quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Artigo Carta Capital - Crise na USP

Caros colegas, boa tarde!

Hoje de manhã a Carta Capital publicou em seu site um artigo de minha autoria sobre a Crise da USP. Adoraria ouvir comentários, e peço que o divulguem amplamente, pois entendo que com o fim da greve há uma pauta muito importante a ser profundamente debatida na USP, no geral, e no CO, em especial.


Estou a disposição de todos. Abraços;
Zé Renato

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Aprovação do Abono de 28,6% para todos os servidores da USP

Prezados colegas, boa tarde!

Há pouco menos de 1 hora encerrou-se a reunião extraordinária do CO, convocada para discutir questões relativas à negociação salarial com docentes e funcionários, que estão em greve por mais de 100 dias.

O primeiro ponto de pauta: "Homologação da decisão do Magnífico Reitor de antecipar, para os meses de setembro e dezembro, os ajustes salariais para servidores técnicos e administrativos e docentes aprovados pelo Conselho Universitário em sua última sessão" foi aprovado por quase unanimidade, com 95 votos a favor e uma abstenção.

Já o segundo ponto de pauta, "Análise da proposta de abono salarial a ser concedido em 2014, adicionalmente aos ajustes salariais aprovados", sem dúvida o item mais polêmico da reunião, suscitou mais discussões. Afinal a COP apresentou parecer contrário à concessão do abono. Depois de muitas falas, inclusive a minha, encaminhando a votação para a derrubada do parecer, e algumas outras, em numero consideravelmente menor, reforçando a necessidade do CO acatar o parecer (para o qual deixo o link abaixo), a votação deste item de pauta teve o seguinte resultado: 33 votos a favor do parecer da COP, portanto contrário à concessão do abono salarial, contra 64 votos contrários ao parecer (além de 2 abstenções). Portanto, o CO posicionou-se a favor da imediata concessão do abono de 28,6%, preservando assim a isonomia das três universidades paulistas.

Segue o link para o parecer da COP, discutido na tarde de hoje:

Fico a disposição de todos.
Abraços; Zé Renato

Reunião do CO no IPEN

Caros colegas, acabo de receber da Secretaria Geral da USP a mensagem abaixo relacionada, com a definição do local da reunião de hoje do CO.
Abraços a todos; Zé Renato
_________________________________________________________________________________

De: sgco@usp.br
Enviadas: Terça-feira, 16 de Setembro de 2014 11:44:53
Assunto: URGENTE - Local da reunião do Co de 16.09.2014


Senhor (a) Conselheiro (a),

A pedido do Magnífico Reitor, informamos que a reunião do Conselho Universitário de 16.09.2014 será realizada no IPEN (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares).
Endereços: Travessa R, nº 400 (entrada próxima ao Instituto de Física) ou 
Av. Prof. Lineu Prestes, nº 2.242 (entrada próxima à Faculdade de Odontologia) 
Prédio da Administração - Auditório "Rômulo Ribeiro Pieroni".

Atenciosamente,


Secretaria Geral

sábado, 13 de setembro de 2014

Pauta da Reunião Extraordinária do CO - 16.09.2014

Caros colegas,bom dia!

Ontem à noite, quase meia noite, recebi da Secretaria Geral da USP a pauta da próxima reunião extraordinária do CO, a qual se realizará na próxima terça, 16.09.2014, em local a ser ainda definido. 

Deixo aqui link para a íntegra deste documento:

Como sempre, fico a disposição de todos.
Grande abraço e ótimo final de semana para todos nós.

Zé Renato

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Reajuste Salarial - Reunião Extraordinária do CO; dia 16 de setembro às 14hs30

Caros colegas,

Acabo de ser convocado para uma reunião extraordinária do CO para a próxima terça-feira, 16/09, às 14hs30, com pauta única - Questões relativas ao Reajuste Salarial. Conforme podem ver no documento do link abaixo:


Pela leitura dos jornais de hoje, em especial, a matéria veiculada pelo Estadão - http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,conselho-universitario-decidira-sobre-abono-a-servidores-da-usp,1557511 - posso inferir que nesta reunião será deliberado a questão do abono de 28,6% aos servidores, proposto pelo TRT, e incorporado pelo Fórum das Seis na pauta de negociação com o CRUESP. Portanto, provavelmente qualquer decisão sobre o retorno às atividades normais da universidade com o fim da greve somente acontecerá depois desta reunião.

