Pular para o conteúdo principal

Reunião CO 11 de novembro

Caros colegas, boa tarde!

Este post tem a intenção de dar informações sobre a reunião de ontem do CO, na qual ocorreu a segunda sessão de discussão do CO sobre mudanças estruturais na USP (a primeira sessão ocorreu em 3 de junho último e tratou dos seguintes temas: a) Missão, responsabilidade social e princípios da Universidade; b) Gestão, transparência e responsabilidade fiscal; c) Ensino, pesquisa, cultura e extensão universitária).

Esta reunião foi organizada a partir do trabalho do CAECO (Comissão Assessora Especial do Co) formada para coordenar as discussões e o processo de reforma estatutária da USP. Não sei se todos conhecem, mas esta comissão mantêm um site, no qual reúne todas as informações de seus trabalhos, portanto, a fonte oficial do CO para acompanharmos os andamentos das atividades do CAECO - http://sites.usp.br/caeco/.

Importante demarcar que a reunião de ontem, como fora também a de 3 de junho, não era uma reunião deliberativa, mas sim de debates temáticos entre os membros do CO. Haviam três blocos temáticos já previamente definidos, e para os quais as unidades da USP haviam sido convidadas a darem contribuições com propostas concretas, as quais foram sistematizadas pelo CAECO e apresentadas na reunião de ontem, e que serviram de base para o debate no CO. Os blocos temáticos eram: 

a) Ética na Universidade
b) Eleição de dirigentes
c) Natureza, atribuições e composição dos colegiados

Infelizmente não há cópia em vídeo disponível na IPTV da sessão de ontem, uma vez como anunciei ontem houve transmissão ao vivo da sessão na tarde de ontem. Acho que seria muito mais interessante termos acesso ao vídeo, do que eu fazer um relato de todas as discussões, uma vez terem sido longas e muito pouco propositivas, afinal ainda não é o momento de elaboração de propostas.

Os três blocos temáticos foram discutidos através de diversas falas de conselheiros, sejam os das unidades, como os representantes de categoria, a representação dos funcionários bem com a discente. A continuidade do trabalho será a sistematização dos debates pelo CAECO, para que de alguma forma (ainda não muito clara) nasçam propostas para deliberações.

Resumo aqui a minha fala no dia de ontem, pois assim expresso neste meio também uma grande preocupação em relação ao andamento dos trabalhos. Em minha fala ao CO fiz questão de afirmar, que ao meu ver, faltam ainda algumas decisões do CO para que o processo comece a ganhar forma, ressaltei que vejo como preocupante não termos claro ainda se este processo de mudança estatutária ocorrerá através de emendas ao estatuto vigente, ou se haverá um processo estatuinte pelo qual se escreverá um novo estatuto para a USP. Além deste ponto, fiz questão de contribuir com o bloco temático 3 - Natureza, atribuições e composição dos colegiados.

A colaboração através de exposição oral ocorreu somente neste bloco terceiro não por falta de opinião nos itens anteriores, mas devido ao alto número de inscrições para fala durante toda a reunião de ontem, como era de se esperar. Com isso, consegui ter o direito de me expressar ao plenário do CO por 5 minutos - tempo regimental que os conselheiros dispõem para suas exposições.

Aproveitei a oportunidade para ressaltar a extrema importância da realização de mudanças grandes no próprio CO, pois é necessário a ampliação da participação de outros segmentos da universidade, pois vejo o modelo atual de representação do CO como muito defasado da realidade da USP, uma vez que somente prevê que quase somente os interesses particulares das unidades são legítimos para serem contemplados pela alta administração de nossa universidade.

Reforcei também a necessidade de ampliarmos a representação de categorias docentes, pois a manutenção do atual status quo não colaborará para uma necessária modernização da governança da USP. Pois como todos sabemos, a própria Representação dos Doutores no CO ocorre de forma falaciosa, uma vez que somente  há um representante com assento garantido para uma categoria que conta com mais de 3.000 docentes, fato que na realidade inviabiliza toda e qualquer representação séria e responsável. Cheguei mesmo a dizer que ao representar o número absurdo de 3.000 docentes, tal fato impedia-me de representar alguém, sendo que a realidade era justamente o inverso, pois de fato não represento ninguém dentro da USP, por única e exclusivamente culpa dos estatutos e regimentos de nossa universidade.

