Pular para o conteúdo principal

Ainda o Orçamento de 2013

Colegas,
em meu primeiro relato sobre reuniões do CO cometi uma imprecisão ao referir-me à discussões orçamentárias em anos anteriores neste colegiado. Quando disse que nenhuma voz havia se levantado contra a aprovação ad referendum da proposta orçamentária por nosso último reitor, Prof. João Grandino Rodas, cometi a injustiça de não citar algumas manifestações dissonantes que aconteceram na reunião que aprovou o orçamento de 2013, em especial, a manifestação da representação discente da pós-graduação e a manifestação da representação dos técnicos administrativos de nossa universidade.
Agradeço ao Prof. Adrián Fanjul por ter me alertado desta minha falha, e aproveito para citar literalmente a mensagem que recebi hoje deste colega, que me antecedeu na representação dos professores doutores no CO, no biênio 2012/2013. Reproduzo a mensagem recebida nesta quinta-feira:

Oi, José, tudo bem?
Eu aqui, de volta em São Paulo. Recebi teu relato pelo mailing e enviei uma resposta, que agora reenvio para você, com mais informações e documentos acerca das aprovações de orçamentos pelo Co. 
Te dizia que na reunião do Co de final de 2012, que aprovou o orçamento pulando a discussão e aprovação das diretrizes orçamentarias houve, sim, vozes contrarias: os representantes discentes da pós-graduação e eu fizemos vários questionamentos, que levaram inclusive Rodas a ameaçar uma pós-graduanda com processo.
Para que você veja, anexo a ata, onde você pode ver, a partir da linha 520 os questionamentos, a partir da linha 743 a intervenção da rep. discente a que me refiro e a partir da 859 a intervenção de Rodas.
Também anexo o informe que enviei depois da reunião, onde descrevia o problema. 
O que quero dizer é que nenhum dos diretores nem representantes de congregações disse um piu, mas que houve reclamações sim.
Um abraço
Adrián.

Segue link para o anexo a que se refere o Prof. Adrián Fanjul.

Continuo a disposição; abraços; Zé Renato

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova redação das propostas da reitoria

Caros colegas, 
Produzimos este breve post somente para alertar a todos sobre a mensagem eletrônica remetida pela reitoria para todos os docentes da USP, intitulada "Nova Comissão Permanente de Avaliação - segunda versão das normas".
Com isso, registramos em nosso blog o link para a página da reitoria na qual encontramos a segunda versão das propostas relativas à carreira docente.
Acessem, divulguem e debatam. Sem dúvida, entendemos que ainda é necessário continuarmos um amplo debate em torno de tais propostas. Segue o link: http://www.reitoria.usp.br/?page_id=1430
Estamos a disposição de todos. Abraços; Zé Renato

Reunião do CO, 12 de julho, 14hs

Caros colegas, boa noite!
Finalmente no fim da tarde de hoje a Secretaria Geral da USP convocou os conselheiros para a próxima reunião do CO, que acontecerá na próxima terça-feira, dia 12 de julho, às 14hs. Lembramos a todos que esta reunião deveria ter sido realizada em 28 de junho, conforme calendário definido pela reitoria na primeira reunião do ano deste colegiado, data na qual a reitoria optou por realizar uma reunião de dirigentes, conforme registramos em postagem nesta manhã.
Como é praxe neste blog, disponibilizamos a pauta desta reunião nos links abaixo relacionados, além de toda a documentação que os conselheiros do CO recebem para subsidiarem as deliberações do colegiado.
Faço três destaques nesta pauta para que todos tenham atenção, afinal são assuntos de amplo interesse da comunidade USP:
1) Item 3 da Ordem do Dia - MINUTA DE RESOLUÇÃO - PROGRAMA DE INCENTIVO À REDUÇÃO DE JORNADA.
2) Item 4 da Ordem do Dia -  MINUTA DE RESOLUÇÃO - NOVO PROGRAMA DE INCENTIVO À DEMISSÃO VOLUNTÁR…

Pauta CO, 6.12.2016, terça-feira

Caros colegas,
Como é praxe, em quintas que antecedem às reuniões do CO, ontem recebemos a pauta da reunião da próxima terça-feira, 6.12.2016, acompanhada da documentação relativa aos pontos de deliberação da reunião. Com isso, como é nosso costume fazemos este post para dar amplo acesso tanto à pauta como sua referida documentação, para assim a Comunidade USP ter acesso amplo aos assuntos que serão tratados pelo colegiado máximo da USP.
Pedimos desculpas a todos, pois infelizmente ainda não tivemos condições de fazer o relato da última reunião do CO, na qual se aprovou os pontos relativos à carreira docente. Neste último mês tive muitos compromissos profissionais, além da carga de trabalho ter aumentado bastante por estar finalizando minhas atividades docentes um pouco antes neste ano. Na próxima terça-feira serei submetido à uma pequena cirurgia para a qual estarei afastado de todas as atividades presenciais na EACH/USP, uma vez esta cirurgia prever um relativo período longo de recupe…