terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

APROVAÇÃO ORÇAMENTO 2014

Colegas,
dado a importância deste assunto, faço esta breve postagem para anunciar a aprovação do Orçamento para o ano de 2014. Ainda nesta semana farei um relato mais pormenorizado da reunião de hoje, iniciada às 10hs e encerrada às 18hs.
Envio o link (https://dl.dropboxusercontent.com/u/23704470/co-usp/25%20fevereiro/Apresentacao_Co_25022014.pdf) para uma apresentação feita hoje no CO pelo presidente da COP, na qual apresentou a proposta orçamentária, a qual foi aprovada integralmente somente com dois adendos:
1) O contingenciamento realizado pela reitoria "voltará" para as unidades em três parcelas, como poderão ver na apresentação no link acima, a segunda parcela acontecerá em agosto/setembro e não outubro/novembro como aparece nesta apresentação.
2) Atendendo uma proposta da Profa. Lisete Arelalo, o CO fará reuniões periódicas para acompanhar a execução orçamentária, modificando as práticas atuais nas quais o orçamento uspiano somente é discutido no momento da proposta orçamentária, como foi hoje. Importante lembrar que na gestão anterior nem isso acontecia, uma vez que tal proposta já vinha aprovada ad referendum para o CO.
Destaco que esta apresentação é a tradução da documentação enviada para todos os membros junto da pauta da reunião, na qual a proposta orçamentária é demonstrada nos detalhes.
Abs a todos e boa noite!

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Proposta Orçamentária 2014

Prezados colegas, boa noite!
nesta noite de quinta-feira, dia 20 de fevereiro, os membros do CO receberam a pauta e toda a documentação para a reunião do dia 25/2/2014, próxima terça-feira, na qual será discutida a proposta orçamentária da USP para 2014.
Dada a importância do tema, faço questão de deixar toda a documentação desta reunião disponível em nosso blog.
Fico a disposição de qualquer colega que tenha sugestões ou desejar fazer alguma manifestação sobre a pauta desta próxima reunião. Seguem os links para os documentos remetidos pela Secretaria Geral da USP, e que serão base para a referida reunião.
https://dl.dropboxusercontent.com/u/23704470/co-usp/25%20fevereiro/sumario_25022014.pdf
https://dl.dropboxusercontent.com/u/23704470/co-usp/25%20fevereiro/1_cadernos_de-1-a-91.pdf
https://dl.dropboxusercontent.com/u/23704470/co-usp/25%20fevereiro/2_caderno_101.pdf
Abraços a todos;
Prof. José Renato de Campos Araújo

Ainda o Orçamento de 2013

Colegas,
em meu primeiro relato sobre reuniões do CO cometi uma imprecisão ao referir-me à discussões orçamentárias em anos anteriores neste colegiado. Quando disse que nenhuma voz havia se levantado contra a aprovação ad referendum da proposta orçamentária por nosso último reitor, Prof. João Grandino Rodas, cometi a injustiça de não citar algumas manifestações dissonantes que aconteceram na reunião que aprovou o orçamento de 2013, em especial, a manifestação da representação discente da pós-graduação e a manifestação da representação dos técnicos administrativos de nossa universidade.
Agradeço ao Prof. Adrián Fanjul por ter me alertado desta minha falha, e aproveito para citar literalmente a mensagem que recebi hoje deste colega, que me antecedeu na representação dos professores doutores no CO, no biênio 2012/2013. Reproduzo a mensagem recebida nesta quinta-feira:

Oi, José, tudo bem?
Eu aqui, de volta em São Paulo. Recebi teu relato pelo mailing e enviei uma resposta, que agora reenvio para você, com mais informações e documentos acerca das aprovações de orçamentos pelo Co. 
Te dizia que na reunião do Co de final de 2012, que aprovou o orçamento pulando a discussão e aprovação das diretrizes orçamentarias houve, sim, vozes contrarias: os representantes discentes da pós-graduação e eu fizemos vários questionamentos, que levaram inclusive Rodas a ameaçar uma pós-graduanda com processo.
Para que você veja, anexo a ata, onde você pode ver, a partir da linha 520 os questionamentos, a partir da linha 743 a intervenção da rep. discente a que me refiro e a partir da 859 a intervenção de Rodas.
Também anexo o informe que enviei depois da reunião, onde descrevia o problema. 
O que quero dizer é que nenhum dos diretores nem representantes de congregações disse um piu, mas que houve reclamações sim.
Um abraço
Adrián.

Segue link para o anexo a que se refere o Prof. Adrián Fanjul.

