sexta-feira, 22 de junho de 2012

Mais informações para o Co Temático de 26 de junho

Prezados colegas.
Muita comunicação nestes dias. É que, como sabem, haverá um Co temático na terça próxima e hoje houve a reunião consultiva para esse Co sobre estrutura de poder na Universidade, com os colegas da categoria que assistiram. Então, neste mail informo sobre isso, e lhes devo ainda um relato da reunião ordinária do Co de ontem. Farei amanhã ou sábado.
Hoje a Secretaria Geral divulgou documentos relacionados a elaborações anteriores e atuais sobre o tema estrutura de poder. Quando realizamos a reunião, só tinha sido divulgada a apresentação, em forma de tópicos, que realizará no Co o Prof. Renato Janine Ribeiro, ex representante de titulares e ex diretor de avaliação da CAPES para Ciências Humanas. Na reunião contamos também com os materiais do Congresso da USP de 1987, que divulguei semana passada.
Um dos temas centrais da nossa reunião foi a eleição de reitor, observado que tem aparecido, ao longo das duas décadas que dura o presente estatuto, diversas propostas dentre as quais, as mais reiteradas têm sido:

 - Eliminação do atual segundo turno, mantendo a composição do atual colégio do primeiro turno (membros do Conselho Universitário, das congregações e dos conselhos centrais).
-Eliminação do atual segundo turno, com ampliação do colégio eleitoral do primeiro turno (incluindo membros dos conselhos departamentais e das comissões estatutárias).
- Eleição direta com proporcionalidade ponderada por categorias (70% de peso para docentes, 15% para funcionários e 15% para estudantes)
- Eleição direta paritária (igual peso para cada categoria como um todo).

Em todos os casos, manutenção ou eliminação da lista tríplice, com variantes intermediárias, como mantê-la somente no caso de não haver um candidato com maioria absoluta. 

Também conversamos sobre a necessidade de ampliar a bancada docente no Co, e realizar a eleição de modo direto. Observamos, a respeito, o estatuto da UNICAMP, onde os docentes têm 20 representantes, contra 5 que temos na USP.
Anexo a seguinte documentação:

1. Um documento que a Secretaria Geral da USP disponibilizou no final da tarde, depois da nossa reunião, e que recolhe propostas de uma comissão formada pelo Co em 2006, com os comentários feitos pelas congregações entre 2007 e 2009, a maioria dos quais sugeria mudanças importantes, que estão sistematizadas no mesmo documento, artigo por artigo.

2. A apresentação do Prof. Renato Janine, já mencionada e também disponibilizada pela SG no seu site.

3. O estatuto da UNICAMP, para apreciação em torno da composição do Co e representação docente no mesmo.

4. A pedido de um colega da Escola de Engenharia de São Carlos, acrescento um texto do Prof. Jacques Marcovith, ex reitor da USP. Se otrso colegas quiserem a divulgação de outros textos referidos à temática, é só solicitar.


Cordialmente.

Adrián Pablo Fanjul
Representante doutores no Co.

PS. Não deixem de ler o post anterior, sobre a mesma temática!

Anexos:

Estrutura de Poder na USP

Prezados colegas, com certo atraso, publico a mensagem enviada pelo Prof. Adrián para nosso mailing de representantes.
Abs a todos; Zé Renato
_________________________________________________________________________________
Caros colegas:
 Envio, por uma parte, a pauta da reunião ordinária do Co que acontecerá nesta quarta-feira, dia 20/6.
Também, tendo em vista a reunião temática de 26/6, que já informei na semana passada, e a reunião preparatória desta quinta-feira, dia 21, às 16h, na sede da ADUSP, para a qual reitero o convite, anexo um documento de 1988 que pode ser interessante integrar à discussão.
Naquele ano, houve um Congresso da USP, e foi formulada uma proposta que passou por um plebiscito no qual votaram em torno de 2.500 professores. O documento contém propostas sobre todos os aspectos da estrutura de poder, dentre eles os que estão em pauta no Co de 26 de junho.
.
Saudações cordiais.
 Prof. Dr. Adrián Pablo Fanjul
Representante de Doutores no Co

Anexos: 

quinta-feira, 14 de junho de 2012


Caros colegas:
Acabo de receber, da Secretaria Geral da Universidade, o anúncio de que, no dia 26 de junho, haverá una reunião extraordinária do Co com o tema "Estrutura de poder na USP", incluindo os pontos do Estatuto que determinam a eleição do reitor, dos diretores e chefes de departamento, e a composição do Conselho Universitário. No final desta mensagem encontra-se o link para a íntegra da pauta.
O tema é de máxima relevância e inclui aspectos que todos os setores da Universidade, e praticamente todas as correntes de pensamento político atuantes nela têm questionado há anos. Apesar de que se possa avaliar que a convocatória seja em cima da hora e no final do semestre, seria grave omissão  deixarmos de intervir no debate, e como representante de doutores, sinto a necessidade de intercambiar idéias com a maior quantidade  e  diversidade possível de colegas a respeito. 
Não podemos deixar passar o momento de reivindicarmos, por exemplo, uma maior representação docente, para que nossa categoria e as outras (associados, titulares) não tenham apenas um representante, mas vários que possam refletir os diferentes posicionamentos existentes na heterogeneidade de nossa composição. Eu me sentiria muito mais à vontade se colegas doutores que têm uma visão da Universidade diferente ou oposta daquela que embasou minha candidatura estivessem também no Co. Creio que temos que reivindicar pelo menos os 3 representantes que o estatuto da UNICAMP reserva para doutores (pelo menos, já que na USP somos muito mais).
Mas também seria bom que eu pudesse levar uma postura discutida com vocês sobre os outros pontos ineludíveis: a eleição dos dirigentes da Universidade, a representação das outras categorias.
Então, quero chamar uma reunião preparatória.  Como todos vocês, estou com muitas tarefas de final de semestre,  e ainda tenho a reunião ordinária do Co, que será 20/6, e cuja pauta ainda não foi divulgada. Mas reservei a quinta-feira, dia 21 de junho, das 16 às 19h, para essa reunião para que discutamos. Desde já, estou chamando todo aquele que puder vir.
Tenho que definir o espaço, que reservarei amanhã, no campus Butantã, possivelmente na minha unidade (a FFLCH). Assim que tiver, o aviso a todos, mas dia e hora já estão: 21/6, 16h.
Importante: a Secretaria Geral informou que disponibilizará no seu site, http://www.usp.br/secretaria/, a partir da semana que vem, "documentos relativos às discussões anteriores a respeito". Seria importante que confiram esses documentos  antes da reunião e podem servir também para que, quem não puder vir, me envie sugestões por mail.
Saudações

Adrián Pablo Fanjul
Representante do Doutores no Conselho Universitário.