Por último, comunico que na sessão de ontem fui indicado, através de votação de todo o CO, para compor o CAECO, em substituição à Prof.ª Dr.ª Ana Lúcia Duarte Lanna, tendo em vista o término de seu mandato no CO. Meu nome foi indicado originalmente pelo presidente da comissão Prof. Carlos Alberto Ferreira Martins.

Termino meu relato por aqui, fico a disposição de todos como sempre. Solicitei à Secretaria Geral cópia do vídeo da sessão de ontem, caso consiga tal cópia remeterei a todos através deste nosso blog.

Abraços a todos; Zé Renato

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reunião do CO, próxima terça, dia 4 de julho, pauta

Caros colegas,
como era de se esperar, uma vez a reitoria não ter realizado a reunião do CO prevista para esta última semana de junho, na noite de ontem chegou aos seus conselheiros a pauta da reunião do CO que acontecerá na próxima terça-feira, às 14hs, na sala do Conselho Universitário localizada no prédio da reitoria na Cidade Universitária.
Faço este post para publicar a íntegra da pauta desta reunião, bem como é praxe neste blog toda a documentação referentes aos processos que integram cada item da referida pauta. Documentos estes utilizados pelos conselheiros como base para cada deliberação.
Por favor, divulguem amplamente. Ainda mais porque nesta reunião há pontos importantes para toda a comunidade USP, pois com a discussão de abertura de novos cursos de graduação e a aprovação da Tabela de Vagas para a FUVEST 2018 a discussão sobre as cotas na USP será retomada. Sendo, ao meu ver, o principal ponto da pauta, que copio abaixo com referidos links para a documentação.
Estou à di…

Pauta da reunião do CO do dia 29/05/18

Foi marcado para o próximo dia 29 uma reunião extraordinária do Conselho Universitário para deliberar sobre a proposta de reajuste salarial oferecida pelo CRUESP. Segue a pauta da reunião:


Reitoria da Universidade de São Paulo  989ª Sessão
Reunião do Conselho Universitário Data: 29/05/2018  Local: Sala de Reunião do Conselho Universitário  Horário: 14:00 até 18:00 
Itens da Pauta: EXPEDIENTE Apresentação dos novos membros do Conselho. ORDEM DO DIA PROCESSO 2018.1.6995.1.1 - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Discussão da proposta do CRUESP de reajuste salarial para 2018.Ofício do Magnífico Reitor, Prof. Dr. Vahan Agopyan, ao Presidente da COP, Prof. Dr. Dante Pinheiro Martinelli, encaminhando a proposta de reajuste salarial para 2018 para docentes e servidores técnicos e administrativos. Encaminha o conjunto de informações técnicas preparadas pela CODAGE (18.05.18)Parecer da COP: por unanimidade, não recomenda, em termos técnicos, a concessão do reajuste de 1,5% sugerido pelo CRUESP (22.05.18). 

Voto da Representação dos Doutores na Eleição Reitoral

Caros colegas, boa noite!
Depois de passar quase o final de semana inteiro recebendo mensagens perguntando-me como será meu voto enquanto representante dos professores doutores no CO na eleição reitoral de amanhã, faço esta postagem para explicar como decidi meu voto. Lembro a todos que desde segunda-feira última, dia da realização da consulta à comunidade USP sobre a eleição reitoral, está registrado aqui em nosso blog que meu voto seguiria o resultado da consulta, em especial o resultado referente aos docentes.
Antes de mais nada, lamento que a estratificação na contagem dos votos da consulta não desagregue os docentes entre as três categorias: Professor Titular, Professor Associado e Professor Doutor. Na semana passada consultei um dos membros da Comissão Eleitoral, Prof. Oswaldo Baffa, sobre tal possibilidade de estratificação e o mesmo respondeu que o sistema eletrônico do votação não previa tal desagregação, o que tornava impossível fazê-la a posteriori, pois quando o voto de cada…