Pular para o conteúdo principal

Relato Reunião CO, 13/12/2011


Informações do Conselho Universitário de 13/12/2011
Relato da representação de doutores


Destacamos:

No Expediente:
- Programa de Apoio aos Novos Docentes, da Pró-Reitoria de Pesquisa
- Intervenções de representantes

Caros colegas:

A reunião do Conselho Universitário de 13 de dezembro, cuja pauta distribuímos oportunamente, foi a primeira da qual participamos como membros desse colegiado.
O primeiro que queremos esclarecer, atendendo perguntas que chegaram por parte de colegas, é que a reunião se produziu antes da divulgação das expulsões de seis alunos da Universidade, e que, independente da nossa opinião sobre o assunto, ele não foi tratado nem mencionado no Conselho Universitário, como esclarecemos publicamente na entrevista com a jornalista Conceição Lemes: http://www.viomundo.com.br/denuncias/professor-adrian-fanjul-expulsao-dos-alunos-da-usp-nao-foi-submetida-ao-conselho-universitario.html

Feito o esclarecimento, relatamos os aspectos relevantes da reunião, lembrando que é um relato pessoal que não substitui a ata da reunião, que divulgaremos completa assim que a Secretaria Geral disponibilizar (normalmente, é pouco antes da reunião seguinte).

Pauta:

O único item de pauta era o Orçamento para 2012, cuja cópia enviei a todos quando chegou a pauta da reunião.
O Orçamento, que ascende a 4.376.193.120,00 reais, vem com alinhas claramente detalhadas, que evidenciam que quase 80% dele é destinado a pagamento de pessoal. As tabelas vieram com comparação, para todas as alinhas, com o orçamento de 2011, o que permitia visualizar uma distribuição realizada praticamente na mesma proporção.
Não houve questionamentos das unidades quanto à dotação destinada a cada uma delas. Cabe lembrar, a respeito, que, durante a elaboração do orçamento, cada unidade formula demandas, que estão anotadas no caderno de Orçamento, com a resposta que cada uma delas teve por parte da Administração Central.
O Orçamento foi aprovado sem votos contrários e com algumas poucas abstenções. Nosso voto foi favorável.


Expediente:

Para informação daqueles que não têm participado de congregações nem do Co, “Expediente” é o nome dado à parte da sessão durante a qual se apresentam informes dos órgãos estatutários (no caso do Co, as pró-reitorias), e posteriormente é aberta a palavra para que os membros do Conselho se expressem sobre temas que não estejam em pauta e sobre os quais eles considerem necessário se manifestar. Assim sendo, dividiremos esta parte do informe em dois blocos: pró-reitorias e representantes.

Pró-reitorias:

Tratava-se da última reunião do ano, pelo qual os informes das pró-reitorias estiveram centrados na descrição retrospectiva do realizado durante o ano. Por esse motivo, houve pouco informação nova, e uma boa parte dos informes destacaram os indicadores muito positivos que, como sabemos, a produção da Universidade tem obtido em rankings internacionais.
Mesmo assim pareceram-nos destacáveis duas informações, uma realmente nova, de Graduação, e outra de Pesquisa que, embora não seja nova, cremos que é de muito interesse da nossa categoria, por envolver os professores novos.
A Pró-Reitoria de Graduação informou resultados da primeira etapa da FUVEST, que vocês já devem conhecer pelos jornais. A Pró-Reitora destacou que todos os cursos tiveram notas de corte mais altas, e que alguns, como Geografia ou Letras aumentaram em 11% suas notas de corte. Uma informação que nos pareceu preocupante, pensando no que ela reflete sobre a situação da educação básica, é que parecem ser as licenciaturas (em qualquer área) as que concentram notas de corte menores, devido à escassa demanda.
A Pró-Reitoria de Pesquisa lembrou da implementação do Programa de Apoio aos Novos Docentes, http://www.prp.usp.br/pagina.php?menu=3&pagina=8 O mesmo começou a funcionar em 2011 e será reaberto para 2012. Contempla uma contrapartida para projetos apresentados à FAPESP, por doutores que estão nos seus dois primeiros anos de casa. Cremos que é muito importante divulgar essa possibilidade entre nossos novos colegas, que não têm ainda possibilidade de obter os financiamentos que podemos pleitear aqueles que temos mais tempo na Universidade, pelo qual destacamos este item e pedimos ampla difusão entre os professores de ingresso recente. O edital 2012 ainda não foi lançado, mas segundo o Pró-Reitor, terá as mesmas características que o de 2011, que pode ser consultado no endereço indicado.