Estou a disposição de todos.
Abraços; 
Zé Renato

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Entrevista à CBN - Crise da USP, 04.09.2014

Caros colegas,

hoje dei uma entrevista para a Rádio CBN sobre a atual situação da USP. Aqueles que se interessarem deixo aqui disponível um link para a entrevista (ao lado direito das postagens).

Fiquem a vontade para disseminarem a entrevista por entre seus contatos.

Estou a disposição. Abraços;
Zé Renato

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Reunião 2 de setembro de 2014 - Documentos sobre PIDV e Reajuste Salarial

Caros colegas, boa noite!

Faço este breve post para disponibilizar a todos três documentos, citados no post de ontem à noite, os quais foram apresentados e/ou entregues impressos a todos os conselheiros do CO. 

1 - PROGRAMA DE INCENTIVO À DEMISSÃO VOLUNTÁRIA - Agosto de 2014 (PIDV), Coordenadoria de Administração Geral, apresentado na sessão de 2.09.2014 pelo Prof. Vahan Agopyan (vice-reitor).
link: 

2 - REAJUSTE SALARIAL - Comissão de Orçamento e Patrimônio, apresentado pelo Prof. Prof. Geraldo Roberto Martins da Costa (presidente em exercício da COP), além de ter sido entregue impresso a todos conselheiros.
link:

3 - PARECER DA COP - Ref. Reajuste Salarial, entregue impresso a todos conselheiros do CO
link:

Continuo a disposição de todos. Peço que circulem o máximo estas informações na Comunidade USP.
Abraços a todos;

Zé Renato


Relato da Reunião do CO de 02 de setembro de 2014

Caros colegas, boa noite!

No início da noite de hoje encerrou-se a reunião extraordinária do CO, com pauta exclusiva sobre dois pontos bastante polêmicos - Plano de Demissão Voluntária e Proposta para Reajuste Salarial. Como na semana passada, a reunião foi bastante longa e com muita polarização. Tento fazer um relato panorâmico e sucinto, e desde já anuncio que amanhã postarei importantes documentos distribuídos para todos conselheiros, quais foram objetos de exposição e deliberação na reunião de hoje. Em especial o parecer da COP sobre propostas de reajuste salarial realizadas na última semana por diversos conselheiros do CO.

Antes do início das discussões centrais da reunião nosso reitor anunciou a formação de duas comissões que terão dois objetivos distintos:

1- acompanhamento e monitoramento do processo de desvinculação do HRAC da USP, com especial atenção para a mudança de gestão deste hospital, o qual será assumido pela Secretaria de Saúde do Governo do Estado de SP.

2- análise da atual situação do HU, e elaboração de um proposta específica para este hospital, com a intenção de iniciar processo de desvinculação similar ao HRAC. Esta comissão terá 30 dias para elaborar uma proposta que será submetida para deliberação pelo CO.

As duas comissões terão as seguintes conformações, propostas diretamente por nosso reitor:

1 - Comissão HRAC7 membros: presidente do conselho deliberativo do HRAC, outros dois diretores (da FO/SP e FO/RP), um docente da FOB (membro da Congregação), a superintendente do HRAC, um representante discente e um representante dos servidores (que sejam também do conselho deliberativo do Hospital).

2 - Comissão HU 
8 membros: dois estudantes de graduação (sugestão: de medicina e enfermagem), um servidor do HU, o superintendente do HU, dois diretores de Unidades (com voz no Co), dois membros do Co que não tenham relação com o HU (preferencialmente de outras áreas).

