Pular para o conteúdo principal

Relato Reunião CO, 13/12/2011


Informações do Conselho Universitário de 13/12/2011
Relato da representação de doutores


Destacamos:

No Expediente:
- Programa de Apoio aos Novos Docentes, da Pró-Reitoria de Pesquisa
- Intervenções de representantes

Caros colegas:

A reunião do Conselho Universitário de 13 de dezembro, cuja pauta distribuímos oportunamente, foi a primeira da qual participamos como membros desse colegiado.
O primeiro que queremos esclarecer, atendendo perguntas que chegaram por parte de colegas, é que a reunião se produziu antes da divulgação das expulsões de seis alunos da Universidade, e que, independente da nossa opinião sobre o assunto, ele não foi tratado nem mencionado no Conselho Universitário, como esclarecemos publicamente na entrevista com a jornalista Conceição Lemes: http://www.viomundo.com.br/denuncias/professor-adrian-fanjul-expulsao-dos-alunos-da-usp-nao-foi-submetida-ao-conselho-universitario.html

Feito o esclarecimento, relatamos os aspectos relevantes da reunião, lembrando que é um relato pessoal que não substitui a ata da reunião, que divulgaremos completa assim que a Secretaria Geral disponibilizar (normalmente, é pouco antes da reunião seguinte).

Pauta:

O único item de pauta era o Orçamento para 2012, cuja cópia enviei a todos quando chegou a pauta da reunião.
O Orçamento, que ascende a 4.376.193.120,00 reais, vem com alinhas claramente detalhadas, que evidenciam que quase 80% dele é destinado a pagamento de pessoal. As tabelas vieram com comparação, para todas as alinhas, com o orçamento de 2011, o que permitia visualizar uma distribuição realizada praticamente na mesma proporção.
Não houve questionamentos das unidades quanto à dotação destinada a cada uma delas. Cabe lembrar, a respeito, que, durante a elaboração do orçamento, cada unidade formula demandas, que estão anotadas no caderno de Orçamento, com a resposta que cada uma delas teve por parte da Administração Central.
O Orçamento foi aprovado sem votos contrários e com algumas poucas abstenções. Nosso voto foi favorável.


Expediente:

Para informação daqueles que não têm participado de congregações nem do Co, “Expediente” é o nome dado à parte da sessão durante a qual se apresentam informes dos órgãos estatutários (no caso do Co, as pró-reitorias), e posteriormente é aberta a palavra para que os membros do Conselho se expressem sobre temas que não estejam em pauta e sobre os quais eles considerem necessário se manifestar. Assim sendo, dividiremos esta parte do informe em dois blocos: pró-reitorias e representantes.

Pró-reitorias:

Tratava-se da última reunião do ano, pelo qual os informes das pró-reitorias estiveram centrados na descrição retrospectiva do realizado durante o ano. Por esse motivo, houve pouco informação nova, e uma boa parte dos informes destacaram os indicadores muito positivos que, como sabemos, a produção da Universidade tem obtido em rankings internacionais.
Mesmo assim pareceram-nos destacáveis duas informações, uma realmente nova, de Graduação, e outra de Pesquisa que, embora não seja nova, cremos que é de muito interesse da nossa categoria, por envolver os professores novos.
A Pró-Reitoria de Graduação informou resultados da primeira etapa da FUVEST, que vocês já devem conhecer pelos jornais. A Pró-Reitora destacou que todos os cursos tiveram notas de corte mais altas, e que alguns, como Geografia ou Letras aumentaram em 11% suas notas de corte. Uma informação que nos pareceu preocupante, pensando no que ela reflete sobre a situação da educação básica, é que parecem ser as licenciaturas (em qualquer área) as que concentram notas de corte menores, devido à escassa demanda.
A Pró-Reitoria de Pesquisa lembrou da implementação do Programa de Apoio aos Novos Docentes, http://www.prp.usp.br/pagina.php?menu=3&pagina=8 O mesmo começou a funcionar em 2011 e será reaberto para 2012. Contempla uma contrapartida para projetos apresentados à FAPESP, por doutores que estão nos seus dois primeiros anos de casa. Cremos que é muito importante divulgar essa possibilidade entre nossos novos colegas, que não têm ainda possibilidade de obter os financiamentos que podemos pleitear aqueles que temos mais tempo na Universidade, pelo qual destacamos este item e pedimos ampla difusão entre os professores de ingresso recente. O edital 2012 ainda não foi lançado, mas segundo o Pró-Reitor, terá as mesmas características que o de 2011, que pode ser consultado no endereço indicado.

