Pular para o conteúdo principal

Mais informações para o Co Temático de 26 de junho

Prezados colegas.
Muita comunicação nestes dias. É que, como sabem, haverá um Co temático na terça próxima e hoje houve a reunião consultiva para esse Co sobre estrutura de poder na Universidade, com os colegas da categoria que assistiram. Então, neste mail informo sobre isso, e lhes devo ainda um relato da reunião ordinária do Co de ontem. Farei amanhã ou sábado.
Hoje a Secretaria Geral divulgou documentos relacionados a elaborações anteriores e atuais sobre o tema estrutura de poder. Quando realizamos a reunião, só tinha sido divulgada a apresentação, em forma de tópicos, que realizará no Co o Prof. Renato Janine Ribeiro, ex representante de titulares e ex diretor de avaliação da CAPES para Ciências Humanas. Na reunião contamos também com os materiais do Congresso da USP de 1987, que divulguei semana passada.
Um dos temas centrais da nossa reunião foi a eleição de reitor, observado que tem aparecido, ao longo das duas décadas que dura o presente estatuto, diversas propostas dentre as quais, as mais reiteradas têm sido:

 - Eliminação do atual segundo turno, mantendo a composição do atual colégio do primeiro turno (membros do Conselho Universitário, das congregações e dos conselhos centrais).
-Eliminação do atual segundo turno, com ampliação do colégio eleitoral do primeiro turno (incluindo membros dos conselhos departamentais e das comissões estatutárias).
- Eleição direta com proporcionalidade ponderada por categorias (70% de peso para docentes, 15% para funcionários e 15% para estudantes)
- Eleição direta paritária (igual peso para cada categoria como um todo).

Em todos os casos, manutenção ou eliminação da lista tríplice, com variantes intermediárias, como mantê-la somente no caso de não haver um candidato com maioria absoluta. 

Também conversamos sobre a necessidade de ampliar a bancada docente no Co, e realizar a eleição de modo direto. Observamos, a respeito, o estatuto da UNICAMP, onde os docentes têm 20 representantes, contra 5 que temos na USP.
Anexo a seguinte documentação:

1. Um documento que a Secretaria Geral da USP disponibilizou no final da tarde, depois da nossa reunião, e que recolhe propostas de uma comissão formada pelo Co em 2006, com os comentários feitos pelas congregações entre 2007 e 2009, a maioria dos quais sugeria mudanças importantes, que estão sistematizadas no mesmo documento, artigo por artigo.

2. A apresentação do Prof. Renato Janine, já mencionada e também disponibilizada pela SG no seu site.

3. O estatuto da UNICAMP, para apreciação em torno da composição do Co e representação docente no mesmo.

4. A pedido de um colega da Escola de Engenharia de São Carlos, acrescento um texto do Prof. Jacques Marcovith, ex reitor da USP. Se otrso colegas quiserem a divulgação de outros textos referidos à temática, é só solicitar.


Cordialmente.

Adrián Pablo Fanjul
Representante doutores no Co.

PS. Não deixem de ler o post anterior, sobre a mesma temática!

Anexos:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova redação das propostas da reitoria

Caros colegas, 
Produzimos este breve post somente para alertar a todos sobre a mensagem eletrônica remetida pela reitoria para todos os docentes da USP, intitulada "Nova Comissão Permanente de Avaliação - segunda versão das normas".
Com isso, registramos em nosso blog o link para a página da reitoria na qual encontramos a segunda versão das propostas relativas à carreira docente.
Acessem, divulguem e debatam. Sem dúvida, entendemos que ainda é necessário continuarmos um amplo debate em torno de tais propostas. Segue o link: http://www.reitoria.usp.br/?page_id=1430
Estamos a disposição de todos. Abraços; Zé Renato

Pauta CO, 6.12.2016, terça-feira

Caros colegas,
Como é praxe, em quintas que antecedem às reuniões do CO, ontem recebemos a pauta da reunião da próxima terça-feira, 6.12.2016, acompanhada da documentação relativa aos pontos de deliberação da reunião. Com isso, como é nosso costume fazemos este post para dar amplo acesso tanto à pauta como sua referida documentação, para assim a Comunidade USP ter acesso amplo aos assuntos que serão tratados pelo colegiado máximo da USP.
Pedimos desculpas a todos, pois infelizmente ainda não tivemos condições de fazer o relato da última reunião do CO, na qual se aprovou os pontos relativos à carreira docente. Neste último mês tive muitos compromissos profissionais, além da carga de trabalho ter aumentado bastante por estar finalizando minhas atividades docentes um pouco antes neste ano. Na próxima terça-feira serei submetido à uma pequena cirurgia para a qual estarei afastado de todas as atividades presenciais na EACH/USP, uma vez esta cirurgia prever um relativo período longo de recupe…

Relato Reunião do CO de novembro, 8/11/16

Colegas,
pagando a dívida que tínhamos com este blog, uma vez não termos tido condições neste último mês, devido a compromissos profissionais e pessoais, de sistematizarmos o relato da última reunião do CO, na qual tivemos importantes decisões em torno de nossa carreira docente.
Nosso alento diante a esta situação é que durante todo este mês constatamos que o serviço de transmissão ao vivo do IPTV vem alcançando uma ótima repercussão. Afinal até bem pouco tempo atrás, após as reuniões do CO, éramos procurados por colegas, servidores técnicos e alunos inquerindo-nos pelas decisões do CO e pelo desenrolar dos debates ocorridos no colegiado, e em particular após a reunião de novembro destacou-se para nós uma grande quantidade de pessoas que nos procuraram já comentando o desenrolar da reunião, ficando-nos muito claro que todos haviam acompanhado a transmissão ao vivo da reunião.

LINKS PARA GRAVAÇÃO DA ÍNTEGRA DA SESSÃO DO CO 8/11/2016
sessão manhã
http://iptv.usp.br/portal/video.action?idItem…