Pular para o conteúdo principal

Ainda o Orçamento de 2013

Colegas,
em meu primeiro relato sobre reuniões do CO cometi uma imprecisão ao referir-me à discussões orçamentárias em anos anteriores neste colegiado. Quando disse que nenhuma voz havia se levantado contra a aprovação ad referendum da proposta orçamentária por nosso último reitor, Prof. João Grandino Rodas, cometi a injustiça de não citar algumas manifestações dissonantes que aconteceram na reunião que aprovou o orçamento de 2013, em especial, a manifestação da representação discente da pós-graduação e a manifestação da representação dos técnicos administrativos de nossa universidade.
Agradeço ao Prof. Adrián Fanjul por ter me alertado desta minha falha, e aproveito para citar literalmente a mensagem que recebi hoje deste colega, que me antecedeu na representação dos professores doutores no CO, no biênio 2012/2013. Reproduzo a mensagem recebida nesta quinta-feira:

Oi, José, tudo bem?
Eu aqui, de volta em São Paulo. Recebi teu relato pelo mailing e enviei uma resposta, que agora reenvio para você, com mais informações e documentos acerca das aprovações de orçamentos pelo Co. 
Te dizia que na reunião do Co de final de 2012, que aprovou o orçamento pulando a discussão e aprovação das diretrizes orçamentarias houve, sim, vozes contrarias: os representantes discentes da pós-graduação e eu fizemos vários questionamentos, que levaram inclusive Rodas a ameaçar uma pós-graduanda com processo.
Para que você veja, anexo a ata, onde você pode ver, a partir da linha 520 os questionamentos, a partir da linha 743 a intervenção da rep. discente a que me refiro e a partir da 859 a intervenção de Rodas.
Também anexo o informe que enviei depois da reunião, onde descrevia o problema. 
O que quero dizer é que nenhum dos diretores nem representantes de congregações disse um piu, mas que houve reclamações sim.
Um abraço
Adrián.

Segue link para o anexo a que se refere o Prof. Adrián Fanjul.

Continuo a disposição; abraços; Zé Renato

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pauta da reunião do CO do dia 29/05/18

Foi marcado para o próximo dia 29 uma reunião extraordinária do Conselho Universitário para deliberar sobre a proposta de reajuste salarial oferecida pelo CRUESP. Segue a pauta da reunião:


Reitoria da Universidade de São Paulo  989ª Sessão
Reunião do Conselho Universitário Data: 29/05/2018  Local: Sala de Reunião do Conselho Universitário  Horário: 14:00 até 18:00 
Itens da Pauta: EXPEDIENTE Apresentação dos novos membros do Conselho. ORDEM DO DIA PROCESSO 2018.1.6995.1.1 - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Discussão da proposta do CRUESP de reajuste salarial para 2018.Ofício do Magnífico Reitor, Prof. Dr. Vahan Agopyan, ao Presidente da COP, Prof. Dr. Dante Pinheiro Martinelli, encaminhando a proposta de reajuste salarial para 2018 para docentes e servidores técnicos e administrativos. Encaminha o conjunto de informações técnicas preparadas pela CODAGE (18.05.18)Parecer da COP: por unanimidade, não recomenda, em termos técnicos, a concessão do reajuste de 1,5% sugerido pelo CRUESP (22.05.18). 

Voto da Representação dos Doutores na Eleição Reitoral

Caros colegas, boa noite!
Depois de passar quase o final de semana inteiro recebendo mensagens perguntando-me como será meu voto enquanto representante dos professores doutores no CO na eleição reitoral de amanhã, faço esta postagem para explicar como decidi meu voto. Lembro a todos que desde segunda-feira última, dia da realização da consulta à comunidade USP sobre a eleição reitoral, está registrado aqui em nosso blog que meu voto seguiria o resultado da consulta, em especial o resultado referente aos docentes.
Antes de mais nada, lamento que a estratificação na contagem dos votos da consulta não desagregue os docentes entre as três categorias: Professor Titular, Professor Associado e Professor Doutor. Na semana passada consultei um dos membros da Comissão Eleitoral, Prof. Oswaldo Baffa, sobre tal possibilidade de estratificação e o mesmo respondeu que o sistema eletrônico do votação não previa tal desagregação, o que tornava impossível fazê-la a posteriori, pois quando o voto de cada…

Eleição Reitoral, Hoje - Consulta à Comunidade, Decisões do último CO

Caros colegas, bom dia!
Nesta segunda-feira, 23/10/2017, a comunidade USP participa da consulta relativa à eleição que formará a lista tríplice a ser submetida ao nosso governador com vistas à Sucessão Reitoral, uma vez a gestão Zago/Vahan esteja chegando ao seu final.
Como todos devem saber, uma vez termos recebidos em nossas caixas postais nas últimas semanas notícias sobre o desenvolvimento da campanha desta sucessão, as chapas candidatas são:
a) Reitor: Vahan Agopyan; Vice-Reitor: Antonio Carlos Hernandes b) Reitora: Maria Arminda do Nascimento Arruda; Vice-Reitor: Paulo Borba Casella c) Reitor: Ildo Luís Sauer; Vice-Reitor: Tércio Ambrizzi d) Reitor: Ricardo Ribeiro Terra; Vice-Reitor: Albérico Borges Ferreira da Silva
Nesta postagem demarco como atuarei nesta eleição, afinal, além da consulta à comunidade USP que acontece hoje, na próxima segunda-feira, dia 30 de outubro, acontecerá a eleição da lista tríplice pela Assembleia Universitária (prevista pelas normativas uspianas). Como sou…