Pular para o conteúdo principal

Reunião Extraordinária CO, 19.05.2015, Negociação Salarial

Caros colegas, boa noite!

Faço este post para relatar a reunião de ontem à tarde do CO, realmente não foi possível fazer este relato antes, pelo o que peço desculpas, uma vez durante o dia de hoje ter recebido mensagens de colegas perguntando-me sobre o desenrolar desta reunião.

Como era de se esperar a reunião versou sobre pauta única - Negociação Salarial 2015, com a reitoria apresentando a proposta do CRUESP, 4%, a partir de 1º de maio; e a outra parcela, de 3,09%, a partir do dia 1º de outubro. A pauta da reunião foi subdividida em dois tópicos - 1- deliberação sobre a proposta do CRUESP; 2- análise dos impactos desta proposta, a partir de estudo realizado pela COP, no orçamento de 2015, já aprovado, e sua devida adequação.

A reunião estendeu-se por mais de 2 horas, sendo iniciada por uma apresentação detalhada da presidência da COP, Prof. Adalberto Américo Fischmann (FEA), sobre os impactos do possível aumento salarial baseado nos índices contidos na proposta do CRUESP. Depois de sua fala mais de uma dezena de conselheiros se pronunciaram, os quais podemos dividir em três grupos:

a) aqueles que apoiaram de forma incondicional a proposta apresentada pela reitoria;

b) aqueles que mesmo indicando que iriam votar pela aprovação da proposta apresentaram uma série grande ponderações sobre a grave crise financeira de nossa universidade, e o quanto esta situação vem afetando suas atividades acadêmicas. Ressaltando a necessidade urgente da USP buscar alternativas para tal situação, já que a existência de um período prolongado de perdas reais no salários dos servidores aponta para grandes problemas futuros, com um grande destaque para desvalorização da carreira docente que tais perdas representam; 

c) aqueles que ao rejeitarem os índices propostos pelo CRUESP apresentaram o índice defendido pelo Fórum das Seis, que gira em torno de 11% (não anotei o índice exato na hora da reunião, e não consegui localizar na internet o índice exato proposto pelo Fórum das Seis).

A terceira proposta, que apresentou um índice maior daquele apresentado pela reitoria / CRUESP, foi anunciada pela representação dos Servidores Técnicos e Administrativos, e contou com apoio expressivo da Representação Discente.

No final da reunião, a proposta da reitoria / CRUESP foi aprovada por larga margem, com somente 9 votos contrários e algumas abstenções.

Em particular, dada a importância para toda a USP da pauta desta reunião, demarco neste post que votei FAVORAVELMENTE à proposta da reitoria / CRUESP. Pois mesmo ciente que tal proposta representa perda real nos salários da USP, já que na realidade a divisão em duas parcelas faz com que nem o índice da FIPE de inflação (7,21%) seja realmente atingido, entendi tal proposta com razoável para a atual situação financeira da USP.

Meu voto baseou-se na análise das contas apresentadas pela reitoria, as quais apontam, desde ao menos 2014, a existência de um grande déficit no orçamento da USP. Portanto, vejo como muito difícil, neste momento, defender algum índice muito diferente deste. Por outro lado, aponto que a negociação salarial do ano que vem, 2016, terá que levar em conta as perdas reais que vem se acumulando ao longo dos anos, sendo necessário que a reitoria aponte, para além de sua folha de pagamento, outras saídas para sua crise financeira. Reforço as palavras de alguns conselheiros que apontam a necessidade da USP começar seriamente a pensar na economia real de gastos desnecessários em custeios, que todos sabemos existem em profusão dentro de nossa universidade.

Fico a disposição de todos, como sempre.
Abraços; Zé Renato

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reunião do CO, próxima terça, dia 4 de julho, pauta

Caros colegas,
como era de se esperar, uma vez a reitoria não ter realizado a reunião do CO prevista para esta última semana de junho, na noite de ontem chegou aos seus conselheiros a pauta da reunião do CO que acontecerá na próxima terça-feira, às 14hs, na sala do Conselho Universitário localizada no prédio da reitoria na Cidade Universitária.
Faço este post para publicar a íntegra da pauta desta reunião, bem como é praxe neste blog toda a documentação referentes aos processos que integram cada item da referida pauta. Documentos estes utilizados pelos conselheiros como base para cada deliberação.
Por favor, divulguem amplamente. Ainda mais porque nesta reunião há pontos importantes para toda a comunidade USP, pois com a discussão de abertura de novos cursos de graduação e a aprovação da Tabela de Vagas para a FUVEST 2018 a discussão sobre as cotas na USP será retomada. Sendo, ao meu ver, o principal ponto da pauta, que copio abaixo com referidos links para a documentação.
Estou à di…

Pauta da reunião do CO do dia 29/05/18

Foi marcado para o próximo dia 29 uma reunião extraordinária do Conselho Universitário para deliberar sobre a proposta de reajuste salarial oferecida pelo CRUESP. Segue a pauta da reunião:


Reitoria da Universidade de São Paulo  989ª Sessão
Reunião do Conselho Universitário Data: 29/05/2018  Local: Sala de Reunião do Conselho Universitário  Horário: 14:00 até 18:00 
Itens da Pauta: EXPEDIENTE Apresentação dos novos membros do Conselho. ORDEM DO DIA PROCESSO 2018.1.6995.1.1 - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Discussão da proposta do CRUESP de reajuste salarial para 2018.Ofício do Magnífico Reitor, Prof. Dr. Vahan Agopyan, ao Presidente da COP, Prof. Dr. Dante Pinheiro Martinelli, encaminhando a proposta de reajuste salarial para 2018 para docentes e servidores técnicos e administrativos. Encaminha o conjunto de informações técnicas preparadas pela CODAGE (18.05.18)Parecer da COP: por unanimidade, não recomenda, em termos técnicos, a concessão do reajuste de 1,5% sugerido pelo CRUESP (22.05.18). 

Voto da Representação dos Doutores na Eleição Reitoral

Caros colegas, boa noite!
Depois de passar quase o final de semana inteiro recebendo mensagens perguntando-me como será meu voto enquanto representante dos professores doutores no CO na eleição reitoral de amanhã, faço esta postagem para explicar como decidi meu voto. Lembro a todos que desde segunda-feira última, dia da realização da consulta à comunidade USP sobre a eleição reitoral, está registrado aqui em nosso blog que meu voto seguiria o resultado da consulta, em especial o resultado referente aos docentes.
Antes de mais nada, lamento que a estratificação na contagem dos votos da consulta não desagregue os docentes entre as três categorias: Professor Titular, Professor Associado e Professor Doutor. Na semana passada consultei um dos membros da Comissão Eleitoral, Prof. Oswaldo Baffa, sobre tal possibilidade de estratificação e o mesmo respondeu que o sistema eletrônico do votação não previa tal desagregação, o que tornava impossível fazê-la a posteriori, pois quando o voto de cada…