Após estas definições passou-se a deliberação dos principais pontos da reunião. Importante dizer que os conselheiros que não conseguiram se pronunciar na semana passada, infelizmente não tiveram suas falas garantidas, uma vez a mesa diretora do CO - Reitor, Vice-Reitor e Secretário Geral encaminharem que na reunião de hoje, por ser extraordinária, não haveria expediente, mas tão somente a Ordem do Dia. Com isso, minha fala preparada para esta reunião não pode acontecer, mais uma vez, dado a inexistência no dia de hoje da Palavra aos Membros.

PLANO DE DEMISSÃO VOLUNTÁRIA - Após nosso reitor rejeitar toda e qualquer solicitação de vistas de alguns membros do CO, e também rejeitar algumas solicitações para retirada de pauta, com pedidos para que se estabelecesse um período maior de discussão com a comunidade USP sobre esta questão, encaminhou-se a discussão em torno do PDV. O debate foi iniciado com uma exposição do presidente da COP, Prof. Geraldo Roberto Martins da Costa, apresentando estudo desta comissão sobre os impactos do PDV nos orçamentos futuros da USP. Sendo o principal argumento usado pela COP a vinculação da aprovação do PDV para o estabelecimento de qualquer possibilidade de construção de uma proposta de reajuste salarial, a ser encaminhada para o CRUESP nos próximos dias. Portanto, a posição da reitoria foi a vinculação entre os dois pontos de pautas, apesar de serem votados separadamente, sendo impossível pensar, segundo a reitoria, em qualquer proposta de reajuste salarial no caso de não aprovação do PDV. Vários conselheiros se posicionaram contra os argumentos da reitoria e da COP, principalmente os representantes dos servidores técnicos administrativos e a representação discente. Depois de um debate acalorado que se estendeu por quase duas horas, a mesa diretora do CO encaminhou a questão para deliberação do plenário. 
O resultado da votação foi o seguinte:
71 votos favoráveis à aprovação do PDV
30 votos contrários
4 abstenções

Conforme já anunciado neste blog, com a recusa da reitoria aos pedidos de vistas esta representação viu-se obrigada a votar contra a proposta apresentada pela reitoria.


REAJUSTE SALARIAL - A partir da apresentação do Prof. Geraldo Roberto Martins da Costa, presidente em exercício da COP sobre o PDV, foi-se apresentado ao plenário, através de um documento escrito (o qual será disponibilizado neste blog amanhã) e da própria apresentação realizada pela presidência desta comissão, a recomendação "(ao) M. Reitor encaminhe ao CRUESP a proposta de reajuste salarial de 5,2%, correspondente ao índice FIPE, a ser concedido em duas etapas: a primeira de 2,6%, a partir de outubro de 2014, e a segunda de 2,534%, a partir de janeiro de 2015".

Importante demarcar que a discussão que se seguiu foi pautada por uma posição da reitoria, baseada nos estudos da COP, da impossibilidade de construção de qualquer outra proposta pelo CO. Portanto, encaminhou-se a votação do parecer da COP, condicionando que em caso de não aprovação nosso reitor iria dar os encaminhamentos necessários a construção de uma proposta alternativa àquela. O que na sequência demonstrou-se desnecessário, dado a aprovação por larga margem da proposta apresentada pela COP. Segue a votação:
75 votos favoráveis à aprovação do parecer da COP
15 votos contrários
2 abstenções
A diferença no total de votos da primeira votação (105 votos) para a segunda (92) deve-se ao fato que a representação discente, bem como a representação dos servidores técnicos administrativos, optou por não participar da votação, por discordar frontalmente da maneira que a votação foi encaminhada pela mesa diretora do CO.

A Representação dos Doutores no CO votou CONTRA a proposta da reitoria, principalmente devido à inflexibilidade apresentada na reunião, por parte da reitoria, em tentar construir uma proposta de fato coletiva do CO.


Fico a disposição de todos, como sempre, prometendo para amanhã a digitalização dos documentos entregues na reunião e a postagem destes aqui em nosso blog.


Abraços a todos; Zé Renato