Pular para o conteúdo principal

Ainda o Orçamento de 2013

Colegas,
em meu primeiro relato sobre reuniões do CO cometi uma imprecisão ao referir-me à discussões orçamentárias em anos anteriores neste colegiado. Quando disse que nenhuma voz havia se levantado contra a aprovação ad referendum da proposta orçamentária por nosso último reitor, Prof. João Grandino Rodas, cometi a injustiça de não citar algumas manifestações dissonantes que aconteceram na reunião que aprovou o orçamento de 2013, em especial, a manifestação da representação discente da pós-graduação e a manifestação da representação dos técnicos administrativos de nossa universidade.
Agradeço ao Prof. Adrián Fanjul por ter me alertado desta minha falha, e aproveito para citar literalmente a mensagem que recebi hoje deste colega, que me antecedeu na representação dos professores doutores no CO, no biênio 2012/2013. Reproduzo a mensagem recebida nesta quinta-feira:

Oi, José, tudo bem?
Eu aqui, de volta em São Paulo. Recebi teu relato pelo mailing e enviei uma resposta, que agora reenvio para você, com mais informações e documentos acerca das aprovações de orçamentos pelo Co. 
Te dizia que na reunião do Co de final de 2012, que aprovou o orçamento pulando a discussão e aprovação das diretrizes orçamentarias houve, sim, vozes contrarias: os representantes discentes da pós-graduação e eu fizemos vários questionamentos, que levaram inclusive Rodas a ameaçar uma pós-graduanda com processo.
Para que você veja, anexo a ata, onde você pode ver, a partir da linha 520 os questionamentos, a partir da linha 743 a intervenção da rep. discente a que me refiro e a partir da 859 a intervenção de Rodas.
Também anexo o informe que enviei depois da reunião, onde descrevia o problema. 
O que quero dizer é que nenhum dos diretores nem representantes de congregações disse um piu, mas que houve reclamações sim.
Um abraço
Adrián.

Segue link para o anexo a que se refere o Prof. Adrián Fanjul.

Continuo a disposição; abraços; Zé Renato

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Início da reunião, transmissão do IPTV

Colegas,
de maneira incrível, afinal antes de iniciar a sessão ocorreram cenas de violência inimagináveis na frente do prédio da reitoria,
A IPTV já está transmitindo no link abaixo a sessão de hoje do CO, que se inciou há pouco menos de 10 minutos,
http://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=36066
Estou a disposição. Abraços, Zé Renato

Show de Horrores no CO

Caros colegas,
A tarde do dia 7 de março tornou-se, sem dúvida alguma, um dos dias mais lamentáveis da história de nossa universidade, pois, como todos já devem saber, a votação dos Parâmetros de Sustentabilidade da Universidade de São Paulo aconteceu no início da noite de terça-feira antecedida por uma verdadeira batalha campal transcorrida nas cercanias do prédio da reitoria na Cidade Universitária.
Pessoalmente presenciei cenas lamentáveis naquela triste tarde, afinal fui um dos conselheiros que encontrou dificuldades para entrar no prédio da reitoria, uma vez como era anunciado e era completamente esperado por toda comunidade USP, entidades de representação das três categorias (professores, servidores técnicos administrativos e alunos) legitimamente organizavam manifestações pacíficas nas cercanias do prédio desde a hora do almoço, como fora amplamente anunciado pelas entidades. Importante ressaltar que presenciei, apesar do impasse em torno da entrada dos conselheiros no prédio da …

Reunião do CO, próxima terça, dia 4 de julho, pauta

Caros colegas,
como era de se esperar, uma vez a reitoria não ter realizado a reunião do CO prevista para esta última semana de junho, na noite de ontem chegou aos seus conselheiros a pauta da reunião do CO que acontecerá na próxima terça-feira, às 14hs, na sala do Conselho Universitário localizada no prédio da reitoria na Cidade Universitária.
Faço este post para publicar a íntegra da pauta desta reunião, bem como é praxe neste blog toda a documentação referentes aos processos que integram cada item da referida pauta. Documentos estes utilizados pelos conselheiros como base para cada deliberação.
Por favor, divulguem amplamente. Ainda mais porque nesta reunião há pontos importantes para toda a comunidade USP, pois com a discussão de abertura de novos cursos de graduação e a aprovação da Tabela de Vagas para a FUVEST 2018 a discussão sobre as cotas na USP será retomada. Sendo, ao meu ver, o principal ponto da pauta, que copio abaixo com referidos links para a documentação.
Estou à di…