Continuo a disposição; abraços; Zé Renato

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Primeiro CO - Gestão Zago

Caros colegas, 

Na última terça-feira, 11 de fevereiro, aconteceu a primeira reunião do CO da USP da gestão Zago, e na qual pela primeira vez participei como Representante dos Professores Doutores, com certo atraso faço meu relato. E desde já comprometo-me a enviar para nosso blog este relato, preferencialmente na mesma semana na qual a reunião ocorreu, peço desculpas por esta primeira reunião, uma vez que ainda não havia montado um esquema de divulgação dos relatos para toda a USP. Em tempo, desde já peço a todos que divulguem amplamente meus relatos, uma vez que a Secretaria-Geral da USP não fornece a listagem de endereços de e-mail dos professores doutores para sua representação, alegando que as normas da USP impedem o envio de mensagens coletivas, a não ser em alguns casos.
Segue o relato:

A reunião ocorrida na tarde do dia 11 de fevereiro de 2014 foi na realidade uma sessão na qual a nova reitoria tomou posse, dando diversas providências administrativas necessárias ao início da gestão. Com isso, a pauta (anexo), relativamente extensa, foi bastante burocrática, para o preenchimento de diversos cargos e a montagem de diversas comissões que compõem a administração de nossa universidade. Além de estabelecer o calendário de reuniões do CO para o ano de 2014. Seguem os links para a íntegra da documentação recebida por todos os membros do CO – Pauta, Súmulas e Diretrizes Curriculares dos novos pró-reitores e Ata da 952º reunião do CO (última de 2013 – 01/10/2013) -  https://dl.dropboxusercontent.com/u/23704470/CO/11fev2014/ata952_atualizada.pdfhttps://dl.dropboxusercontent.com/u/23704470/CO/11fev2014/sumario_pauta_11.2.2014.pdfhttps://dl.dropboxusercontent.com/u/23704470/CO/11fev2014/SUMULAS-E-DIRETRIZES.pdf

Na realidade quase a totalidade da sessão foi dedicada à votação para a aprovação dos pró-reitores, os quais foram aprovados com quase unanimidade de votos, devido a pouquíssimas abstenções. E a votação para a composição de diversas comissões que estão ligadas ao CO ou tem competência para eleger membros. No final desta msg envio os resultados de todas as eleições realizadas pelo CO nesta reunião, os quais somente recebemos na última sexta-feira.

Por último, foi decidido o calendário de reuniões do CO para o ano de 2014, que é o seguinte:

1º semestre:
11 de fevereiro – reunião ordinária
25 de fevereiro – reunião extraordinária
20 de maio - reunião ordinária
10 de junho - reunião extraordinária

2º semestre:
19 de agosto - reunião ordinária
18 de novembro - reunião ordinária
9 de dezembro - reunião extraordinária

Além destas datas, o reitor agendou uma reunião extraordinária para o dia 25/3, atendendo assim a decisão da última reunião do CO de 2013, na qual obrigava o CO em sua primeira reunião de 2014 elaborar um calendário de reuniões para que se discuta e altere as estruturas de poder da USP, conforme podem ver na documentação anexa. A proposta aceita pelo CO é que em 25/3, primeira reunião exclusiva para este assunto, a reitoria apresentará o calendário de reuniões extraordinárias de 2014 para este fim.

O restante da reunião foi dedicada para comunicados do reitor, no qual destaco o anúncio da situação calamitosa do orçamento uspiano (sobre o qual falarei no próximo parágrafo), palavras aos membros (que quase somente se restringiram a cumprimentos pelo início da gestão) e a uma fala do Prof. Carlos Guilherme Mota em homenagem aos 80 anos da USP.

Destaco a todos que a reunião do dia 25 de fevereiro será dedicada à aprovação da proposta orçamentária da USP, a qual ainda não foi enviada aos membros, e que esta reunião está planejada para ser longa e sem hora para terminar, uma vez que a reitoria convocou o CO para as 9hs da manhã, sem previsão de hora de término, já anunciando que será servido almoço aos membros. Ainda sobre o orçamento, na fala inicial de nosso reitor este indicou que nos últimos três anos a USP apresentou déficits, respectivamente, de R$ 200 milhões, R$ 500 milhões, culminando em 2013 com R$ 1 bilhão, com isso de certa forma assim justificava o contingenciamento realizado pela reitoria nos primeiros dias de gestão, o qual restringiu o orçamento de todas unidades para 5% do previsto. Sem dúvida, assim que receber da reitoria a documentação para a próxima reunião remeterei para todos, pois pretendo dar a maior visibilidade possível a este processo, uma vez que a tradição uspiana é de completa opacidade em relação ao seu orçamento. Lembro a todos, que em 2013 o antigo reitor, o Magnífico Prof. Dr. João Grandino Rodas, aprovou ad referendum um orçamento de aproximadamente R$ 4 bilhões, e o que é mais interessante é que nenhuma voz do CO se levantou em público contra tal situação, com exceção do ex representante dos doutores, Prof. Adrián Fanjul (lembro a todos, a composição do CO se modificou pouco do ano passado para este, e o nosso atual reitor era membro nato deste colegiado por ser o Pró-Reitor de Pesquisa da gestão Rodas)......E, agora, parecem todos surpresos........!!!!