Informações dos representantes:

Houve 20 inscritos no expediente. O assunto mais recorrente nas intervenções foi a crise política aberta a partir da desocupação da reitoria mediante a Tropa de Choque, que deflagrou um protesto estudantil que, até o final das aulas, teve proporções bem além do visto nos últimos anos na USP, com assembléias de mais de 3.000 pessoas durante várias semanas, e paralisações em diversas unidades. Duas congregações, a da ECA e a da Faculdade de Educação, leram manifestações de rejeição ao modo como a Reitoria foi desocupada e pediram a revisão do convênio com a Polícia Militar, como já tinha feito anteriormente a Congregação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Nossa fala esteve dedicada a apresentar a plataforma com que fomos eleitos, a partir da qual fizemos um enfático pedido de que administração central abrisse urgentemente canais de diálogo diante da crise. Todos os representantes discentes, tanto de graduação quanto de pós-graduação, fizeram intervenções fortemente críticas à reitoria, cominando o Conselho a não fazer como se nada acontecesse. Terminadas as intervenções, o reitor não se manifestou e encerrou a sessão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reunião do CO, próxima terça, dia 4 de julho, pauta

Caros colegas,
como era de se esperar, uma vez a reitoria não ter realizado a reunião do CO prevista para esta última semana de junho, na noite de ontem chegou aos seus conselheiros a pauta da reunião do CO que acontecerá na próxima terça-feira, às 14hs, na sala do Conselho Universitário localizada no prédio da reitoria na Cidade Universitária.
Faço este post para publicar a íntegra da pauta desta reunião, bem como é praxe neste blog toda a documentação referentes aos processos que integram cada item da referida pauta. Documentos estes utilizados pelos conselheiros como base para cada deliberação.
Por favor, divulguem amplamente. Ainda mais porque nesta reunião há pontos importantes para toda a comunidade USP, pois com a discussão de abertura de novos cursos de graduação e a aprovação da Tabela de Vagas para a FUVEST 2018 a discussão sobre as cotas na USP será retomada. Sendo, ao meu ver, o principal ponto da pauta, que copio abaixo com referidos links para a documentação.
Estou à di…

Pauta da reunião do CO do dia 29/05/18

Foi marcado para o próximo dia 29 uma reunião extraordinária do Conselho Universitário para deliberar sobre a proposta de reajuste salarial oferecida pelo CRUESP. Segue a pauta da reunião:


Reitoria da Universidade de São Paulo  989ª Sessão
Reunião do Conselho Universitário Data: 29/05/2018  Local: Sala de Reunião do Conselho Universitário  Horário: 14:00 até 18:00 
Itens da Pauta: EXPEDIENTE Apresentação dos novos membros do Conselho. ORDEM DO DIA PROCESSO 2018.1.6995.1.1 - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Discussão da proposta do CRUESP de reajuste salarial para 2018.Ofício do Magnífico Reitor, Prof. Dr. Vahan Agopyan, ao Presidente da COP, Prof. Dr. Dante Pinheiro Martinelli, encaminhando a proposta de reajuste salarial para 2018 para docentes e servidores técnicos e administrativos. Encaminha o conjunto de informações técnicas preparadas pela CODAGE (18.05.18)Parecer da COP: por unanimidade, não recomenda, em termos técnicos, a concessão do reajuste de 1,5% sugerido pelo CRUESP (22.05.18). 

Voto da Representação dos Doutores na Eleição Reitoral

Caros colegas, boa noite!
Depois de passar quase o final de semana inteiro recebendo mensagens perguntando-me como será meu voto enquanto representante dos professores doutores no CO na eleição reitoral de amanhã, faço esta postagem para explicar como decidi meu voto. Lembro a todos que desde segunda-feira última, dia da realização da consulta à comunidade USP sobre a eleição reitoral, está registrado aqui em nosso blog que meu voto seguiria o resultado da consulta, em especial o resultado referente aos docentes.
Antes de mais nada, lamento que a estratificação na contagem dos votos da consulta não desagregue os docentes entre as três categorias: Professor Titular, Professor Associado e Professor Doutor. Na semana passada consultei um dos membros da Comissão Eleitoral, Prof. Oswaldo Baffa, sobre tal possibilidade de estratificação e o mesmo respondeu que o sistema eletrônico do votação não previa tal desagregação, o que tornava impossível fazê-la a posteriori, pois quando o voto de cada…