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Primeiro CO - Gestão Zago

Caros colegas, 

Na última terça-feira, 11 de fevereiro, aconteceu a primeira reunião do CO da USP da gestão Zago, e na qual pela primeira vez participei como Representante dos Professores Doutores, com certo atraso faço meu relato. E desde já comprometo-me a enviar para nosso blog este relato, preferencialmente na mesma semana na qual a reunião ocorreu, peço desculpas por esta primeira reunião, uma vez que ainda não havia montado um esquema de divulgação dos relatos para toda a USP. Em tempo, desde já peço a todos que divulguem amplamente meus relatos, uma vez que a Secretaria-Geral da USP não fornece a listagem de endereços de e-mail dos professores doutores para sua representação, alegando que as normas da USP impedem o envio de mensagens coletivas, a não ser em alguns casos.
Segue o relato:

A reunião ocorrida na tarde do dia 11 de fevereiro de 2014 foi na realidade uma sessão na qual a nova reitoria tomou posse, dando diversas providências administrativas necessárias ao início da gestão. Com isso, a pauta (anexo), relativamente extensa, foi bastante burocrática, para o preenchimento de diversos cargos e a montagem de diversas comissões que compõem a administração de nossa universidade. Além de estabelecer o calendário de reuniões do CO para o ano de 2014. Seguem os links para a íntegra da documentação recebida por todos os membros do CO – Pauta, Súmulas e Diretrizes Curriculares dos novos pró-reitores e Ata da 952º reunião do CO (última de 2013 – 01/10/2013) -  https://dl.dropboxusercontent.com/u/23704470/CO/11fev2014/ata952_atualizada.pdfhttps://dl.dropboxusercontent.com/u/23704470/CO/11fev2014/sumario_pauta_11.2.2014.pdfhttps://dl.dropboxusercontent.com/u/23704470/CO/11fev2014/SUMULAS-E-DIRETRIZES.pdf

Na realidade quase a totalidade da sessão foi dedicada à votação para a aprovação dos pró-reitores, os quais foram aprovados com quase unanimidade de votos, devido a pouquíssimas abstenções. E a votação para a composição de diversas comissões que estão ligadas ao CO ou tem competência para eleger membros. No final desta msg envio os resultados de todas as eleições realizadas pelo CO nesta reunião, os quais somente recebemos na última sexta-feira.

Por último, foi decidido o calendário de reuniões do CO para o ano de 2014, que é o seguinte:

1º semestre:
11 de fevereiro – reunião ordinária
25 de fevereiro – reunião extraordinária
20 de maio - reunião ordinária
10 de junho - reunião extraordinária

2º semestre:
19 de agosto - reunião ordinária
18 de novembro - reunião ordinária
9 de dezembro - reunião extraordinária

Além destas datas, o reitor agendou uma reunião extraordinária para o dia 25/3, atendendo assim a decisão da última reunião do CO de 2013, na qual obrigava o CO em sua primeira reunião de 2014 elaborar um calendário de reuniões para que se discuta e altere as estruturas de poder da USP, conforme podem ver na documentação anexa. A proposta aceita pelo CO é que em 25/3, primeira reunião exclusiva para este assunto, a reitoria apresentará o calendário de reuniões extraordinárias de 2014 para este fim.

O restante da reunião foi dedicada para comunicados do reitor, no qual destaco o anúncio da situação calamitosa do orçamento uspiano (sobre o qual falarei no próximo parágrafo), palavras aos membros (que quase somente se restringiram a cumprimentos pelo início da gestão) e a uma fala do Prof. Carlos Guilherme Mota em homenagem aos 80 anos da USP.

Destaco a todos que a reunião do dia 25 de fevereiro será dedicada à aprovação da proposta orçamentária da USP, a qual ainda não foi enviada aos membros, e que esta reunião está planejada para ser longa e sem hora para terminar, uma vez que a reitoria convocou o CO para as 9hs da manhã, sem previsão de hora de término, já anunciando que será servido almoço aos membros. Ainda sobre o orçamento, na fala inicial de nosso reitor este indicou que nos últimos três anos a USP apresentou déficits, respectivamente, de R$ 200 milhões, R$ 500 milhões, culminando em 2013 com R$ 1 bilhão, com isso de certa forma assim justificava o contingenciamento realizado pela reitoria nos primeiros dias de gestão, o qual restringiu o orçamento de todas unidades para 5% do previsto. Sem dúvida, assim que receber da reitoria a documentação para a próxima reunião remeterei para todos, pois pretendo dar a maior visibilidade possível a este processo, uma vez que a tradição uspiana é de completa opacidade em relação ao seu orçamento. Lembro a todos, que em 2013 o antigo reitor, o Magnífico Prof. Dr. João Grandino Rodas, aprovou ad referendum um orçamento de aproximadamente R$ 4 bilhões, e o que é mais interessante é que nenhuma voz do CO se levantou em público contra tal situação, com exceção do ex representante dos doutores, Prof. Adrián Fanjul (lembro a todos, a composição do CO se modificou pouco do ano passado para este, e o nosso atual reitor era membro nato deste colegiado por ser o Pró-Reitor de Pesquisa da gestão Rodas)......E, agora, parecem todos surpresos........!!!!