Informações dos representantes:

Houve 20 inscritos no expediente. O assunto mais recorrente nas intervenções foi a crise política aberta a partir da desocupação da reitoria mediante a Tropa de Choque, que deflagrou um protesto estudantil que, até o final das aulas, teve proporções bem além do visto nos últimos anos na USP, com assembléias de mais de 3.000 pessoas durante várias semanas, e paralisações em diversas unidades. Duas congregações, a da ECA e a da Faculdade de Educação, leram manifestações de rejeição ao modo como a Reitoria foi desocupada e pediram a revisão do convênio com a Polícia Militar, como já tinha feito anteriormente a Congregação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Nossa fala esteve dedicada a apresentar a plataforma com que fomos eleitos, a partir da qual fizemos um enfático pedido de que administração central abrisse urgentemente canais de diálogo diante da crise. Todos os representantes discentes, tanto de graduação quanto de pós-graduação, fizeram intervenções fortemente críticas à reitoria, cominando o Conselho a não fazer como se nada acontecesse. Terminadas as intervenções, o reitor não se manifestou e encerrou a sessão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pauta CO, 6.12.2016, terça-feira

Caros colegas,
Como é praxe, em quintas que antecedem às reuniões do CO, ontem recebemos a pauta da reunião da próxima terça-feira, 6.12.2016, acompanhada da documentação relativa aos pontos de deliberação da reunião. Com isso, como é nosso costume fazemos este post para dar amplo acesso tanto à pauta como sua referida documentação, para assim a Comunidade USP ter acesso amplo aos assuntos que serão tratados pelo colegiado máximo da USP.
Pedimos desculpas a todos, pois infelizmente ainda não tivemos condições de fazer o relato da última reunião do CO, na qual se aprovou os pontos relativos à carreira docente. Neste último mês tive muitos compromissos profissionais, além da carga de trabalho ter aumentado bastante por estar finalizando minhas atividades docentes um pouco antes neste ano. Na próxima terça-feira serei submetido à uma pequena cirurgia para a qual estarei afastado de todas as atividades presenciais na EACH/USP, uma vez esta cirurgia prever um relativo período longo de recupe…

Nova redação das propostas da reitoria

Caros colegas, 
Produzimos este breve post somente para alertar a todos sobre a mensagem eletrônica remetida pela reitoria para todos os docentes da USP, intitulada "Nova Comissão Permanente de Avaliação - segunda versão das normas".
Com isso, registramos em nosso blog o link para a página da reitoria na qual encontramos a segunda versão das propostas relativas à carreira docente.
Acessem, divulguem e debatam. Sem dúvida, entendemos que ainda é necessário continuarmos um amplo debate em torno de tais propostas. Segue o link: http://www.reitoria.usp.br/?page_id=1430
Estamos a disposição de todos. Abraços; Zé Renato

Relato Reunião do CO de novembro, 8/11/16

Colegas,
pagando a dívida que tínhamos com este blog, uma vez não termos tido condições neste último mês, devido a compromissos profissionais e pessoais, de sistematizarmos o relato da última reunião do CO, na qual tivemos importantes decisões em torno de nossa carreira docente.
Nosso alento diante a esta situação é que durante todo este mês constatamos que o serviço de transmissão ao vivo do IPTV vem alcançando uma ótima repercussão. Afinal até bem pouco tempo atrás, após as reuniões do CO, éramos procurados por colegas, servidores técnicos e alunos inquerindo-nos pelas decisões do CO e pelo desenrolar dos debates ocorridos no colegiado, e em particular após a reunião de novembro destacou-se para nós uma grande quantidade de pessoas que nos procuraram já comentando o desenrolar da reunião, ficando-nos muito claro que todos haviam acompanhado a transmissão ao vivo da reunião.

LINKS PARA GRAVAÇÃO DA ÍNTEGRA DA SESSÃO DO CO 8/11/2016
sessão manhã
http://iptv.usp.br/portal/video.action?idItem…