Bem, era isso, desculpem-me pela longa msg. Seguem os resultados. Abraços; Zé Renato

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Os nomes em negrito são os eleitos:

COORDENAÇÃO EXECUTIVA DO PROGRAMA USP-LEGAL 
Total de cédulas: 90 (90 VOTOS)
Simone Rocha de Vasconcellos Hage - 86 votos 
Brancos - 1 
Nulos - 3 

CONSELHO DELIBERATIVO DA OSUSP 
Total de cédulas: 96 (96 VOTOS) 
Eduardo Henrique Soares Monteiro - 90 votos 
Brancos - 3 
Nulos – 3 

CONSELHO DELIBERATIVO DO CORAL USP 
Total de cédulas: 94 (94 VOTOS) 
Enrico Lippi Ortolani - 89 votos 
Brancos - 3 
Nulos - 2 

COMISSÃO COORDENADORA DOS 80 ANOS DA USP 
Total de cédulas: 98 (196 VOTOS)
Ada Pellegrini Grinover - 56 votos 
Carlos Guilherme Mota - 48 votos 
José Roberto Postali Parra - 37 votos 
Dulce Helena de Brito - 23 votos 
Yvonne Primerano Mascarenhas - 21 votos 
Carlos Eduardo de Nicola - 10 votos 
Brancos - 1 
Nulos - 0 

COMISSÃO DE ÉTICA DA USP 
Total de cédulas: 98 (588 votos) 
DOCENTES: 
Maria Sylvia Zanella Di Pietro - 89 votos 
Eduardo Massad - 83 votos 
Maria do Carmo Calijuri - 78 votos 
Brasílio João Sallum Junior - 75 votos 
Ricardo de Toledo Silva - 69 votos 
José Renato de Campos Araújo - 40 votos 

SERVIDOR TÉCNICO E ADMINISTRATIVO: 
Alexandre Pariol Filho - 69 votos 

Brancos - 66 
Nulos – 19

COMISSÃO DE ORÇAMENTO E PATRIMÔNIO - COP
Total de cédulas: 99 (594 VOTOS)
Laerte Sodré Júnior - 87 votos 
Sigismundo Bialoskorski Neto - 84 votos 
Gerson Aparecido Yukio Tomanari - 82 votos 
Geraldo Roberto Martins da Costa - 81 votos 
Frederico Pereira Brandini - 80 votos 
Diná de Almeida Lopes Monteiro da Cruz - 76 votos 
Roberto Gomes de Souza Berlinck - 34 votos 
Brancos - 53 
Nulos - 17 


COMISSÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS - CAA 
Total de cédulas: 96 (576 VOTOS) 
Terezinha de Jesus Andreoli Pinto - 82 votos 
Jose Vicente Caixeta Filho - 82 votos 
Carlos Gilberto Carlotti Junior - 76 votos 
Marcelo de Andrade Roméro - 72 votos 
Jackson Cioni Bittencourt - 70 votos 
Valdecir de Assis Janasi - 65 votos 
Margarida Maria Krohling Kunsch - 64 votos 
Luiz Ernesto de Almeida Troncon - 1 voto 
Brancos - 62 
Nulos - 2 

COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO E RECURSOS - CLR
Total de cédulas: 100 (600 VOTOS)
Pedro Bohomoletz de Abreu Dallari - 91 votos 
Sergio Franca Adorno de Abreu - 91 votos 
Carlos Eduardo Falavigna da Rocha - 86 votos 
Oswaldo Baffa Filho - 84 votos 
Ana Lucia Duarte Lanna - 83 votos 
Regis Fernandes de Oliveira - 83 votos 
Luiz Ernesto de Almeida Troncon - 1 voto 
Brancos - 52 
Nulos - 29