, ao prever maioria absoluta pretendeu-se que uma chapa para ser eleita em primeira turno deveria ter 50% mais um voto da totalidade do eleitorado (todos os doutores da USP). Portanto, e por mais incrível que possa parecer, uma chapa somente seria eleita se obtivesse 1.478 votos no primeiro turno, uma vez nosso eleitorado totalizar 2.954 professores doutores! O que significa que se alguma das duas chapas concorrentes conseguisse o impossível e obtivesse 100% no primeiro escrutínio mesmo assim haveria necessidade de um segundo turno, afinal o total de votantes foi de 1.477!!!!

Óbvio que esta situação é surreal, mas é a regra aprovada pelo CO, com a anuência de todos os representantes de categorias, inclusive eu, que não se atentaram para o quanto tal regra poderia criar uma situação completamente inacreditável.

Com isso, não adianta chorarmos pelo leite derramado, o que devemos fazer é seguir em frente e partirmos para o segundo turno que acontecerá, como já dito, nos dias 22 e 23 de fevereiro próximos.

Termino solicitando a atenção de todos, pois é necessário que nossa votação expressiva se mantenha neste segundo turno, com a certeza que temos todas as condições de ampliarmos ainda mais nossa votação. Portanto, peço a todos que continuemos divulgando tanto a eleição, como a notícia do segundo turno, bem como devemos continuar a difundir nossa chapa em conjunto de nossa plataforma de atuação (a qual pode ser encontrada através deste link:  http://migre.me/sHQXu)

Sem dúvida, estaremos trabalhando nestas próximas semanas na divulgação de nossa chapa e estamos a disposição de todos, como sempre estivemos.

Abraços a todos;

Zé Renato e Marcello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pauta da reunião do CO do dia 29/05/18

Foi marcado para o próximo dia 29 uma reunião extraordinária do Conselho Universitário para deliberar sobre a proposta de reajuste salarial oferecida pelo CRUESP. Segue a pauta da reunião:


Reitoria da Universidade de São Paulo  989ª Sessão
Reunião do Conselho Universitário Data: 29/05/2018  Local: Sala de Reunião do Conselho Universitário  Horário: 14:00 até 18:00 
Itens da Pauta: EXPEDIENTE Apresentação dos novos membros do Conselho. ORDEM DO DIA PROCESSO 2018.1.6995.1.1 - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Discussão da proposta do CRUESP de reajuste salarial para 2018.Ofício do Magnífico Reitor, Prof. Dr. Vahan Agopyan, ao Presidente da COP, Prof. Dr. Dante Pinheiro Martinelli, encaminhando a proposta de reajuste salarial para 2018 para docentes e servidores técnicos e administrativos. Encaminha o conjunto de informações técnicas preparadas pela CODAGE (18.05.18)Parecer da COP: por unanimidade, não recomenda, em termos técnicos, a concessão do reajuste de 1,5% sugerido pelo CRUESP (22.05.18). 

Voto da Representação dos Doutores na Eleição Reitoral

Caros colegas, boa noite!
Depois de passar quase o final de semana inteiro recebendo mensagens perguntando-me como será meu voto enquanto representante dos professores doutores no CO na eleição reitoral de amanhã, faço esta postagem para explicar como decidi meu voto. Lembro a todos que desde segunda-feira última, dia da realização da consulta à comunidade USP sobre a eleição reitoral, está registrado aqui em nosso blog que meu voto seguiria o resultado da consulta, em especial o resultado referente aos docentes.
Antes de mais nada, lamento que a estratificação na contagem dos votos da consulta não desagregue os docentes entre as três categorias: Professor Titular, Professor Associado e Professor Doutor. Na semana passada consultei um dos membros da Comissão Eleitoral, Prof. Oswaldo Baffa, sobre tal possibilidade de estratificação e o mesmo respondeu que o sistema eletrônico do votação não previa tal desagregação, o que tornava impossível fazê-la a posteriori, pois quando o voto de cada…

Eleição Reitoral, Hoje - Consulta à Comunidade, Decisões do último CO

Caros colegas, bom dia!
Nesta segunda-feira, 23/10/2017, a comunidade USP participa da consulta relativa à eleição que formará a lista tríplice a ser submetida ao nosso governador com vistas à Sucessão Reitoral, uma vez a gestão Zago/Vahan esteja chegando ao seu final.
Como todos devem saber, uma vez termos recebidos em nossas caixas postais nas últimas semanas notícias sobre o desenvolvimento da campanha desta sucessão, as chapas candidatas são:
a) Reitor: Vahan Agopyan; Vice-Reitor: Antonio Carlos Hernandes b) Reitora: Maria Arminda do Nascimento Arruda; Vice-Reitor: Paulo Borba Casella c) Reitor: Ildo Luís Sauer; Vice-Reitor: Tércio Ambrizzi d) Reitor: Ricardo Ribeiro Terra; Vice-Reitor: Albérico Borges Ferreira da Silva
Nesta postagem demarco como atuarei nesta eleição, afinal, além da consulta à comunidade USP que acontece hoje, na próxima segunda-feira, dia 30 de outubro, acontecerá a eleição da lista tríplice pela Assembleia Universitária (prevista pelas normativas uspianas). Como sou…