Pular para o conteúdo principal

Caros colegas:
Acabo de receber, da Secretaria Geral da Universidade, o anúncio de que, no dia 26 de junho, haverá una reunião extraordinária do Co com o tema "Estrutura de poder na USP", incluindo os pontos do Estatuto que determinam a eleição do reitor, dos diretores e chefes de departamento, e a composição do Conselho Universitário. No final desta mensagem encontra-se o link para a íntegra da pauta.
O tema é de máxima relevância e inclui aspectos que todos os setores da Universidade, e praticamente todas as correntes de pensamento político atuantes nela têm questionado há anos. Apesar de que se possa avaliar que a convocatória seja em cima da hora e no final do semestre, seria grave omissão  deixarmos de intervir no debate, e como representante de doutores, sinto a necessidade de intercambiar idéias com a maior quantidade  e  diversidade possível de colegas a respeito. 
Não podemos deixar passar o momento de reivindicarmos, por exemplo, uma maior representação docente, para que nossa categoria e as outras (associados, titulares) não tenham apenas um representante, mas vários que possam refletir os diferentes posicionamentos existentes na heterogeneidade de nossa composição. Eu me sentiria muito mais à vontade se colegas doutores que têm uma visão da Universidade diferente ou oposta daquela que embasou minha candidatura estivessem também no Co. Creio que temos que reivindicar pelo menos os 3 representantes que o estatuto da UNICAMP reserva para doutores (pelo menos, já que na USP somos muito mais).
Mas também seria bom que eu pudesse levar uma postura discutida com vocês sobre os outros pontos ineludíveis: a eleição dos dirigentes da Universidade, a representação das outras categorias.
Então, quero chamar uma reunião preparatória.  Como todos vocês, estou com muitas tarefas de final de semestre,  e ainda tenho a reunião ordinária do Co, que será 20/6, e cuja pauta ainda não foi divulgada. Mas reservei a quinta-feira, dia 21 de junho, das 16 às 19h, para essa reunião para que discutamos. Desde já, estou chamando todo aquele que puder vir.
Tenho que definir o espaço, que reservarei amanhã, no campus Butantã, possivelmente na minha unidade (a FFLCH). Assim que tiver, o aviso a todos, mas dia e hora já estão: 21/6, 16h.
Importante: a Secretaria Geral informou que disponibilizará no seu site, http://www.usp.br/secretaria/, a partir da semana que vem, "documentos relativos às discussões anteriores a respeito". Seria importante que confiram esses documentos  antes da reunião e podem servir também para que, quem não puder vir, me envie sugestões por mail.
Saudações

Adrián Pablo Fanjul
Representante do Doutores no Conselho Universitário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Início da reunião, transmissão do IPTV

Colegas,
de maneira incrível, afinal antes de iniciar a sessão ocorreram cenas de violência inimagináveis na frente do prédio da reitoria,
A IPTV já está transmitindo no link abaixo a sessão de hoje do CO, que se inciou há pouco menos de 10 minutos,
http://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=36066
Estou a disposição. Abraços, Zé Renato

Show de Horrores no CO

Caros colegas,
A tarde do dia 7 de março tornou-se, sem dúvida alguma, um dos dias mais lamentáveis da história de nossa universidade, pois, como todos já devem saber, a votação dos Parâmetros de Sustentabilidade da Universidade de São Paulo aconteceu no início da noite de terça-feira antecedida por uma verdadeira batalha campal transcorrida nas cercanias do prédio da reitoria na Cidade Universitária.
Pessoalmente presenciei cenas lamentáveis naquela triste tarde, afinal fui um dos conselheiros que encontrou dificuldades para entrar no prédio da reitoria, uma vez como era anunciado e era completamente esperado por toda comunidade USP, entidades de representação das três categorias (professores, servidores técnicos administrativos e alunos) legitimamente organizavam manifestações pacíficas nas cercanias do prédio desde a hora do almoço, como fora amplamente anunciado pelas entidades. Importante ressaltar que presenciei, apesar do impasse em torno da entrada dos conselheiros no prédio da …

Reunião do CO, próxima terça, dia 4 de julho, pauta

Caros colegas,
como era de se esperar, uma vez a reitoria não ter realizado a reunião do CO prevista para esta última semana de junho, na noite de ontem chegou aos seus conselheiros a pauta da reunião do CO que acontecerá na próxima terça-feira, às 14hs, na sala do Conselho Universitário localizada no prédio da reitoria na Cidade Universitária.
Faço este post para publicar a íntegra da pauta desta reunião, bem como é praxe neste blog toda a documentação referentes aos processos que integram cada item da referida pauta. Documentos estes utilizados pelos conselheiros como base para cada deliberação.
Por favor, divulguem amplamente. Ainda mais porque nesta reunião há pontos importantes para toda a comunidade USP, pois com a discussão de abertura de novos cursos de graduação e a aprovação da Tabela de Vagas para a FUVEST 2018 a discussão sobre as cotas na USP será retomada. Sendo, ao meu ver, o principal ponto da pauta, que copio abaixo com referidos links para a documentação.
Estou à di…