Pular para o conteúdo principal

Mais informações para o Co Temático de 26 de junho

Prezados colegas.
Muita comunicação nestes dias. É que, como sabem, haverá um Co temático na terça próxima e hoje houve a reunião consultiva para esse Co sobre estrutura de poder na Universidade, com os colegas da categoria que assistiram. Então, neste mail informo sobre isso, e lhes devo ainda um relato da reunião ordinária do Co de ontem. Farei amanhã ou sábado.
Hoje a Secretaria Geral divulgou documentos relacionados a elaborações anteriores e atuais sobre o tema estrutura de poder. Quando realizamos a reunião, só tinha sido divulgada a apresentação, em forma de tópicos, que realizará no Co o Prof. Renato Janine Ribeiro, ex representante de titulares e ex diretor de avaliação da CAPES para Ciências Humanas. Na reunião contamos também com os materiais do Congresso da USP de 1987, que divulguei semana passada.
Um dos temas centrais da nossa reunião foi a eleição de reitor, observado que tem aparecido, ao longo das duas décadas que dura o presente estatuto, diversas propostas dentre as quais, as mais reiteradas têm sido:

 - Eliminação do atual segundo turno, mantendo a composição do atual colégio do primeiro turno (membros do Conselho Universitário, das congregações e dos conselhos centrais).
-Eliminação do atual segundo turno, com ampliação do colégio eleitoral do primeiro turno (incluindo membros dos conselhos departamentais e das comissões estatutárias).
- Eleição direta com proporcionalidade ponderada por categorias (70% de peso para docentes, 15% para funcionários e 15% para estudantes)
- Eleição direta paritária (igual peso para cada categoria como um todo).

Em todos os casos, manutenção ou eliminação da lista tríplice, com variantes intermediárias, como mantê-la somente no caso de não haver um candidato com maioria absoluta. 

Também conversamos sobre a necessidade de ampliar a bancada docente no Co, e realizar a eleição de modo direto. Observamos, a respeito, o estatuto da UNICAMP, onde os docentes têm 20 representantes, contra 5 que temos na USP.
Anexo a seguinte documentação:

1. Um documento que a Secretaria Geral da USP disponibilizou no final da tarde, depois da nossa reunião, e que recolhe propostas de uma comissão formada pelo Co em 2006, com os comentários feitos pelas congregações entre 2007 e 2009, a maioria dos quais sugeria mudanças importantes, que estão sistematizadas no mesmo documento, artigo por artigo.

2. A apresentação do Prof. Renato Janine, já mencionada e também disponibilizada pela SG no seu site.

3. O estatuto da UNICAMP, para apreciação em torno da composição do Co e representação docente no mesmo.

4. A pedido de um colega da Escola de Engenharia de São Carlos, acrescento um texto do Prof. Jacques Marcovith, ex reitor da USP. Se otrso colegas quiserem a divulgação de outros textos referidos à temática, é só solicitar.


Cordialmente.

Adrián Pablo Fanjul
Representante doutores no Co.

PS. Não deixem de ler o post anterior, sobre a mesma temática!

Anexos:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pauta da reunião do CO do dia 29/05/18

Foi marcado para o próximo dia 29 uma reunião extraordinária do Conselho Universitário para deliberar sobre a proposta de reajuste salarial oferecida pelo CRUESP. Segue a pauta da reunião:


Reitoria da Universidade de São Paulo  989ª Sessão
Reunião do Conselho Universitário Data: 29/05/2018  Local: Sala de Reunião do Conselho Universitário  Horário: 14:00 até 18:00 
Itens da Pauta: EXPEDIENTE Apresentação dos novos membros do Conselho. ORDEM DO DIA PROCESSO 2018.1.6995.1.1 - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Discussão da proposta do CRUESP de reajuste salarial para 2018.Ofício do Magnífico Reitor, Prof. Dr. Vahan Agopyan, ao Presidente da COP, Prof. Dr. Dante Pinheiro Martinelli, encaminhando a proposta de reajuste salarial para 2018 para docentes e servidores técnicos e administrativos. Encaminha o conjunto de informações técnicas preparadas pela CODAGE (18.05.18)Parecer da COP: por unanimidade, não recomenda, em termos técnicos, a concessão do reajuste de 1,5% sugerido pelo CRUESP (22.05.18). 

Voto da Representação dos Doutores na Eleição Reitoral

Caros colegas, boa noite!
Depois de passar quase o final de semana inteiro recebendo mensagens perguntando-me como será meu voto enquanto representante dos professores doutores no CO na eleição reitoral de amanhã, faço esta postagem para explicar como decidi meu voto. Lembro a todos que desde segunda-feira última, dia da realização da consulta à comunidade USP sobre a eleição reitoral, está registrado aqui em nosso blog que meu voto seguiria o resultado da consulta, em especial o resultado referente aos docentes.
Antes de mais nada, lamento que a estratificação na contagem dos votos da consulta não desagregue os docentes entre as três categorias: Professor Titular, Professor Associado e Professor Doutor. Na semana passada consultei um dos membros da Comissão Eleitoral, Prof. Oswaldo Baffa, sobre tal possibilidade de estratificação e o mesmo respondeu que o sistema eletrônico do votação não previa tal desagregação, o que tornava impossível fazê-la a posteriori, pois quando o voto de cada…

Eleição Reitoral, Hoje - Consulta à Comunidade, Decisões do último CO

Caros colegas, bom dia!
Nesta segunda-feira, 23/10/2017, a comunidade USP participa da consulta relativa à eleição que formará a lista tríplice a ser submetida ao nosso governador com vistas à Sucessão Reitoral, uma vez a gestão Zago/Vahan esteja chegando ao seu final.
Como todos devem saber, uma vez termos recebidos em nossas caixas postais nas últimas semanas notícias sobre o desenvolvimento da campanha desta sucessão, as chapas candidatas são:
a) Reitor: Vahan Agopyan; Vice-Reitor: Antonio Carlos Hernandes b) Reitora: Maria Arminda do Nascimento Arruda; Vice-Reitor: Paulo Borba Casella c) Reitor: Ildo Luís Sauer; Vice-Reitor: Tércio Ambrizzi d) Reitor: Ricardo Ribeiro Terra; Vice-Reitor: Albérico Borges Ferreira da Silva
Nesta postagem demarco como atuarei nesta eleição, afinal, além da consulta à comunidade USP que acontece hoje, na próxima segunda-feira, dia 30 de outubro, acontecerá a eleição da lista tríplice pela Assembleia Universitária (prevista pelas normativas uspianas). Como sou…