Pular para o conteúdo principal

CO, terça-feira, posições da Representação dos Doutores

Caros colegas, bom dia!

Faço este post para publicizar qual será minha posição no CO da próxima terça-feira, em especial em relação aos pontos relativos a proposta de "reequilíbrio financeiro da USP". Serei rápido e não me estenderei demais, afinal entendo que estas questões devem ser bem mais discutidas, e minha atuação na próxima terça será neste sentido - solicitar que as questões sejam amplamente discutidas com a comunidade USP, antes de qualquer decisão.

Com isso, em todos os pontos relativos à proposta encaminharei solicitação formal ao CO para que tenha vistas dos processos. E, obviamente, quando estiver de posse de toda a documentação será aqui postada. Se por acaso, devido a manobras da reitoria durante a reunião, as propostas forem a votação (o que considero que será um desastre) votarei contra todas as propostas. Até farei a proposta que qualquer mudança regimental somente possa acontecer depois de encerrada a Greve, iniciada há mais ou menos 3 meses, e com o estabelecimento do reajuste salarial previsto no Orçamento de 2014, aprovado pelo CO em fevereiro último!

Também estou preparando uma manifestação ao CO sobre a crise da USP, e da necessidade de ações realmente efetivas para o saneamento da gestão da nossa universidade. Esta fala estará centrada na urgente necessidade de que a reitoria retome a legalidade nas suas formas de gestão, uma vez ser claro que há anos a USP vem empreendendo formas de gestão que estão ao largo da lei. Para tanto, até citarei dois exemplos concretos - a rejeição das contas de 2011 da USP pelo TCE-SP e a oitiva da reitoria na CPI de Áreas Contaminadas ocorrida no último dia 12 de agosto na Câmara Municipal de SP. 

Para ilustrar este meu argumento disponibilizo a todos uma publicação do dia 14 de junho de 2014 do Diário Oficial do Poder Legislativo (34 - São Paulo, 124 [109]), na qual podemos ver um debate realizado pelos Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo sobre a crise da USP. Colegas, destaco que tais conselheiros acusaram os reitores da USP de "irresponsáveis, do ponto de vista da gestão pública", além de não cumprirem aquilo que prometem para os órgãos oficiais do governo paulista ("O diálogo deles é o seguinte: tudo o que eles prometem aqui, eles não cumprem! Muda o Reitor e vem com a mesma conversa. Então, não adianta, é preciso tratar o assunto com dureza, e nada devemos fazer se ficam bravos porque estamos rejeitando todas as contas motivadamente. E temos que rejeitar, apontando com mais dureza essa questão sem qualquer ilusão").


Por fim, quero deixar o acesso à outra documentação que demonstra o quanto a gestão da USP vem se esmerando em não seguir o ordenamento legal brasileiro. Para tanto, acessem o seguinte link: http://youtu.be/di-o1tliBWA

Ao clicarem neste link assistirão à íntegra da sessão da CPI de Áreas Contaminadas da Cidade de São Paulo da Câmara Municipal de São Paulo, do dia 12 de agosto de 2014. Este é o registro da sessão no qual nosso reitor e vice-reitor, acompanhado do superintendente da SEF e de Procuradores da USP, são ouvidos pela CPI......Colegas, resumindo é um show....Acusações de ilegalidade e de má gestão são a tônica da sessão, não deixem de ver.....(AGRADEÇO A COLABORAÇÃO DO COLEGA PROF. ROBERTO BREJÃO (FOB-USP) QUE DISPONIBILIZOU O LINK PARA O YOUTUBE)

Para terminar, anuncio que amanhã participarei da reunião da ADUSP para discutirmos a sessão de terça do CO, e depois da reunião de terça postarei notícias o mais rápido possível.

Abraços a todos, ótimo domingo!
Zé Renato

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Início da reunião, transmissão do IPTV

Colegas,
de maneira incrível, afinal antes de iniciar a sessão ocorreram cenas de violência inimagináveis na frente do prédio da reitoria,
A IPTV já está transmitindo no link abaixo a sessão de hoje do CO, que se inciou há pouco menos de 10 minutos,
http://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=36066
Estou a disposição. Abraços, Zé Renato

Show de Horrores no CO

Caros colegas,
A tarde do dia 7 de março tornou-se, sem dúvida alguma, um dos dias mais lamentáveis da história de nossa universidade, pois, como todos já devem saber, a votação dos Parâmetros de Sustentabilidade da Universidade de São Paulo aconteceu no início da noite de terça-feira antecedida por uma verdadeira batalha campal transcorrida nas cercanias do prédio da reitoria na Cidade Universitária.
Pessoalmente presenciei cenas lamentáveis naquela triste tarde, afinal fui um dos conselheiros que encontrou dificuldades para entrar no prédio da reitoria, uma vez como era anunciado e era completamente esperado por toda comunidade USP, entidades de representação das três categorias (professores, servidores técnicos administrativos e alunos) legitimamente organizavam manifestações pacíficas nas cercanias do prédio desde a hora do almoço, como fora amplamente anunciado pelas entidades. Importante ressaltar que presenciei, apesar do impasse em torno da entrada dos conselheiros no prédio da …

Reunião do CO, próxima terça, dia 4 de julho, pauta

Caros colegas,
como era de se esperar, uma vez a reitoria não ter realizado a reunião do CO prevista para esta última semana de junho, na noite de ontem chegou aos seus conselheiros a pauta da reunião do CO que acontecerá na próxima terça-feira, às 14hs, na sala do Conselho Universitário localizada no prédio da reitoria na Cidade Universitária.
Faço este post para publicar a íntegra da pauta desta reunião, bem como é praxe neste blog toda a documentação referentes aos processos que integram cada item da referida pauta. Documentos estes utilizados pelos conselheiros como base para cada deliberação.
Por favor, divulguem amplamente. Ainda mais porque nesta reunião há pontos importantes para toda a comunidade USP, pois com a discussão de abertura de novos cursos de graduação e a aprovação da Tabela de Vagas para a FUVEST 2018 a discussão sobre as cotas na USP será retomada. Sendo, ao meu ver, o principal ponto da pauta, que copio abaixo com referidos links para a documentação.
Estou à di…