Pular para o conteúdo principal

Mais informações para o Co Temático de 26 de junho

Prezados colegas.
Muita comunicação nestes dias. É que, como sabem, haverá um Co temático na terça próxima e hoje houve a reunião consultiva para esse Co sobre estrutura de poder na Universidade, com os colegas da categoria que assistiram. Então, neste mail informo sobre isso, e lhes devo ainda um relato da reunião ordinária do Co de ontem. Farei amanhã ou sábado.
Hoje a Secretaria Geral divulgou documentos relacionados a elaborações anteriores e atuais sobre o tema estrutura de poder. Quando realizamos a reunião, só tinha sido divulgada a apresentação, em forma de tópicos, que realizará no Co o Prof. Renato Janine Ribeiro, ex representante de titulares e ex diretor de avaliação da CAPES para Ciências Humanas. Na reunião contamos também com os materiais do Congresso da USP de 1987, que divulguei semana passada.
Um dos temas centrais da nossa reunião foi a eleição de reitor, observado que tem aparecido, ao longo das duas décadas que dura o presente estatuto, diversas propostas dentre as quais, as mais reiteradas têm sido:

 - Eliminação do atual segundo turno, mantendo a composição do atual colégio do primeiro turno (membros do Conselho Universitário, das congregações e dos conselhos centrais).
-Eliminação do atual segundo turno, com ampliação do colégio eleitoral do primeiro turno (incluindo membros dos conselhos departamentais e das comissões estatutárias).
- Eleição direta com proporcionalidade ponderada por categorias (70% de peso para docentes, 15% para funcionários e 15% para estudantes)
- Eleição direta paritária (igual peso para cada categoria como um todo).

Em todos os casos, manutenção ou eliminação da lista tríplice, com variantes intermediárias, como mantê-la somente no caso de não haver um candidato com maioria absoluta. 

Também conversamos sobre a necessidade de ampliar a bancada docente no Co, e realizar a eleição de modo direto. Observamos, a respeito, o estatuto da UNICAMP, onde os docentes têm 20 representantes, contra 5 que temos na USP.
Anexo a seguinte documentação:

1. Um documento que a Secretaria Geral da USP disponibilizou no final da tarde, depois da nossa reunião, e que recolhe propostas de uma comissão formada pelo Co em 2006, com os comentários feitos pelas congregações entre 2007 e 2009, a maioria dos quais sugeria mudanças importantes, que estão sistematizadas no mesmo documento, artigo por artigo.

2. A apresentação do Prof. Renato Janine, já mencionada e também disponibilizada pela SG no seu site.

3. O estatuto da UNICAMP, para apreciação em torno da composição do Co e representação docente no mesmo.

4. A pedido de um colega da Escola de Engenharia de São Carlos, acrescento um texto do Prof. Jacques Marcovith, ex reitor da USP. Se otrso colegas quiserem a divulgação de outros textos referidos à temática, é só solicitar.


Cordialmente.

Adrián Pablo Fanjul
Representante doutores no Co.

PS. Não deixem de ler o post anterior, sobre a mesma temática!

Anexos:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Início da reunião, transmissão do IPTV

Colegas,
de maneira incrível, afinal antes de iniciar a sessão ocorreram cenas de violência inimagináveis na frente do prédio da reitoria,
A IPTV já está transmitindo no link abaixo a sessão de hoje do CO, que se inciou há pouco menos de 10 minutos,
http://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=36066
Estou a disposição. Abraços, Zé Renato

Show de Horrores no CO

Caros colegas,
A tarde do dia 7 de março tornou-se, sem dúvida alguma, um dos dias mais lamentáveis da história de nossa universidade, pois, como todos já devem saber, a votação dos Parâmetros de Sustentabilidade da Universidade de São Paulo aconteceu no início da noite de terça-feira antecedida por uma verdadeira batalha campal transcorrida nas cercanias do prédio da reitoria na Cidade Universitária.
Pessoalmente presenciei cenas lamentáveis naquela triste tarde, afinal fui um dos conselheiros que encontrou dificuldades para entrar no prédio da reitoria, uma vez como era anunciado e era completamente esperado por toda comunidade USP, entidades de representação das três categorias (professores, servidores técnicos administrativos e alunos) legitimamente organizavam manifestações pacíficas nas cercanias do prédio desde a hora do almoço, como fora amplamente anunciado pelas entidades. Importante ressaltar que presenciei, apesar do impasse em torno da entrada dos conselheiros no prédio da …

Reunião do CO, próxima terça, dia 4 de julho, pauta

Caros colegas,
como era de se esperar, uma vez a reitoria não ter realizado a reunião do CO prevista para esta última semana de junho, na noite de ontem chegou aos seus conselheiros a pauta da reunião do CO que acontecerá na próxima terça-feira, às 14hs, na sala do Conselho Universitário localizada no prédio da reitoria na Cidade Universitária.
Faço este post para publicar a íntegra da pauta desta reunião, bem como é praxe neste blog toda a documentação referentes aos processos que integram cada item da referida pauta. Documentos estes utilizados pelos conselheiros como base para cada deliberação.
Por favor, divulguem amplamente. Ainda mais porque nesta reunião há pontos importantes para toda a comunidade USP, pois com a discussão de abertura de novos cursos de graduação e a aprovação da Tabela de Vagas para a FUVEST 2018 a discussão sobre as cotas na USP será retomada. Sendo, ao meu ver, o principal ponto da pauta, que copio abaixo com referidos links para a documentação.
Estou à di…