Bem, era isso, desculpem-me pela longa msg. Seguem os resultados. Abraços; Zé Renato

_________________________________________________________________________
Os nomes em negrito são os eleitos:

COORDENAÇÃO EXECUTIVA DO PROGRAMA USP-LEGAL 
Total de cédulas: 90 (90 VOTOS)
Simone Rocha de Vasconcellos Hage - 86 votos 
Brancos - 1 
Nulos - 3 

CONSELHO DELIBERATIVO DA OSUSP 
Total de cédulas: 96 (96 VOTOS) 
Eduardo Henrique Soares Monteiro - 90 votos 
Brancos - 3 
Nulos – 3 

CONSELHO DELIBERATIVO DO CORAL USP 
Total de cédulas: 94 (94 VOTOS) 
Enrico Lippi Ortolani - 89 votos 
Brancos - 3 
Nulos - 2 

COMISSÃO COORDENADORA DOS 80 ANOS DA USP 
Total de cédulas: 98 (196 VOTOS)
Ada Pellegrini Grinover - 56 votos 
Carlos Guilherme Mota - 48 votos 
José Roberto Postali Parra - 37 votos 
Dulce Helena de Brito - 23 votos 
Yvonne Primerano Mascarenhas - 21 votos 
Carlos Eduardo de Nicola - 10 votos 
Brancos - 1 
Nulos - 0 

COMISSÃO DE ÉTICA DA USP 
Total de cédulas: 98 (588 votos) 
DOCENTES: 
Maria Sylvia Zanella Di Pietro - 89 votos 
Eduardo Massad - 83 votos 
Maria do Carmo Calijuri - 78 votos 
Brasílio João Sallum Junior - 75 votos 
Ricardo de Toledo Silva - 69 votos 
José Renato de Campos Araújo - 40 votos 

SERVIDOR TÉCNICO E ADMINISTRATIVO: 
Alexandre Pariol Filho - 69 votos 

Brancos - 66 
Nulos – 19

COMISSÃO DE ORÇAMENTO E PATRIMÔNIO - COP
Total de cédulas: 99 (594 VOTOS)
Laerte Sodré Júnior - 87 votos 
Sigismundo Bialoskorski Neto - 84 votos 
Gerson Aparecido Yukio Tomanari - 82 votos 
Geraldo Roberto Martins da Costa - 81 votos 
Frederico Pereira Brandini - 80 votos 
Diná de Almeida Lopes Monteiro da Cruz - 76 votos 
Roberto Gomes de Souza Berlinck - 34 votos 
Brancos - 53 
Nulos - 17 


COMISSÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS - CAA 
Total de cédulas: 96 (576 VOTOS) 
Terezinha de Jesus Andreoli Pinto - 82 votos 
Jose Vicente Caixeta Filho - 82 votos 
Carlos Gilberto Carlotti Junior - 76 votos 
Marcelo de Andrade Roméro - 72 votos 
Jackson Cioni Bittencourt - 70 votos 
Valdecir de Assis Janasi - 65 votos 
Margarida Maria Krohling Kunsch - 64 votos 
Luiz Ernesto de Almeida Troncon - 1 voto 
Brancos - 62 
Nulos - 2 

COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO E RECURSOS - CLR
Total de cédulas: 100 (600 VOTOS)
Pedro Bohomoletz de Abreu Dallari - 91 votos 
Sergio Franca Adorno de Abreu - 91 votos 
Carlos Eduardo Falavigna da Rocha - 86 votos 
Oswaldo Baffa Filho - 84 votos 
Ana Lucia Duarte Lanna - 83 votos 
Regis Fernandes de Oliveira - 83 votos 
Luiz Ernesto de Almeida Troncon - 1 voto 
Brancos - 52 
Nulos - 29 

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